Belas, fortes e poderosas, as mulheres são puro encantamento dentro e fora da televisão. Com o jeitinho que é só delas, conquistaram um espaço cada vez maior nas séries de TV, dominando as tramas e apaixonando os fãs.
+ O que esperar da 4ª temporada de Game of Thrones
+ Bechdel: testando o machismo no cinema
+ Box de séries para colecionadores
Recentemente a revista Fortune divulgou uma lista com as personagens mais influentes da atualidade. Quem estava no topo? Daenerys Targaryen, a Mãe dos Dragões de Game of Thrones. Mas, antes dela, outras heroínas deixaram seu legado. Confira a seleção do Guia da Semana, com as 10 mulheres mais poderosas das séries de TV:
Xena
E qual seria a maior heroína da televisão senão Xena? Protagonista da série "Xena: A Princesa Guerreira", exibida de 1995 a 2001, a guerreira (interpretada por Lucy Lawless) tenta se redimir de seu passado violento ajudando as pessoas, sempre acompanhada de sua fiel escudeira Gabrielle.
Daenerys Targaryen
Mãe dos Dragões, Khaleesi, Senhora dos Sete Reinos. Interpretada por Emilia Clarke, Daenerys é mesmo uma mulher poderosa. A personagem de "Game of Thrones" é uma rainha abolicionista que segue conquistando reinos e povos em busca do poder que acredita lhe ser de direito.
Samantha, Miranda, Carrie e Charlotte
Difícil definir uma só garota de "Sex And The City" como a mais poderosa. Mesmo que a fashionista Carrie Bradshaw seja a queridinha da trama, a pegadora - e mais experiente - Samantha Jones, a independente advogada Miranda Hobbes e a romântica Charlotte York também têm seu valor.
Kelly Sabrina e Jill - As Panteras
As belas, corajosas e inteligentes mulheres que trabalham na Agência de Detetives Charles Townsend entraram para a história da TV e do cinema. Exibida de 1976 a 1981 pela ABC, a série era protagonizada por Jaclyn Smith, Kate Jackson e Farrah Fawcett.
Robin Scherbatsky
Interpretada por Cobie Smulders, a jornalista canadense de "How I Met Your Mother" conquistou Ted, Barney, Lily (nas suas fantasias mais secretas) e o público do mundo todo. Tratada pelo pai como se fosse um garoto até a fase da adolescência, Robin é independente, nada romântica e dura na queda.
Claire Underwood
Claire (Robin Wrigh) é um ótimo exemplo para o ditado "por trás de um grande homem, sempre há uma grande mulher". Quarentona e sem filhos, ela não mede esforços para conseguir o que quer. Não há quem não tema (e respeite) esta mulher de olhar congelante, principalmete seu marido - o político sem nunhum escrúpulo de "House of Cards"
Alicia Florrick
Outra grande mulher por trás de um homem é Alicia, interpretada por Julianna Margulies. Forte e competente, ela retoma seu antigo trabalho de advogada para reconstruir a reputação do marido. A protagonista de "The Good Wife" equilibra casamento, família e carreira com maestria, sem esquecer de si mesma.
Dana Scully
Recrutada pelo FBI para trabalhar com casos misteriosos, a agente Dana Scully (Gillian Anderson), de "Arquivo X", já foi abduzida, perseguida por maníacos, teve visões divinas entre outras situações inesplicáveis. Em meio a tantos perigos, ela encontrou seu grande amor no seu parceiro de investigações, Fox Mulder.
Buffy
Como não admirar a coragem de uma mulher cuja atividade é nada menos do que caçar vampiros? Pequenina, a loirinha vivida por Sarah Michelle Gellar não aparenta dividir seu tempo entre as aulas no ensino médio e a tarefa de salvar o mundo de vampiros, demônios e outras criaturas.
Fiona Goode
Falando em criaturas sobrenaturais, a poderosa Jessica Lange interpreta a bruxa suprema de Salem, em "American Horror Story: Coven". Fiona retorna a New Orleans determinada em proteger o clã das bruxas e não mede esforços para garantir que suas pupilas resistam à extinção.
Por Luísa Venter
Atualizado em 25 Fev 2015.