Quem é fã de esportes sabe que a Copa do Mundo não se resume apenas aos jogos de futebol entre os países participantes. Afinal, o país sede da competição é uma grande atração turística, recheado de cartões postais e lugares incríveis.
Por isso, para quem planeja ir à Rússia em 2018 acompanhar a seleção brasileira, nada melhor do que saber o que fazer nas cidades-sedes nos dias que não tiver jogo, certo? Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 10 lugares para visitar na Rússia se você vai para a Copa do Mundo 2018. Confira:
Kremlin, Moscou
A palavra Kremlin significa "fortaleza", isto é, refere-se a qualquer complexo fortificado encontrado nas cidades russas históricas. Esse tipo de construção foi feita nas cidades com bases militares destinadas a proteger a terra contra os invasores estrangeiros. O Kremlin de Moscou é o mais famoso, já que está localizado na capital do país e serve de sede para o governo.
Catedral de São Basílio, Moscou
Quem vai a Moscou não pode deixar de conhecer a Catedral de São Basílico, um verdadeiro símbolo da cidade. Diferente das tradicionais igrejas católicas, sua fachada conta com muitas cores vibrantes, que passam longe dos tradicionais templos religiosos. A Catedral pertence à Igreja Ortodoxa Russa e a sua beleza é tão exuberante que mais parece um castelo de conto de fadas.
Construída em 1.555 por ordens de Ivan, o terrível, sua arquitetura foi pensada como uma chama subindo em direção ao céu – suas torres possuem tamanhos diferentes e seus domos são em forma de fogo. Localizado na Praça Vermelha, o edifício, muitas vezes, é confundido com o Kremlin (embora ele esteja bem em frente à Catedral).
Catedral do Sangue Derramado, São Petersburgo
A Catedral do Sangue Derramado é outro exemplo de símbolo religioso super colorido da Rússia. Embora seja menos conhecido do que a de Moscou, o local abriga ornamentos tão incríveis quanto. O nome oficial é Igreja da Ressurreição do Salvador, mas ficou conhecida como Catedral do Sangue Derramado por ter sido construída no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado.
Museu Hermitage, São Petersburgo
O Museu Hermitage é uma das grandes atrações de São Petersburgo, além de ser considerado um dos melhores museus do mundo! Para quem visita o local, é quase impossível conhecer todas as obras expostas – são mais de três milhões de obras. Não é a toa que a atração tem alguns dos mais lindos ambientes palacianos de todo o mundo.
Kremlin, Kazan
O Complexo Arquitetônico e Histórico do Kremlin de Kazan é outra fortaleza que encontramos ao visitar a Rússia. Esta fica na região do Tartaristão, mais precisamente em Kazan, cidade-sede da Copa do Mundo. O monumento foi construído durante o reinado de Ivan, o Terrível, no ano de 1.555, por cima das ruínas de um castelo. Por conta de sua beleza e importância, o local foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2.000 e combina, harmoniosamente, elementos da Igreja Ortodoxa Oriental e da cultura Islâmica.
Estátua da Mãe Pátria, Volgogrado
Foi em Volgogrado que os soviéticos finalmente conseguiram derrotar os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Por essa razão, a cidade, que se chamava Stalingrado, guarda o símbolo que representa uma das grandes lutas da guerra: a Estátua da Mãe Pátria. A construção é uma mulher feita de concreto empunhando uma espada de aço. O local, que foi palco de enfrentamentos que duraram quatro meses durante o cerco de Stalingrado, abriga hoje um memorial a todos que morreram no conflito – estima-se que 1 milhão de soldados russos tenham morrido.
Bunker do Stalin, Samara
Esse mega complexo subterrâneo em Samara, conhecido como Bunker, foi construído durante a Guerra Fria, em 1956, a pedido de Stalin (líder da União Soviética), após ser realizado o primeiro teste com bombas nucleares. Durante anos, sua localização ficou em mais absoluto segredo e hoje o local é aberto para visitação, sendo uma verdadeira aula de história para quem quer conhecer a Guerra Fria por outra ótica. Ao todo são 18 andares subterrâneos e diversas câmaras com salas, quartos e banheiros.
Kremlin, Níjni Novgorod
A cerca de 400 km de Moscou está a tranquila cidade de Nijni Novgorod, conhecida principalmente por sua beleza e charme. A cidade, assim como diversas outras na Rússia, possui seu próprio Kremlin, ou seja, sua própria fortaleza. O local, que é cercado por muros que margeiam o Rio Volga, foi construído em 1374. Quem quiser conhecer um pouco de história e ver exposições, é a pedida certa.
Edifício Vysotsky, Iecaterimburgo
Quem gosta de altura não pode deixar de conhecer o Edifício Vysotsky, na cidade de Iecaterimburgo. O local é considerado o segundo prédio mais alto do mundo fora de Moscou, abrigando um hotel e restaurante em seus últimos andares. Por ter 50 andares, de lá é possível ver em 360º a cidade e suas belezas.
Alexander Pushkin, Rostov do Don
Rostov do Don (também conhecida como Rostov-do-Don ou Rostov-sobre-o-Don) é uma cidade russa localizada ao sul do país, mais precisamente às margens do rio Don – o que origina seu nome. A grande atração é a estátua em homenagem a Alexander Pushkin, grande poeta russo, que é considerado um dos maiores nomes da história da literatura do país.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 1 Mai 2018.