A Copa 2018 será realizada na Rússia, que ocupa a posição de maior país do mundo, atravessando dois continentes: a Europa e a Ásia – ou seja, já dá para imaginar o quanto de coisa interessante tem para fazer por lá e quantos lugares desconhecidos merecem ser explorados, né?
Com um passado marcado por guerras e personagens fortes, visitar a Rússia é como conhecer um pouco mais sobre o passado: cada lugar conta uma história diferente, onde é possível se encantar (ainda) mais por seus grandes monumentos.
Os diversos Kremlins (que significa “fortaleza”) espalhados pelo longo território são algumas das grandes atrações do país – na época, eles foram construídos em lugares estratégicos buscando maior segurança para o país. Hoje, eles servem como sede do governo. Outras atrações da Rússia são as construções coloridas incríveis, como igrejas e palácios.
A questão é que pouco se conhece sobre esse país incrível, que muito tem para somar com o turismo. Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista de 10 pontos turísticos da Rússia que merecem a sua visita. Conheça mais sobre o imenso país que vai sediar a Copa do Mundo de 2018:
Catedral de São Basílio em Moscou
A Catedral de São Basílio, em Moscou, é um dos cartões postais mais famosos da Rússia inteira. É muito comum pessoas confundirem o local com o Kremlin, sede do governo russo, que fica bem em frente à catedral. Os dois pontos turísticos formam um dos lugares mais visitados e conhecidos da Rússia toda: a Praça Vermelha. Por lá, acontecem os principais eventos durante o ano todo, sem contar que é um dos pontos principais da cidade.
Teatro Bolshoi em Moscou
O Teatro Bolshoi certamente é uma das casas de arte mais conhecidas do mundo todo e referência quando o assunto é o ballet. Não é a toa que bailarinos do mundo inteiro almejam estudar lá: o espetáculo e a maestria dos movimentos deixam qualquer um encantado. Sua fachada apresenta uma arquitetura incrível, sem mencionar o interior do teatro, que conta com diversos ornamentos e decorações. Para garantir o ingresso de um dos espetáculos da casa, é necessário planejamento, pois todos os turistas que visitam Moscou desejam conhecer de perto a atração.
Mosteiro da Trindade-São Sérgio em Serguiev Possad
O Mosteiro da Trindade-São Sérgio é o mais importante mosteiro russo e o centro espiritual da Igreja Ortodoxa Russa. Localizado na cidade de Serguiev Possad, a cerca de 70 km a nordeste de Moscou, ele abriga mais que 300 monges! Além de sua grande importância, a construção chama a atenção por suas cores e cúpulas douradas – é de deixar qualquer um encantado!
Museu Hermitage São Petersburgo
O Museu Hermitage é uma das grandes atrações para quem visita São Petersburgo e considerado um dos melhores museus do mundo! A melhor parte é que não é necessário gostar de admirar coleções de arte para se encantar por ele, já que ao lado do museu (que conta com um acervo de 3 milhões de peças!) é possível observar alguns dos mais lindos ambientes palacianos de todo o mundo. Ou seja, o próprio museu já é uma belíssima atração.
Catedral do Sangue Derramado em São Petersburgo
Provavelmente se você pesquisar por São Petersburgo na web, a primeira imagem que vai aparecer é a da Catedral do Sangue Derramado, famosa por suas cores e forma característica das igrejas russas. O nome oficial é Igreja da Ressurreição do Salvador, mas ficou conhecida como Catedral do Sangue Derramado por ter sido construída no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado – é possível ver as pedras com o sangue do imperador. Vale a visita para observar a riqueza de seus detalhes e saber um pouco mais sobre a história do país.
Kremlin em Kazan
Provavelmente você nunca ouviu falar de Kazan, cidade que fica localizada a 800 km de Moscou, mais precisamente na região do Tartaristão. A cidade, que recentemente abriu para o turismo, possui um lugar que vale muito a pena ser visitado: o Kremlin. Assim como o de Moscou, o Kremlin de Kazan é símbolo de fortaleza e do governo local. Suas cúpulas coloridas e seus jardins são ótimos para tirar fotos.
Rota de Trem Trans Siberiana
Você já ouviu falar da Rota Transiberiana? Ela é conhecida por ter a maior ferrovia do mundo, com 9289 km de extensão e que liga o extremo oriente russo à Mongólia, China e ao Mar do Japão. O trajeto liga Moscou a Vladivostok, passando pela Sibéria e envolvendo oito diferentes fusos horários e vários dias para realizar o percurso completo. Quem tem coragem de embarcar nessa aventura passa diversos dias dentro do trem e conhece 15 cidades russas diferentes – tudo isso em sete dias de viagem!
Estátua da Mãe Pátria em Volvogrado
Foi em Volgogrado que os soviéticos finalmente conseguiram derrotar os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Por essa razão, a cidade, que se chamava Stalingrado, guarda o símbolo que representa uma das grandes lutas da guerra: a Estátua da Mãe Pátria. A construção é uma mulher feita de concreto empunhando uma espada de aço. O local foi palco de muitos enfrentamentos e hoje abriga um memorial a todos que morreram nos conflitos – estima-se que 1 milhão de soldados russos tenham morrido.
O Lago Baikal na Sibéria
Já pensou em dirigir sobre um lago de gelo? A ideia maluca é realizada constantemente por quem vive próximo ao Lago Baikal, na Sibéria. Considerado como o mais profundo lago de água doce e o maior em volume do mundo, ele contém cerca de 20% da superfície de água doce do planeta. Mas é quando essa água congela que o lago mostra sua verdadeira beleza: ele permanece coberto de gelo durante quase cinco meses do ano! Teria coragem?
O Monte Elbrus
Localizado a mais de 5.600 metros de altitude, mais precisamente na Cordilheira do Cáucaso, o Monte Elbrus é famoso por ser a montanha mais alta da Europa. Para se ter uma ideia da grandeza da formação, basta saber que seu ponto mais alto é coberto por neve eterna e que ela alimenta mais de 20 geleiras, que acabam se tornando importantes rios, como o Baksan, Malka e Kuban! Incrível, né?
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 11 Ago 2017.