Todo aventureiro não resiste a uma viagem de tirar o fôlego, com muitos lugares para explorar e surpreender. A boa notícia para os brasileiros é que a América do Sul possui muitos destinos nesse estilo: cenários maravilhosos, muita natureza a ser descoberta e a facilidade de acesso: muitos países não exigem nem visto nem passaporte para turistas.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 8 lugares na América do Sul que todo amante de aventura tem que conhecer. Confira:
Salar de Uyuni, Bolívia
O maior deserto de sal do mundo (e talvez um dos cenários mais bonitos da América do Sul) fica na Bolívia. Estamos falando do Salar de Uyuni, local único e incrível que atrai turistas do mundo inteiro. Além da belíssima paisagem, é possível visitar a cidade de Dakar, onde o artesanato e o sal são ponto forte, e também a Reserva Nacional Eduardo Abaroa, que abriga a laguna colorada e seus flamingos. A laguna tem uma coloração rosa por conta de alguns tipos de algas que estão presentes na água.
Chimborazo, Equador
Considerado o local mais distante (e alto) comparado ao centro da Terra, o Vulcão Chimborazo atrai turistas e curiosos que exploram o Equador. Para quem gosta de admirar de perto essas maravilhas naturais, a Avenida dos Vulcões é o passeio certo. A rota de 300 km de extensão é formada por uma cadeia montanhosa cortada por 27 vulcões, dentre eles está o Chimborazo. Para realizar o trajeto, os turistas podem optar pelo passeio de trem que passa em 14 vulcões. O trem sai da estação de Chimbacalle, em Quito, de sexta a domingo, e percorre cerca de 80 km. A experiência completa dura 8h35, incluindo desembarques e atividades.
Cabo Polonio, Uruguai
Cabo Polônio, a cerca de 250 km de Montevideo (capital do Uruguai), é um paraíso perdido e quase esquecido pelos turistas. Por lá não existe internet, luz elétrica e nem asfalto, mas então, afinal, o que faz desse destino tão impressionante? Um lugar mágico, com muitos leões marinhos, estrelas incontáveis, praias praticamente vazias e um pôr do sol maravilhoso encantam quem se aventura por lá.
Tayrona, Colômbia
Considerado um dos lugares mais bonitos da Colômbia, o Parque Nacional Tayrona é um verdadeiro paraíso com uma grande diversidade de cenários. Margeado pelas águas turquesas do caribe, o Parque abriga a maior cadeia montanhosa do Mundo: Serra Nevada de Santa Marta. Por lá, o visitante pode se refrescar nas águas caribenhas ou simplesmente fazer trilhas e conhecer a diversidade do local. Um hotel suspenso em meio às copas de árvores dá o toque final ao ambiente rústico.
Deserto do Atacama, Chile
O Deserto do Atacama é um lugar incrível que reserva ao viajante inúmeras aventuras e experiências únicas. Localizado na região norte do Chile, o local faz fronteira com o Peru e é considerado o deserto mais alto e árido do mundo! Seja no inverno ou no verão, o destino é uma ótima pedida para os viajantes que buscam um roteiro diferente. Impossível não se apaixonar. Um dos passeios imperdíveis do Atacama é a visita aos Valles de La Luna e de La Muerte. A primeira impressão é que o viajante está em uma réplica de Marte: extensas faixas de areias de cores diferenciadas e um clima seco.
Salto Angel, Venezuela
Um dos cartões postais da Venezuela e uma das maiores quedas d'água do mundo, Salto Angel é o destino certo para quem não resiste a uma aventura. Considerada patrimônio mundial pela Unesco, a queda d'água pertence ao Parque Nacional de Canaima, onde existem passeios de barco, trilhas e incríveis opções para quem gosta de se aventurar pela natureza.
Perito Moreno, Argentina
Perito Moreno é um dos glaciares mais famosos do mundo - e um dos mais bonitos também. Sua fama leva em consideração as formações naturais, além da paisagem que cerca a geleira. Localizado no Parque Nacional dos Glaciais, na Argentina, é considerado a terceira maior área congelada do planeta e único em todo mundo que não perde tamanho com o passar dos anos, com uma taxa de crescimento de cerca de 2 metros por dia! Por lá, é possível admirar a paisagem através de um mirante, passeios de barco, caminhada sobre o glaciar e até mesmo beber uísque com gelo retirado do próprio local! Interessante, né?
Ushuaia, Argentina
Ushuaia, localizada na Patagônia Argentina, é conhecida como a Cidade do Fim do Mundo por ficar no extremo sul do país, o que lhe rende belíssimas paisagens contornadas por bosques, montanhas e geleiras. O Parque Nacional da Terra do Fogo é tão espetacular que já vale a visita. A melhor parte é que, de acordo com a estação do ano, é possível apreciar diferentes paisagens: verde no verão; amarelo e vermelho no outono; branco de neve no inverno.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 11 Jan 2017.