Boa notícia para quem sempre sonhou em estudar na França: a partir de 1º de março entra em vigor um acordo entre o Brasil e a França que facilita o intercâmbio de jovens entre os países. A medida vale para quem tem entre 18 e 30 anos e oferece a oportunidade de estudo no país, com a possibilidade de trabalho.
Válido por um ano, o programa não exige que o participante saiba falar em francês. O pedido de visto deve ser feito junto à representação diplomática ou no consulado do país em questão. No Brasil, o pedido pode ser entregue no Consulado da França em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
No entanto, são exigidos alguns pré-requisitos para quem quiser este tipo de visto: não ter sido beneficiado por esse programa anteriormente; ter entre 18 e 30 anos completados na data da apresentação do pedido de visto; não partir com crianças sob seus cuidados; ser titular de passaporte válido; ter uma passagem de volta ou comprovar recursos para comprá-la; dispor de recursos financeiros necessários para a estadia; apresentar carta de motivação e currículo profissional; e dispor de um seguro pessoal cobrindo todos os riscos ligados à doenças, maternidade, invalidez, hospitalização e repatriamento durante a estadia.
Para te inspirar e quem sabe programar seu intercâmbio, o Guia da Semana fez uma lista com lugares incríveis para fazer intercâmbio na França! Confira:
PARIS
Tire da cabeça que Paris é destino apenas para os casais apaixonados: a cidade-luz conta com roteiros incríveis para todos os tipos de viajantes! Não é à toa que muita gente se encanta ao conhecer o local pela primeira vez, afinal, são tantos lugares charmosos, passeios culturais e lugares espetaculares que fica difícil não se apaixonar por Paris e querer voltar diversas vezes.
O destino é um dos preferidos para quem quer fazer intercâmbio na França: isso porque o local facilita o acesso às outras cidades da Europa. Para quem sempre sonhou em morar em uma cidade grande e ter todos os benefícios de um lugar de primeiro mundo, Paris é a melhor escolha.
LYON
Lyon é uma cidade francesa, localizada na região dos Alpes, e fica no meio do caminho entre Paris e a Provence. A cidade é considerada a segunda maior de toda a França, ou seja, o visitante encontra por lá o charme das cidades francesas com ares de cidade grande. Recheado de atividades gratuitas e com grandes obras espalhadas pela cidade, o destino proporciona momentos inesquecíveis - andar por suas ruas é como visitar um Museu a Céu Aberto.
A cidade é uma excelente alternativa para quem busca preços mais acessíveis que Paris sem ter que abrir mão de todo conforto e comodidade que uma cidade grande pode oferecer. O fácil acesso a outras cidades francesas e a sua localização facilitam para quem quer fazer viagens curtinhas e conhecer outros lugares bonitos no interior da França.
NICE
O Sul da França é uma das regiões mais encantadoras de toda a Europa. Conhecida como Côte D'Azur, ou Costa Azul, a região faz parte da famosa Riviera Francesa e une o melhor dos dois mundos: praias paradisíacas e cidades supercharmosas, que parecem ter saído de um conto de fadas. Nice é uma dessas cidades: considerada a maior de toda a Costa, por lá o visitante encontra uma maior infraestrutura e boas opções de passeios, sem perder o charme que toda cidade do Sul da França tem.
É uma boa alternativa para quem gosta de cidades litorâneas, menores e charmosas. Por não ter sistemas de metrô, por exemplo, uma boa dica é alugar uma bicicleta ou percorrer tudo a pé mesmo já que as distâncias não são grandes. Com vielinhas, becos e edifícios históricos, viver em Nice é estar em um verdadeiro sonho. Dica: a cidade possui trens que ligam as demais regiões da Costa Azul, ou seja, em apenas alguns minutos é possível chegar a Mônaco, Cannes e St. Tropez.
MARSELHA
Capital da Provence e a segunda cidade mais populosa da França, Marselha é considerada a cidade mais velha de todo país e guarda um passado rico em história. Mas engana-se que só de lugares históricos é que se vive a região: nos últimos anos o governo Francês investiu mais de 10 milhões de reais na cidade - que está se tornando uma das mais visitadas de toda França!
Não é para menos que cada vez mais intercambistas e estudantes de todo o mundo estão escolhendo a cidade para estudar. A qualidade de suas escolhas, aliado aos preços acessíveis, conquistam os estudantes que buscam roteiros diferentes pela França.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Fev 2018.