Amsterdã e Veneza são muito famosas por seus maravilhosos canais e você certamente vai ter dificuldade de encontrar alguém que discorde da beleza dessas cidades. Mas a verdade é que é um tanto injusto dar toda a atenção para elas, pois existem várias outras cidades incríveis construídas à beira d’água – na Europa, na Ásia, na África e até mesmo aqui pertinho, na América do Sul.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 incríveis cidades com canais para você conhecer ao redor do mundo. Confira:
Bruges | Bélgica
Verdade seja dita, Bruges tem ficado mais famosa e é provável que você já tenha ouvido falar dela. A uma hora de distância de trem da capital, a pequenina cidade de arquitetura medieval tem catedrais, museus e belos canais – que não ficam atrás dos famosos de Amsterdã – e chega a parecer o cenário de um conto de fadas. É o lugar perfeito para um romântico passeio de barco. A dica é tentar passar a noite por lá, pois a cidade fica ainda mais encantadora quando o sol se põe.
Estocolmo | Suécia
A capital da Suécia é formada por 14 ilhas que se ligam através de 57 pontes e inúmeras balsas, e, portanto, a cidade inteira é cheia de canais. Assim, a melhor forma de explorar Estocolmo é, certamente, de barco. Composta por palácios, torres, castelos, galerias e simpáticas casas todas salpicadas com verdejantes árvores, a cidade é um lugar impressionante e relaxante que parece ser de outro mundo. Apesar de sua importância histórica, a capital sueca é também famosa por sua modernidade e por estar sempre mudando.
Tigre | Argentina
Localizada em meio ao delta do Rio Paraná, o terceiro maior delta de rio do mundo, Tigre é uma cidade construída sobre centenas de ilhas a apenas 35 quilômetros de distância de Buenos Aires. A cidade ainda guarda um estilo de vida de pescadores, mas por outro lado é casa de férias para muitos portenhos mais ricos. Passeie de barco através dos pacíficos canais para observar um pouco de como é a vida dos locais, que têm os barcos como único meio de transporte e os utilizam para ir ao mercado ou à escola – existem ônibus e táxis aquáticos também. Por lá você pode praticar caiaque e canoagem.
Annecy | França
Instalados em impressionantes prédios dos séculos 16 e 17 à beira d’água, estão padarias, cafés, lojas e restaurantes. Seus diversos canais percorrem toda a cidade, levando os locais e os turistas entre becos, museus, bares e palácios. Um jantar à beira do canal servido de bons peixes e deliciosos vinhos é uma experiência imperdível. Não é a toa que a simpática Annecy é conhecida pelos franceses como a Veneza dos Alpes.
El Gouna | Egito
El Gouna é uma pequena cidade autossuficiente que começou a se desenvolver na década de 1990 e se tornou um grande resort cheio de hotéis, vilas, lojas, pistas de golfe, bares e restaurantes. Suas lagoas se ligam ao Mar Vermelho através de canais que, na luz certa, têm uma bela cor turquesa. Além de tudo o que você pode fazer em terra, entre lojas e bares, você também pode nadar em algumas das diversas praias e praticar esportes aquáticos. Não é o lugar ideal para uma verdadeira experiência egípcia, mas é o lugar certo se você procura umas férias relaxantes no verão.
São Petersburgo | Rússia
A antiga capital do Império Russo guarda muito história em seus canais. Caminhar por São Petersburgo é apreciar lembranças de czares e revoluções. Atravesse algumas das 342 pontes para poder apreciar bem de perto as belezas das águas que cruzam essa cidade histórica, ou suba em algum dos vários tipos de barcos que passeiam por lá. Os canais, no entanto, não são a única coisa que garante suas comparações com Veneza – à beira d’água você pode encontrar inclusive mansões de arquitetura clássica italiana.
Hamburgo | Alemanha
A segunda maior cidade da Alemanha é frequentemente considerada uma das cidades mais legais do mundo. Hamburgo é uma histórica cidade portuária cheia de construções fantásticas, restaurantes, museus e vida noturna. Saindo do Lago Alster, na região central, diversos canais se espalham pela cidade rumo a incríveis bairros, como o Altstadt, com mansões dos séculos 17 e 18, e o Speicherstadt, cheio de casas de tijolos vermelhos.
Alappuzha | Índia
A peculiar cidade de Alappuzha, no sudoeste da Índia, está cheia de barcos que são casas passeando por seus canais de águas represadas. Apesar da movimentação do centro da cidade, suas regiões mais periféricas têm tranquilizantes paisagens verdes, pequenas canoas, vilas à beira d’água, lojinhas e, se você pegar o barco certo, pode acabar parando em uma simpática praia sem muitos turistas.
Giethoorn | Holanda
Apesar da fama de Amsterdã, a Holanda tem muitas outras belas cidades cheias de canais. É o caso de Utrecht, por exemplo, onde os locais se sentam à beira dos canais para tomar sol. Mas Giethoorn mereceu entrar na lista por ser bem diferente das suas compatriotas. A cidade é cheia de belas casinhas em gramados verdejantes entrecortados por mais de seis quilômetros de canais, por sua vez cruzados por mais de 150 simpáticas pontes de madeira. As ruas não chegam até o centro, então é comum explorar a cidade de canoa.
Fenghuang | China
Fenghuang significa Fênix e foi, por muito tempo, uma cidade de fronteira onde se encontravam diversas rotas comerciais e culturas. Hoje, é um crescente destino turístico no país, não só pelas ruínas de fortalezas já há muito tempo destruídas, mas principalmente pela forma espetacular como foi construída ao redor da água, aos pés de verdejantes montanhas. A cidade é incrível pela manhã, mas fica ainda mais bonita durante a noite, e a boa notícia é que ela está cheia de opções de acomodação.
Atualizado em 13 Jun 2018.