Alguns arquipélagos conquistam o imaginário da maioria e recebem quase toda a atenção, como é o caso do Havaí e Fernando de Noronha. Mas ainda que eles realmente sejam tudo isso que dizem e mais um pouco, existem diversos outros arquipélagos ao redor do mundo que merecem uma visita. Seja pelas praias paradisíacas, a fantástica vida selvagem, a cultura ou as paisagens dramáticas, eles certamente são capazes de conquistar até o mais difícil dos turistas.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 arquipélagos que você deveria incluir na sua lista de viagens. Confira:
Galápagos
As ilhas Galápagos são um dos destinos mais famosos do mundo e mais desejados quando o assunto é vida selvagem — e não à toa. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO é formado por 58 ilhas vulcânicas cheias de espécies de animais que serviram de objeto de estudo para Darwin enquanto ele desenvolvia a teoria da evolução. O aeroporto principal do arquipélago fica na ilha de Baltra, e de lá você pode partir para a exploração de sua ampla biodiversidade, com espécies muitas vezes endêmicas, como a tartaruga-das-galápagos, o pinguim-das-galápagos e o falcão-das-galápagos.
Svalbard
Em Svalbard, um arquipélago ao norte dos países nórdicos, estão as conglomerações humanas mais ao norte do mundo, depois disso só há geleiras. Por lá vivem cerca de três mil ursos polares e três mil pessoas. Alguns tours contratados levam turistas para apreciar a vida selvagem, que, ao contrário do que tendemos a pensar, vai muito além dos ursos — raposas-polares, renas, leões-marinhos, camundongos endêmicos e um número surpreendente de aves estão entre os habitantes. Um ponto imperdível é a cidade de Longyearbyen, a mais populosa do arquipélago, com duas mil pessoas e um número também surpreendente de negócios, indústrias e atrações culturais, como shows, exposições e festivais.
Seychelles
Na costa leste da África, Seychelles é um pequeno país formado apenas por 115 ilhas paradisíacas — areais branquíssimas, corais espetaculares e águas cristalinas como você nunca viu são alguns dos atrativos. Além de tomar sol na praia, mergulhar e fazer snorkel são as atividades mais procuradas pelos turistas. Também existem opções de trilhas para quem ama um verde, e uns dias na capital, Victoria, são diversão garantida. A cidade possui arquitetura e cultura únicas. Que tal, na sua próxima viagem, se isolar em meio ao oceano índico?
Tierra del Fuego
A Tierra del Fuego é um enorme arquipélago no sul da Patagônia dividido entre Argentina e Chile. Uma vez lá, você está mais perto da Antártida do que todo o resto do mundo, e muitas excursões para o continente de gelo saem dali. A maior parte dos turistas vai para lá de cruzeiro, saindo de outras regiões da Argentina ou mesmo do Brasil. Os principais atrativos turísticos são paisagens de outro mundo que incluem fiordes, geleiras e montanhas nevadas. Lá também é possível praticar uma variedade de esportes de neve. No Parque Nacional Tierra del Fuego, você pode pegar o famoso Trem do Fim do Mundo, um trem turístico onde você pode aprender mais sobre a geografia e história da região.
Pequenas Antilhas
As Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores fazem parte do grupo das Antilhas, que inclui as Antilhas Maiores, as famosas Cuba, Porto Rico, Jamaica, Hispaniola (Haiti e República Dominicana) e Ilhas Cayman. Apesar de menos famosas, as pequenas certamente merecem um visita. Lá estão ilhas paradisíacas como as de Barbados, ou Aruba, Curaçao, Barbuda e muito mais. Por lá, você vai curtir praias caribenhas como nenhuma outra, mergulhar com animais selvagens e se perder em meio a belas praias de areias douradas, sem falar de toda a cultura que vai conhecer.
Faroé
As Ilhas Faroé pertencem à Dinamarca, mas estão localizadas entre a Escócia e a Islândia. As 18 ilhas são, ao mesmo tempo, cheias de tradição e muito modernas. Viajar por lá é extremamente fácil, graças aos túneis que conectam todas as cidades, mas elas recebem poucos turistas. Mas não se deixe enganar, as incríveis paisagens, o povo receptivo, a arte, a história e a cultura fazem dessas pequenas ilhas consideravelmente perdidas em meio ao Atlântico Norte um destino espetacular.
Fiji
Perdidas em meio ao Oceano Pacífico, as mais de 300 — um terço desabitadas — ilhas que compõem Fiji são o destino ideal para quem quer se afastar um pouco da civilização, mas não totalmente. O país é certamente o que tem a melhor infraestrutura para turismo nas três regiões da Oceania além da Australásia. Por lá, você pode apreciar maravilhosas praias, mergulhar ou praticar stand up paddle. A ilha de Viti Levu é a maior do país. Por lá, é possível ver golfinhos ao norte, ou explorar o melhor da cultura local em Suva, a maior cidade do Pacífico Sul, sem falar das pequenas vilas, cachoeiras e do povo local, conhecido por ser extremamente amigável.
Atualizado em 11 Nov 2019.