Na hora de viajar sozinho(a), sempre bate aquela insegurança: será que vale a pena se aventurar? Será que a viagem vai ser boa mesmo sem nenhuma companhia? A resposta das duas perguntas é SIM! O mundo pode ser ainda mais incrível e acolhedor quando você se permite fazer coisas que nunca tinha imaginado - como, por exemplo, viajar sozinho(a).
É certo que viajar sem uma companhia não significa que você vai ter que ficar literalmente sem ninguém: é uma ótima oportunidade para fazer novas amizades e fazer coisas que estando acompanhado, talvez, você não faria!
Pode dar um medo e uma insegurança, mas saiba que todo medo se transforma em uma experiência incrível de vida! Se você estava com um pé atrás ou quer saber como planejar sua viagem, o Guia da Semana trouxe algumas dicas incríveis. Confira:
*Clique em qualquer matéria para abrir a galeria
ESCOLHA DO DESTINO
Para quem quer explorar o mundo sozinho, a dica é começar marcando viagens para países que, de alguma forma, transmitam segurança, para aos poucos ir pegando confiança e, quem sabe, adotar essa prática para a vida toda. Islândia, Dinamarca, Nova Zelândia e Áustria estão entre os países mais seguros para viajar sozinho! Isso por que tendem a ser menos violentos e mais receptivos que os demais lugares!
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Essa dica vale até mesmo para as viagens normais: é importante fazer sempre um planejando de quanto vai gastar na viagem, levando em conta eventuais emergências e gastos extras. Afinal, nada pior do que ir viajar e ficar sem dinheiro! Quando viajamos em grupo, os gastos tendem a ser divididos, o que ajuda a passar uma maior segurança financeira - fator que viajando sozinho não dá para contar! Estabelecer uma teto de gastos é sempre uma boa forma de se programar.
CULTURA
Além da questão de segurança, na hora de escolher um destino, vale levar em conta a questão da cultura, isto é, se o lugar escolhido combina com você! Afinal, de nada adianta querer explorar um país totalmente diferente do que você está acostumado e não conseguir se adaptar, né? A questão cultural vai muito além de crenças: são os costumes, alimentação e até mesmo o jeito que as pessoas recepcionam turistas.
LEIA UM LIVRO
Para aqueles momentos em bater a saudade, distraia a sua mente fazendo outras coisas. Caso não dê para sair e explorar seu destino, leia um livro interessante. Ele pode te ajudar a não se sentir tão sozinho e de quebra pode ser uma forma de treinar a língua local.
HOSTEL É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO
Se a ideia é conhecer gente nova, os Hostels são a melhor opção de hospedagem: além de uma diária mais em conta, é lá que estão a maioria das pessoas que viajam sozinhas, ou seja, oportunidade perfeita para conhecer outros aventureiros e fazer amizades. Nas cidades ao redor do mundo, opções de hostels é o que não faltam: de todos os estilos e jeitos!
UTILIZE OS APLICATIVOS DE VIAGEM
No celular, tenha sempre aplicativos como o Couchsurfing e o Rent a Local Friend e procure nativos que estão dispostos a te mostrar a cidade a sua cidade natal! Além de uma ótima oportunidade de conhecer pessoas novas, você provavelmente vai visitar lugares que turistas tradicionais não conhecem!
APROVEITE O TEMPO SOZINHO
Relaxe. Curta seu tempo, faça as coisas que quiser na hora que quiser. Aprenda que, muitas vezes, estar sozinho é muito melhor do que acompanhado!
Por Juliana Sartori
Atualizado em 15 Ago 2017.