Bibliotecas são centros fascinantes para qualquer amante de livros, história e conhecimento, mas algumas se destacam, não só pela grande quantidade de trabalhos que colecionam, mas também por sua arquitetura única e espetacular, digna de filmes de fantasia ou futuristas. Desde instituições de centenas de anos até algumas ainda menores de idade, algumas bibliotecas dominam a arte de reunir conhecimento humano.
Para te inspirar a visitar bibliotecas em sua próxima viagem, o Guia da Semana listou 10 bibliotecas incríveis para visitar ao redor do mundo. Confira:
Biblioteca do Monastério de Admont | Admont, Áustria
Aos pés dos Alpes, a fascinante Biblioteca de Admont é a maior biblioteca em monastério do mundo e foi fundada em 1776 em estilo barroco. Seu pé-direito tem mais de 70 metros de altura e ela é famosa pelas pinturas no teto, que representam os níveis do conhecimento humano. Ao todo, são mais de 200 mil volumes que podem ser consultados por lá.
Biblioteca George Peabody | Baltimore, EUA
Projetada no século 19, a Biblioteca George Peabody tem mais de 300 mil volumes espalhados pelos cinco andares de um prédio que é tão fascinante quanto os livros que guarda. O chão de mármore, os balcões de ferro, o teto de vidro que garante a iluminação natural e um pátio central digno de catedrais deixam qualquer um de queixo caído.
Biblioteca Real da Dinamarca | Copenhague, Dinamarca
Apelidada de Diamante Preto, a Biblioteca Real da Dinamarca, em Copenhague, ganhou o apelido justamente por seu exterior preto, interrompido somente por uma grande seção de vidro que garante a iluminação ideal para uma tarde de leitura. Por dentro, ela também impressiona por sua coleção de livros, muitos deles dinamarqueses, incluindo o primeiro livro escrito em dinamarquês conhecido.
Biblioteca Municipal de Stuttgart | Stuttgart, Alemanha
A peculiar Biblioteca Municipal de Stuttgart, na Alemanha, é um enorme cubo de nove andares pintado completamente de branco. A cor, assim como a sua sequência de escadas, tem como objetivo despertar a ideia de contínuo nos visitantes. Felizmente, os livros cumprem a função de colorir um pouco o lugar.
Biblioteca Vasconcelos | Cidade do México, México
A Biblioteca Vasconelos, na capital mexicana, se destaca principalmente pelo gigante esqueleto de uma baleia pendurada no teto. Para além disso, a biblioteca é inteiramente feita de concreto e vidro e recebeu seu nome em homenagem a José Vasconcelos, um importante filósofo e político que dedicou sua vida, entre outras coisas, a promover a leitura no país.
Bibliotheca Alexandrina | Alexandria, Egito
A Bibliotheca Alexandrina, em Alexandria, no Egito, foi construída em 2002 para homenagear a famosa Biblioteca de Alexandria, uma das mais importantes da Antiguidade, destruída junto a centenas de milhares de livros e pergaminhos. Ainda que eles não possam ser recuperados, a incrível biblioteca que lhe presta homenagem faz um bom trabalho, tanto por fora quanto por dentro, onde se pode encontrar, além de livros, um planetário, museus e até um laboratório de restauração e preservação de antigos manuscritos.
Biblioteca do Trinity College | Dublin, Irlanda
A Biblioteca do Trinity College é a maior da Irlanda e casa do famoso Livro dos Kells, um fascinante manuscrito ilustrado por monges por volto do ano 800 d.C., a estrela do lugar. Para além do livro, no entanto, a biblioteca merece uma visita por alguns outros motivos, como a incrível Long Room, uma sala de 65 metros de comprimento que guarda cerca de 200 mil dos livros mais antigos do país.
Biblioteca de Sainte-Geneviève | Paris, França
Construída no século 19, a Biblioteca de Saint-Geneviève é famosa por seus fantásticos arcos e colunas de ferro de sustentação e é o principal centro de estudo e pesquisa da Universidade de Paris. Lá você pode encontrar mais de dois milhões de documentos.
Real Gabinete Português de Leitura | Rio de Janeiro, Brasil
Quem disse que o Brasil não tem bibliotecas dignas de um filme de Harry Potter? O Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, foi fundado na primeira metade do século 19 por um grupo de imigrantes portugueses que queriam promover a sua cultura. Seus mais de 300 mil trabalhos compõem a maior coleção de literatura portuguesa fora de Portugal.
Biblioteca Bodleiana | Oxford, Reino Unido
A Biblioteca Bodleiana, em Oxford está em funcionamento desde os anos 1300 e nas últimas centenas tem recebido todo livro publicado no Reino Unido. Não à toa, tem cerca de 12 milhões de trabalhos espelhados por diversos prédios e até salões subterrâneos. Ela já serviu de set para Harry Potter e existem tours guiados para você não se perder em meio a tantos livros.
Atualizado em 23 Mar 2022.