Você certamente já ouviu falar de algumas das cachoeiras mais famosas do mundo, como as Cataratas do Niágara e as nossas incríveis Cataratas do Iguaçu. Mas o mundo está cheio de outras quedas d’água tão espetaculares quanto – África, Oceania, Europa e Ásia guardam paisagens com cachoeiras sensacionais que você certamente vai querer conhecer.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 cachoeiras incríveis para você conhecer ao redor do mundo. Confira:
Cataratas do Iguaçu | Brasil e Argentina
O Brasil divide uma de suas maravilhas naturais com a Argentina. O Rio Iguaçu nasce em Curitiba e percorre o Paraná até a cidade de Foz do Iguaçu, que faz fronteira com Misiones, na Argentina. Ali, toda a água do rio forma o maior sistema de cataratas do mundo, as Cataratas do Iguaçu. O nome vem do Guarani: y significa água e ûasu significa grande. Para ver as cataratas, você pode entrar a pé nos parques de preservação, tanto pela parte argentina, quanto pela brasileira. Também é possível fazer um passeio de barco perto das quedas ou apreciar a vista de helicóptero.
Cataratas do Niágara | Canadá e Estados Unidos
Localizadas na fronteira entre Ontário e Nova York, as Cataratas do Niágara são certamente mais famosas (mundo afora) que as do Iguaçu, mas nem de perto são tão impressionantes quanto. Tanto é verdade que Eleanor Roosevelt, então primeira-dama dos Estados Unidos, alegadamente deixou escapar a famosa frase “Pobre Niágara!”, quando visitou as nossas cataratas. Mesmo assim, vale a pena entrar em um barco e passear ao lado das quedas de mais de 50 metros de altura que, ao contrário das do Iguaçu, se destacam por estarem em meio a uma paisagem urbana.
Salto Ángel | Venezuela
A Ángel está localizada no Parque Nacional Canaima, no Estado de Bolívar, próximo ao município de Gran Sabana. Assim como as Cataratas do Iguaçu, a queda é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Apesar de não impressionar por volume de água, impressiona por sua altura - é a mais alta queda d'água do mundo, caindo 979 metros antes de atingir o solo. A região ao redor também vale a pena, tanto pelo volume do rio quando pela densa flora. Esse é considerado um passeio imperdível para quem visita a Venezuela.
Cataratas de Kaieteur | Guiana
Localizada na Floresta Amazônica, em Potaro-Siparuni, na região central da Guiana, as Cataratas de Kaieteur caem por mais de 220 metros antes de suas águas atingirem o primeiro penhasco de arenito, depois ainda gera mais algumas cachoeiras antes de se perder pela densa mata verde. Apesar de a queda ser maravilhosa e imperdível, ela é mais recomendada para quem gosta de uma aventura mais selvagem – chegar lá geralmente envolve tours de exploração da natureza, mas também é possível pousar lá perto com um pequeno avião.
Gulfoss | Islândia
A Islândia é cheia de cachoeiras espetaculares, mas a Gulfoss certamente é a mais famosa. Seu nome significa Catarata Dourada e ela faz parte do Círculo Dourado, uma popular rota turística no país, que sai da capital, Reykjavík, passa por alguns dos principais pontos turísticos ao sul e volta. Apesar de ter apenas 32 metros de altura, seu entrono verde – ou, no inverno, branco de neve – e a força com que a água cai, gerando uma nuvem que parece fazer a catarata desaparecer no ar, fazem dela um passeio imperdível.
Cataratas de Vitória | Zâmbia e Zimbabwe
Localizadas nas fronteiras entre Zâmbia e Zimbabwe, próxima à cidade de Victoria Falls, em Zimbabwe, as Cataratas de Vitória estão entre as mais famosas do mundo e são consideradas as maiores, se levados em conta tanto seus 108 metros de altura quanto 1708 de comprimento. Seu nome em tonga, a língua nativa, é Mosi-oa-Tunya, que significa a fumaça que troveja, e com tanta água caindo, não é difícil entender o porquê.
Sutherland | Nova Zelândia
A Nova Zelândia pode ser pequena, mas é cheia de cachoeiras, e a mais famosa delas é a Sutherland. A queda tem mais de 580 metros de altura escondidos em uma região mais selvagem da Ilha Sul do país, em Southland, a região sul da ilha. Ainda que haja discordâncias em relação à questão de ser a mais alta do país, a cachoeira é capaz de impressionar qualquer um e ainda fica perto de outros pontos turísticos impressionantes, como o Milford Sound, um maravilhoso fiorde e o lugar mais visitado do país.
Lagos de Plitvice | Croácia
A Europa certamente é mais famosa por sua história e a Croácia é mais conhecida por suas maravilhosas praias. Mas não se engane, o país guarda, no continente, o Parque Nacional dos Lados de Plitvice, seu maior parque nacional e um Patrimônio de Humanidade da UNESCO. O parque tem cerca de 16 lagos que se conectam através de pequenas cascatas e formam uma paisagem única em todo o mundo. A cachoeira mais alta é a Veliki Slap, com 78 metros de queda.
Cataratas Jog | Índia
As Cataratas Jog, próximas à cidade de Sargara, no estado de Karnataka, na Índia, estão entre os pontos turísticos mais visitados do mundo. Com uma queda de 253 metros em meio a uma suntuosa paisagem indiana, o lugar costuma ser visitado no pico da época de chuvas, quando as águas caem em maior volume.
Cataratas do Reno | Suíça
Na fronteira entre as regiões de Zürich e Schaffhausen, na Suíça, está a maior cachoeira da Europa, com 150 metros de comprimento e 23 metros de altura. Ali no famoso Rio Reno, você pode aproveitar um delicioso almoço dentro de um barco ao lado das Cataratas do Reno. Lá do lado, você pode apreciar a beleza do Castelo Wörth ou, se preferir apreciar tudo aquilo de longe, relaxar em alguns dos mirantes.
Atualizado em 9 Set 2019.