Devemos reconhecer que a Europa é muito boa em preservar sua história. O continente guarda, hoje, diversos castelos que datam de tempos longínquos quase intactos. Desde delicadas torres de contos de fadas ou arrepiantes palácios de criaturas dos contos de terror até imponentes fortes medievais com séculos de história, os castelos são um deleite para os amantes de História e histórias, e a Europa está cheia deles.
Para te ajudar a viajar não só para outro lugar, mas também para outros mundos e épocas, o Guia da Semana listou 10 castelos incríveis para você conhecer na Europa. Confira:
Alcácer de Segóvia | Segóvia, Espanha
Dizem que esse castelo foi uma das inspirações de Walt Disney para o Castelo da Branca de Neve. Fundado no século 12 como fortaleza, pouco da estrutura original do Alcácer de Segóvia ainda resiste, e hoje, de fato, ele se parece mais com um castelo de conto de fadas. Desde sua fundação, ele já serviu para muitas coisas: foi casa da realeza, uma prisão, uma academia militar e hoje funciona como um incrível museu cheio de maravilhosas pinturas e armaduras.
Palácio Pena | Sintra, Portugal
Esse peculiar castelo cheio de cores funciona ainda hoje como hospedagem para o Presidente da República e outros funcionários do Governo. Construído no século 19 pelo Rei Fernando II na pequena cidade de Sintra, perto da capital, Lisboa, sobre as ruínas de um monastério, o Palácio Pena é uma grande mistura de estilos, com azulejos portugueses, torres góticas e mobiliário barroco. O castelo também é cercado por vegetação trazida de diversos lugares.
Castelo de Hohenwerfen | Salzburgo, Áustria
Com mais de 900 anos de história, essa fortaleza está fincada no alto de uma montanha próxima ao pequeno povoado de Werfen, na região austríaca de Salzburgo. O castelo funcionou como residência, fortaleza e prisão. Cercado pelos Alpes, o Castelo de Hohenwerfen certamente é capaz de tirar o folego de todos os visitantes, que podem conhecer grande parte de sua estrutura e apreciar seu museu e sua falcoaria, com apresentações diárias de voos de falcões.
Castelo de Neuschwanstein | Baviera, Alemanha
Cercado de encantadores pinheiros em meio aos Alpes Bávaros, na região da Baviera, o Castelo de Neuschwanstein também serviu de inspiração para castelos de princesas da Disney. Construído em 1866 por Luis II, que ficou conhecido como o Rei Louco – talvez por gastar grande parte da fortuna do reino mandando construir castelos –, o palácio tinha como objetivo ser um refúgio para o monarca, que não viveu ali por muito tempo, morrendo sete semanas depois da conclusão. Logo após sua morte, o castelo foi aberto para visitação e assim continua até hoje, recebendo mais de um milhão de visitantes por ano.
Castelo de Chenonceau | Chenonceaux, França
Esse encantador castelo construído no Vale do Loire sobre o Rio Cher data do século 11 e é conhecido como o Castelo das Damas, já que foi construído a pedido de uma mulher, depois foi residência de diversas outras, que o mantiveram e restauraram. O Castelo de Chenonceau, que fica próximo à vila de Chanonceaux, sobreviveu a duas grandes guerras, assistiu à Revolução Francesa e hoje guarda um museu e incríveis jardins.
Castelo de Edimburgo | Edimburgo, Escócia
O maior símbolo da Escócia é o Castelo de Edimburgo, um forte com uma história tão complicada quanto interessante. Diversas estruturas caíram e foram construídas ao longo do tempo, mas ele guarda ainda hoje o prédio mais antigo do país, a Capela de St. Margaret, fundada no início do século 12. Hoje ele funciona como um museu, guarda as joias da coroa – a coroa, a espada e o cetro da Monarquia Escocesa, que já não existe mais –, e oferece uma incrível vista da cidade abaixo.
Castelo de Leeds | Kent, Inglaterra
Esse é o castelo que vem à cabeça de qualquer um quando se pensa em castelos ingleses. Situado sobre duas ilhas no centro de um lago, o Castelo de Leeds, em Kent, tem mais de 900 anos de história e um quê de romantismo. Hoje, ele recebe visitas, serve de sede para eventos, tem restaurantes, uma hospedagem, uma falcoaria, jardins, um labirinto, uma experiência imersiva da Segunda Guerra, e até um peculiar museu de coleiras de cachorro.
Castelo de Bran | Bran, Romênia
Localizado em meio aos Cárpatos, na terra dos vampiros, a Transilvânia, esse castelo é frequentemente considerado o Castelo do Dráculo, e não é difícil de entender o porquê. Cercado por uma densa floresta, o Castelo de Bran se ergue como uma fortaleza de ares sombrios que certamente causa arrepios. Além de visitas, o lugar recebe uma festa de Halloween anual, a qual você vai querer comparecer caso seja fã de filmes de terror.
Castelo Predjama | Predjama, Eslovênia
Esse castelo em Prejama, povoado da Eslovênia, é certamente o castelo mais peculiar da lista. Cravado em meio a uma caverna em um penhasco, o Castelo de Predjama é, no mínimo, fascinante. Construído primeiramente no século 13 como um forte medieval que, por ficar dentro de uma caverna, dificultava o acesso dos inimigos, ele acabou sendo destruído. Sobre suas ruínas, se construiu outro castelo no século 16, mas ele caiu com um terremoto. Por fim, já mais perto do final do mesmo século, ele foi construído como é hoje, em estilo renascentista.
Castelo de Bojnice | Bojnice, Eslováquia
O Castelo de Bojnice é o castelo mais visitado da Eslováquia, na cidade de Bojnice. Ele foi primeiramente construído no século 12, como um forte de madeira, e pertenceu a muitas pessoas diferentes, mas adquiriu sua beleza atual no fim do século 19, graças ao Conde János Ferenc Pállfy. O conde tinha diversas coleções de pinturas e outros tesouros, que estão em exibição lá dentro. Quando for visita-lo, considere fazer o tour noturno, à luz de velas.
Atualizado em 10 Dez 2019.