Algumas cidades são famosas por sua gastronomia, outras por seus museus e algumas por sua vida noturna, mas as cidades desta lista se destacam — entre outras coisas — pela sua arquitetura. Se você é daquelas pessoas que ama admirar os detalhes de uma catedral gótica, adora as linhas do futurismo e fica fascinado quando se depara com mosaicos bizantinos, esta lista é para você.
Para ajuda-lo a preparar seu próximo roteiro de viagens, o Guia da Semana listou 8 cidades incríveis para amantes de arquitetura. Confira:
Barcelona | Espanha
Com prédios do Gaudí espalhados por todo o canto, não é difícil de entender o motivo pelo qual Barcelona precisa estar na lista. Mas, ainda que a Sagrada Família seja realmente tudo isso que dizem, a cidade vai muito além do modernismo catalão, marcado por suas temáticas naturais, com adornos que remetem a flores ou animais. Justamente por ter mais de dois mil anos de história, a capital da Catalunha também guarda joias de diversos outros momentos da arquitetura, com ruínas romanas e os fascinantes prédios do Bairro Gótico.
Dubai | Emirados Árabes Unidos
A ousadia e a quantidade dos prédios que destacam a imagem da capital dos Emirados Árabes Unidos de qualquer outra grande cidade do mundo certamente garantem a ela um lugar na lista. Dubai, que ainda hoje ostenta o recorde do maior arranha-céu do mundo, com o Burj Khalifa, não é apenas uma cidade de estruturas grandiosas, mas também de detalhes. Entre arquipélagos artificiais e paisagens futuristas, a cidade árabe é sem dúvida um deleite para os amantes do melhor da arquitetura contemporânea.
Xangai | China
Diferentemente de Dubai, os espetaculares arranha-céus neo-futuristas de Xangai, que poderiam muito bem compor um cenário de um filme de ficção científica, dividem espaço com ruas de arquitetura shikumen, do século 19, ou verdes avenidas cheias de influências do art déco que chegou à China com os franceses no início do século 20. Todo esse contraste é certamente um deleite tanto para os amantes de arquitetura quanto os de história.
Chicago | Estados Unidos
Chicago ostenta o recorde de cidade estadunidense com o maior número de prédios acreditados com o LEED, uma certificação para estruturas sustentáveis. Toda essa preocupação com o meio ambiente não é surpresa em uma cidade famosa por sua inovação. Depois de um incêndio que destruiu grande parte do centro no século 19, Chicago teve que inovar e se reconstruir, inaugurando o primeiro arranha-céu do mundo. Desde então, continua a inovar e é um lugar ideal para quem gosta de ver novas possibilidades para a arquitetura sustentável.
Istambul | Turquia
No encontro da Ásia com a Europa há centenas de anos, não é de surpreender que Istambul, antiga Constantinopla, seja ainda hoje um ponto de confluência de culturas e estilos. Por lá, você vai encontrar influências gregas, romanas, bizantinas e otomanas. Na famosa Basílica de Santa Sofia você vai se deparar com os fantásticos domos e mosaicos bizantinos e, claro, a espetacular caligrafia árabe. Já na Mesquita Azul (foto), você pode ver o melhor da arquitetura clássica otomana.
Roma | Itália
A capital italiana, um dia capital do Império Romano, guarda alguns dos edifícios mais icônicos do mundo ocidental - entre eles estão o Coliseu ou o Palatino, por exemplo. Mas Roma vai muito além das ruínas clássicas e soube se adaptar a diversos dos movimentos que tomaram a Europa nos séculos que se seguiram à queda do Império Romano. Por lá você vai encontrar ótimos exemplos de arquitetura românica, renascentista e, principalmente, barroca, pela qual é famosa hoje em dia. Não deixe de visitar, por exemplo, a fantástica Fontana di Trevi, a maior fonte barroca do país.
Miami | Estados Unidos
Os amantes de art déco não podem deixar de visitar a cidade floridense. Sempre adornadas com um céu azul e muitas palmeiras, as simpáticas casas coloridas de Miami foram construídas na primeira metade do século passado com o objetivo de atrair os estadunidenses mais endinheirados e ainda hoje guarda muito da elegância e do glamour da época. A dica é descer a Ocean Drive, uma das principais vias da cidade, enfeitada com casas, hotéis e lojinhas de cores pastel.
Brasília
Por fim, a capital brasileira não poderia deixar de figurar na lista. Planejada por um dos arquitetos mais respeitados do país e do mundo, Oscar Niemeyer, Brasília é um ótimo exemplo de cidade planejada modernista, mais especificamente futurista. As linhas dinâmicas, os prédios de vidro e concreto e o contraste intencional, presentes nos prédios governamentais, casas e estabelecimentos comerciais, são marcas do movimento. Entre os mais significativos prédios deixados por Niemeyer estão a Catedral Metropolitana, com seu teto de vidro, e, claro, a Praça dos Três Poderes.
Atualizado em 24 Jan 2019.