Nosso país é enorme e cheio de lugares maravilhosos. Dos benefícios de se viver em um país tão grande, a variedade cultural, que se reflete na nossa gastronomia, na nossa literatura, na nossa língua e na nossa música, é certamente um dos principais. Espalhadas por todo o território, as grandes cidades brasileiras inspiram canções especiais, todas diferentes entre si, que exaltam as diferentes belezas do Brasil.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 7 cidades brasileiras que já inspiraram famosas canções — e continuam a inspirar. Ouvi-las é como viajar sem sair de casa. Confira:
São Paulo, São Paulo
São Paulo é uma das cidades que mais recebeu músicas em sua homenagem — algumas mais positivas do que outras. De Sampa do Caetano, que fez com que todo mundo quisesse passar pela esquina da Ipiranga com a São João, só para ver se alguma coisa acontece no coração, até Não Existe Amor em SP, de Criolo, que apresenta uma faceta mais difícil da capital paulista, um labirinto místico onde os grafites gritam. Outros famosos que se inspiraram com a maior cidade da América do Sul foram Adoniran Barbosa, com seu Trem das Onze e seu Samba do Arnesto, ou Tom Zé, Racionais e tantos outros.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro continua lindo — difícil encontrar um brasileiro que nunca tenha ouvido esse verso. A capital fluminense é muito popular como tema de canções e, ouvindo a música de Gilberto Gil, não é difícil entender o porquê. Entre Leme ao Pontal, de Tim Maia, e Ipanema, da garota descrita por Vinícius de Moraes, ao som de Tom Jobim, todos os cantos do Rio de Janeiro serviram de inspiração para cantores como Chico Buarque, Adriana Calcanhoto, Jorge Bem Jor, Erasmo Carlos e muito mais.
Brasília, Distrito Federal
É claro que a capital do nosso país também já inspirou muitas canções. Grande parte delas, inclusive, compostas por uma mesma pessoa: Renato Russo. A famosíssima história de amor entre Eduardo e Mônica se passa em terras brasilienses. Outra que não pode deixar de ser citada é Faroeste Caboclo, a longa canção de quase 10 minutos que conta a história de João de Santo Cristo e, portanto, conta também muito sobre cidade onde o personagem vive. Muitos outros cantaram sobre Brasília, desde Alceu Valença, que declarou seu amor conflituoso pela cidade, a Natiruts, que cantou sobre surfar no Lago Paranoá.
Salvador, Bahia
Bem vindo a Salvador, coração do Brasil — de fato, a cidade baiana foi a primeira capital do nosso país e ainda hoje encanta brasileiros de todos os cantos. Salvador não tem vergonha de cantar We Are The World of Carnaval, aliás é difícil encontrar um baiano que não tenha orgulho de ser baiano. Isso fica bastante claro em músicas como Raiz de todo bem, cantada por Saulo, São Salvador, de Dorival Caymmi, famosa na voz de Gal Costa, e muito mais. A verdade é que a Bahia inteira parece inspirar canções dos maiores nomes da música brasileira, muitos nascidos lá, inclusive, como Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Recife, Pernambuco
Florença dos Trópicos e Veneza Brasileira são alguns dos apelidos que Recife recebeu ao longo de seus mais de 480 anos de idade. Entre edifícios imponentes, praias belíssimas, casas de todas as cores e um famoso carnaval, não é difícil entender por quê a capital de Pernambuco inspirou tantas pessoas a comporem músicas sobre ela. Alceu Valença foi um dos que se deixou seduzir pelos encantos recifenses, como podemos ouvir em Voltei Recife. Outro que ama cantar sobre a cidade é Lenine, nascido lá, o que fica claro com Minha Cidade (Menina dos Olhos do Mar).
Belém, Pará
A capital do Pará também já recebeu homenagens de muitos cantores. Talvez a mais famosa delas seja a música Chegada, da Fafá de Belém, que diz sempre voltar correndo para Belém. Joelma também cantou muito sobre sua cidade natal em músicas como Voado pro Pará e Pará, Belém. Outros cantores tradicionais e menos conhecidos fora da região norte também escreveram verdadeiras homenagens à Cidade das mangueiras, como é o caso de Elói Iglesias e Pinduca.
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
O sul do Brasil também inspira canções, Porto Alegre especialmente. Uma canção muito famosa que orgulha os nascidos na capital do Rio Grande do Sul é Menino Deus, de Caetano Veloso, que fala justamente sobre o bairro de mesmo nome na cidade. Outra música popular é Anoiteceu em Porto Alegre, dos Engenheiros do Hawaii, banda gaúcha. Ainda muito populares por lá são Amigo Punk, cantada pela Graforréia Xilarmônica, e Deu Pra Ti, de Kleiton & Kledir.
Atualizado em 28 Mar 2019.