Cheias de casas coloridas, muros de centenas de anos, casarões de novela e ruas de pedra, as cidades coloniais americanas têm o poder de nos transportar para outros tempos. Seja no México, no Brasil, ou no Uruguai, os portugueses e os espanhóis certamente deixaram suas marcas por aqui e algumas das cidades que fundaram permanecem inacreditavelmente bem preservadas.
Para você já começar a planejar sua próxima viagem cheia de história, o Guia da Semana listou 10 cidades coloniais encantadoras para conhecer na América Latina. Confira:
Ouro Preto | Brasil
Ouro Preto é uma das mais icônicas cidades brasileiras quando o assunto é história. Por ter funcionado como uma mina durante muitos anos, a cidade teve relevante papel na história do país e até hoje conserva muitas estruturas daquele período, que agora funcionam principalmente como atrações turísticas. As obras de Aleijadinho, como a Igreja de São Francisco de Assis, e as fontes, casas ou capelas construídas em estilo colonial e barroco garantiram à Ouro Preto o direito de ser a primeira cidade brasileira a figurar na lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.
Colônia do Sacramento | Uruguai
Fundada em 1680, Colônia do Sacramento é uma viagem de volta ao passado. Localizada às margens do Rio da Prata, a pequena cidadezinha está muito perto de Buenos Aires, do outro lado do rio, a apenas uma hora através da balsa rápida. O seu bairro histórico figura na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO e é um lugar perfeito para se perder sem se arrepender: belos cafés, monumentos históricos, igrejas, museus e calçadas às margens do rio estão espalhados por todos os cantos.
Antigua | Guatemala
Com mais de 400 anos de idade, Antigua é uma belíssima cidade colonial enfeitada com casas de diversas cores e cercada de incríveis vulcões que completam a paisagem única do local. A cidade já foi capital do país e hoje ainda guarda muita história e riqueza cultural. Sua bem conservada arquitetura barroca se destaca entre as cidades da América Central e suas ruínas de igrejas católicas e ótimas escolas de espanhol atraem pessoas de todo o mundo.
Morelia | México
Fundada em 1541, a cidade de Morelia, capital do estado de Michoacán, no México, guarda ainda hoje seus elegantes prédios dos séculos 16 e 17. A beleza de seu centro histórica é, de fato, indiscutível, tanto que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO ainda na década de 1990. Se caminhar no meio de tanta história não é suficiente para você, saiba que a cidade também está cheia de museus, restaurantes, lojas de chocolate, café e tacos, e muito mais! Um dos pontos imperdíveis é a impressionantes Catedral de Morelia (foto), que levou mais de 80 anos para ser construída.
Cartagena das Índias | Colombia
Difícil conhecer alguém que não tenha ouvido falar da extravagante Cartagena das índias, capital do departamento de Bolívar. Fundado em 1533 é também considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e um dos mais bem preservados exemplares de arquitetura colonial do continente americano, ao lado de outras cidades como a nossa Ouro Preto. Ainda cercada por belos muros e arcos, essa parte da cidade é um labirinto de cores, sacadas floridas e fantásticas igrejas. Mas a cidade, claro, vai além, e é uma ótima opção para quem quer curitr uma bela praia no Mar do Caribe.
Cuzco | Peru
A famosa cidade de Cusco, localizada no Vale Sagrado dos Incas, é um dos lugares continuamente habitados há mais tempo no continente americano e porta de entrada para a famosíssima Machu Picchu. A cidade reúne igrejas católicas e templos incas, muita cultura e lugares incríveis. Justamente por isso, se destaca por trazer fascinantes estruturas colonias junto a lembranças pré-colombianas.
Potosí | Bolívia
Não muito longe do conhecido Salar de Uyuni se encontra a elegante cidade de Potosí. Fundada ainda no século 16 por europeus que não demoraram a descobrir a quantidade de prata a ser minerada ali por perto, a cidade ainda guarda muito de seu passado, por meio de edifícios históricos de cair o queixo. Por muito tempo, ela foi a cidade mais rica do continente, até que as minas secaram e seus dias de glória ficaram para trás. Isso, no entanto, não à torna menos merecedora de uma visita.
Trinidad | Cuba
Na região central da ilha de Cuba, Trindad foi a terceira cidade fundada pelos invasores espanhóis em 1514. Junto ao Vale de los Ingenios, uma região de importância histórica par ao negócio do açúcar, também está inscrita na lista de patrimônios da UNESCO justamente por ter sido um ponto estratégico para a colonização da América e por preservar, ainda hoje, ótimos exemplos de arquitetura colonial dos séculos 18 e 19, como os palácios Brunet e Cantero.
Cuenca | Equador
Cuenca e a capital do Equador, Quito, competem no quesito beleza colonial, mas os locais de Cuenca vão defender sua cidade com unhas e dentes, afirmando que ela é mais limpa, tem um clima melhor e uma cultura mais interessante. Polêmica à parte, as estruturas colônias da cidade realmente garantem uma viagem no tempo. Fundado no século 16, seu centro histórico também é um Patrimônio da Humanidade e é capaz de encantar qualquer um.
Granada | Nicarágua
Granada é outra imperdível cidade colonial da América Central. Assim como Antigua, Granada coleciona uma grande quantidade de casinhas coloridas e ruas de pedras de beleza espetacular. Por lá, é possível visitar igrejas, galerias de arte, bons restaurantes e muito mais. A cidade também funciona como uma base para explorar os arredores, zonas de natureza espetacular que incluem vulcões, ilhas e povoados menores.
Atualizado em 24 Jan 2019.