Tem coisa mais incrível do que o Natal? As luzes por todos os lados e as comidas típicas deixam qualquer um encantado. No Brasil, a magia natalina é celebrada com inspirações no inverno e na crença de que o Papai Noel veio do Polo Norte. Para quem está no Hemisfério Norte, a data cai justamente no ápice do inverno, o que aumenta ainda mais o clima natalino e faz a decoração se unir ao clima invernal, deixando tudo ainda mais incrível.
Para deixar o clima ainda mais mágico, diversas cidades da Europa recebem os tradicionais mercados de Natal, que são eventos que celebram a data de uma maneira bem típica: Corais, Comidas Quentinhas, Patinação no Gelo e muuuitas luzes coloridas. O capricho é tanto que diversos turistas escolhem visitar esses locais justamente em dezembro para não perder a comemoração.
Para te inspirar a conhecer ou quem sabe apenas admirar tamanha beleza, o Guia da Semana fez uma lista com 5 cidades da Europa tão bem decoradas que vão te fazer acreditar em Papai Noel e na Magia do Natal de novo! Confira:
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
VIENNA, ÁUSTRIA
Viena é uma daquelas cidades que vale a visita em qualquer época do ano. Em dezembro acontecem os tradicionais mercados de Natal, que enfeitam a cidade e deixam tudo mais colorido. É lá que está o mercado mais antigo de todo o mundo: Krippenmarkt (Mercado de dezembro), inaugurado em 1298. Hoje, a cidade recebe mais de 20 eventos natalinos diferentes, sendo o maior deles localizado na praça Rathausplatz.
Corais, Pista de Patinação no Gelo, Carrossel, Árvores de Natal e muita comida gostosa esperam os visitantes. Caso não queira visitar todos os mercados, a dica é dar umas voltinhas nas ruas de Viena para apreciar o clima natalino da cidade.
Estando lá, não deixe de conhecer o Centro da cidade, o Palácio de Hofburg e provar a famosa torta Sacher em alguma das confeitarias de Viena.
BERLIM, ALEMANHA
Quem conheceBerlim sabe que dificilmente o turista fica sem opções de passeios pela cidade. No inverno é a mesma coisa: são mais de 60 mercados dedicados ao Natal, reunindo diversos tipos de atividades. Por lá, chefes renomados armam barracas em meio ao público e apresentam versões menores e mais baratas de seus pratos - é um sucesso. Fora isso, as luzes de Natal junto com corais e toda as atrações típicas da época transportam o visitante para a terra do Papai Noel.
Já para quem quer conhecer um pouco da cultura da cidade, a dica é ir ao Museu Pergamon, o mais visitado de Berlim, e a Antiga Galeria Nacional.
COLMAR, FRANÇA
Para fugir um pouco dos lugares tradicionais visitados na França, que tal explorar os vilarejos super charmosos? Colmar, quase na divisa entre Alemanha e Suíça, revela um lugar que mais parece ter saído de um conto de fadas. As luzes por si só já valem a visita, mas é claro que existem muitos outros atrativos. O mercado de Natal de lá se expande por 5 praças, que se conectam entre si em uma via que só passa pedestres - a dica é reservar dois dias para conseguir ver tudo.
Para conhecer um pouco da história local, basta visitar o Centro, que hospeda a Igreja de San Martin - no estilo gótico - e o palacete Maison Pfister, construído por Ludwing Scherer. É possível, ainda, apreciar a arquitetura germânica das casas do tempo em que a cidade oscilava entre o controle da França e da Alemanha.
LONDRES, REINO UNIDO
É certo que Londres não fica no roteiro dos tradicionais mercados de Natal da Europa, mas a cada ano que passa a cidade têm chamado atenção por conta de sua decoração caprichada e rica em detalhes. O Hyde Park Winter é o lugar ideal para ir durante o final do ano: um complexo de diversões imenso, onde todos os brinquedos são inspirados do Natal e seus personagens. A entrada gratuita permite ao visitante dar uma olhada e escolher onde quer brincar primeiro (os brinquedos são pagos).
Estando lá, não deixe de conhecer os principais pontos turísticos da cidade ou quem sabe aproveitar aqueles tours nos ônibus de dois andares! London Eye, Rio Tâmisa e Palácio de Buckingham estão na lista.
PRAGA, REPÚBLICA CHECA
Praga é uma das cidades mais interessante e visitadas do Leste Europeu. Parte desta fama se dá por conta da quantidade de passeios incríveis para se fazer por lá. No Natal, os mercados da época são a melhor pedida para combinar com seus pontos turísticos. A Praça da Cidade Velha e a Praça Venceslau são os locais que mais concentram barraquinhas vendendo todo quanto é tipo de coisa: desde bijuterias e acessórios natalinos para o frio a comidinhas quentes.
Para quem quer turistar pela cidade, não deixe de conhecer o Relógio Astronômico, construído em 1410, e o Castelo de Praga, e de comer em alguma barraquinha de rua o tradicional Trdelník (massa assada com açúcar em forma de cone).
Por Juliana Sartori
Atualizado em 19 Dez 2017.