Muito se fala das cidades mediterrâneas na Europa e, de fato, o sul da França, a costa da Itália ou as ilhas gregas são espetaculares, mas o norte da África também ostenta destinos incríveis e encantadores. Marrocos, Egito, Tunísia e Argélia são alguns dos países preferidos pelos turistas. Essa região foi ocupada por diversos povos ao longo de sua história, entre romanos, fenícios, otomanos, califados islâmicos, franceses e espanhóis. Por isso, o norte africano é, além de um museu a céu aberto, uma terra de encontros entre povos e culturas.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 11 cidades fantásticas para você conhecer no Norte da África. Confira:
Fez | Marrocos
No seu auge, Fez atraía todo tipo de pensador, filósofo, cientista e artista para suas ruas. Hoje, apesar de não tão famosa, ainda é mais autêntica que a famosa Marrakesh. Por lá, você encontra ótima comida tradicional, becos, praças e ruas adornadas com fontes e o melhor da arquitetura marroquina. Entre os principais pontos turísticos está a Madraça Bu Inania, uma escola islâmica construída no século 14 e considerada um dos melhores exemplos de arquitetura remanescente do Império Merínida do país.
Marrakesh | Marrocos
Marrakesh é certamente a cidade mais popular de Marrocos entre os turistas, e não é para menos. O lugar guarda uma incrível herança artesã, magníficos exemplares de arquitetura, muita cultura e muito mais. Um dos principais pontos turísticos é a célebre Djemma el Fna, uma praça que se transforma ao longo do dia, sendo ocupada por mercados, mágicos e contadores de histórias, representando um pouco do melhor que a cidade tem a oferecer.
Xexuão | Marrocos
Cravada no Rife, uma região montanhosa de Marrocos, Xexuão é certamente uma cidade singular. Suas ruas completamente azuis chamam a atenção dos turistas, mas sua região central ainda consegue manter um equilíbrio com suas tradições. Toda a cidade é cheia de casas, que revelam a influência da arquitetura marroquina e andaluza. Para além de sua evidente beleza, a cidade é uma ótima opção para quem quer relaxar com boa acomodação, comida e fácil acesso a áreas verdes.
Luxor | Egito
Tendo sido construída sobre os restos de Tebas, antiga capital do Império Novo, Luxor é um destino ideal para amantes de história egípcia. As monumentais ruínas espelhadas pela cidade frequentemente conferem a ela o título de museu a céu aberto, mas ela não é só isso. Às margens do elegante Nilo, a moderna cidade divide espaço com os famosos templos de Luxor e Karnak, majestosos resquícios do império que existiu ali mais de três mil anos atrás.
Alexandria | Egito
Fundada no século 4 a.C. por ninguém menos que o famoso Alexandre, o Grande, Alexandria é, hoje, a segunda mais populosa cidade do Egito e um destino imperdível para quem visita o país. Para os amantes de história, as paradas obrigatórias são o Museu Nacional de Alexandria e o museu de arte Mahmoud Said. Outro ponto de interesse especial é a Biblioteca de Alexandria, um moderno centro de estudo e aprendizado, de arquitetura arrojada, que, no entanto, é uma homenagem à antiga Biblioteca de Alexandria, que, à época considerada um importante centro de saber, teria sido destruída por um incêndio.
Cairo | Egito
Cairo é a capital do Egito e, portanto, uma cidade grande e caótica como muitas ao redor do mundo. A única diferença é que ela ainda guarda resquícios de épocas passadas, mercados de rua que conquistam pelos aromas e, claro, ela fica a apenas alguns minutos de distância das tão famosas Pirâmides de Gizé, um dos grupos de monumentos mais famosos do mundo e a única sobrevivente das Maravilhas do Mundo Antigo, tendo suportado quase quatro mil anos de história. Aliás, entre o Museu Egípcio ou o Museu de Arte Islâmica, as pirâmides são só uma pequena parte de toda a história que você pode encontrar por lá.
Sousse | Tunísia
Sousse é a terceira maior cidade da Tunísia e um dos principais destinos turísticos do país. Entre seus maiores destaques estão a Boujaffar, uma magnífica praia mediterrânea de areias brancas, o centro da cidade (foto), que guarda resquícios do período Aghlabid (800 - 909) e está na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO, e o fascinante Museu Arqueológico de Sousse, que exibe peças que chegam a datar do século 7 a.C.!
Túnis | Tunísia
A capital da Tunísia é uma cidade única. Túnis foi colonizada por diversos povos ao longo de sua história e, portanto, guarda muitas influências diversas em sua cultura. A cidade medieval com influências francesas se encontra com a região do Cartago, onde ruínas romanas e fenícias podem ser vistas, enquanto a cidade em si cresceu e se modernizou. Hoje, o centro cheio de ruas medievais e mercados, o Museu Bardo e a simpática vila azul e branca de Sidi Bou Saïd são apenas alguns dos atrativos do lugar.
Argel | Argélia
Grandes alamedas francesas, monumentos socialistas e resistentes prédios islâmicos são apenas algumas das coisas que você encontra em Argel, a maior cidade e capital da Argélia. A paisagem é formada por labirintos de ruas apertadas, arquitetura fascinante e a bela Baía de Argel, que possuí um mar azul adornado pelas ravinas verdes. Um ponto imperdível é Casbah, a parte antiga da cidade. Os turistas costumam, também, usar Argel como base para explorar o resto do país.
Djémila e Timgad | Algéria
Djémila (foto) e Timgad foram duas grandes cidades romanas que se erguiam magníficas onde hoje é a Algéria. As ruínas das duas cidades, que costumavam ter templos, basílicas, arcos e casas, hoje a apenas duas horas de distância, de carro, são consideradas alguns dos melhores exemplos da arquitetura espalhada pelo Império Romano ao longo das terras às margens do Mediterrâneo e Patrimônios da Humanidade pela UNESCO.
Atualizado em 18 Set 2018.