Viajar no tempo, infelizmente, não é possível, mas os destinos desta lista são capazes de te levar bem perto disso. Habitadas já há milhares de anos, essas cidades milenares possuem resquícios de incontáveis histórias e dos mais variados povos. Todas elas estão continuamente povoadas desde muito antes dos famosos romanos e milhares de anos antes de qualquer cidade brasileira.
Para os amantes de muita história e cultura, o Guia da Semana listou 10 das cidades mais antigas do mundo, que certamente vão te convencer a começar a planejar a próxima viagem. Confira:
Varanasi | Índia
Localizada às margens do famoso Rio Ganges, Varanasi, na Índia, é considerada pelos hindus a mais sagrada das cidades indianas, justamente pois teria sido fundada por Shiva, uma das três divindades principais da religião. Diversos rituais sagrados acontecem à beira d’água, nos famosos ghats, degraus que mergulham no rio, e muitos concordam que assistir a eles é uma experiência única. Para além dos ghats, existem diversos templos hindus e jainistas, e é também importante para os budistas, pois Buddha teria dado um importante discurso por lá por volta do ano 528 a.C.
Cádis | Espanha
Cádis é considerado um dos assentamentos urbanos continuamente habitados mais antigo da Europa. Fundada pelos fenícios mais de três mil anos atrás, a cidade é um destino perfeito para amantes de arquitetura, cultura e história. Tendo estado sob o domínio também dos romanos e dos mouros, a cidade espanhola oferece uma mistura de estilos única e encantadora. Suas ruas apertadas, museus e praias são todos atrações imperdíveis.
Luxor | Egito
Tendo sido construída sobre os restos de Tebas, antiga capital do Império Novo, Luxor é um destino ideal para amantes de história egípcia. As monumentais ruínas espelhadas pela cidade frequentemente conferem a ela o título de museu a céu aberto, mas ela não é só isso. Às margens do elegante Nilo, a moderna cidade divide espaço com os famosos templos de Luxor e Karnak, majestosos resquícios do império que viveu ali mais de três mil anos atrás.
Lárnaca | Chipre
Lárnaca é, hoje, um importante centro turístico na costa sul do Chipre, mas milhares de anos atrás, quando era conhecida como Cítio, foi uma cidade grega berço de figuras históricas como o filósofo Zeno, fundador do estoicismo. Lá se encontram o Ocidente e o Oriente, entre fortes otomanos e imponentes estruturas medievais, além de incríveis mercados e até parques de camelos.
Atenas | Grécia
A capital da Grécia certamente não poderia faltar na lista. Seu principal ponto turístico é a famosa Acrópole, ruínas da parte mais alta da cidade de Atenas, construída no século 5 a.C., mas isso não é tudo e a capital guarda resquícios de muitas outras culturas, além da clássica, que passaram por ali, entre otomanos e bizantinos. Para além da história, hoje a cidade é um efervescente centro cultural e artístico, com bons museus e galerias. Também é um ótimo lugar para estabelecer sua base e explorar a incrível região de Ática.
Tiro | Líbano
Localizada em uma região que hoje faz parte do Líbano, Tiro foi fundada também pelos fenícios quase cinco mil anos atrás. Já esteve sob o comando de persas, Alexandre, o Grande, romanos, bizantinos, muçulmanos, cristãos e otomanos. Não é difícil imaginar a quantidade de história e cultura que você pode encontrar caminhando por lá. A cidade é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO e certamente um destino imperdível para qualquer um que visita o Líbano - isso porque nem falamos das incríveis praias.
Jerusalém
A cidade de Jerusalém é um território politicamente disputado tanto por Israel quanto pela Palestina, mas não poderia faltar na lista. Sua parte mais antiga foi construída ainda no quarto milênio antes de Cristo e, em 1538, muralhas fecharam o que hoje é conhecido como a Cidade Antiga, Patrimônio Mundial da UNESCO. Seus principais pontos turísticos incluem a Igreja do Santo Sepulcro, sagrada para os cristãos, o Monte do Templo ou Al Haram Ash Sharif, um lugar sagrado para cristãos, muçulmanos e judeus, e o Muro das Lamentações, o segundo lugar mais sagrado do judaísmo.
Beirute | Líbano
No fim do século 20, arqueólogos encontraram resquícios de quase cinco mil anos de civilizações sucessivas e acredita-se que sua fundação oficial se deu por volta do ano 3000 a.C, antes de Jerusalém, Atenas ou Damasco, por exemplo. Beirute, hoje capital do Líbano, foi dominada por romanos, muçulmanos e otomanos e visitada por muitos outros povos como os bizantinos - e guarda tudo isso de história. Não é a toa que a cidade tenha tantos museus e que até os dias de hoje esteja cheia de diversidade.
Gaziantep | Turquia
Localizada no sul da Turquia, Gaziantep é outra cidade milenar que, no entanto, pertenceu a povos menos conhecidos por nós, ocidentais, como o reino Iamade, mas provavelmente também foi povoada por povos gregos e posteriormente bizantinos. Hoje, no entanto, a cidade é um destino popular entre amantes de viagens com boas comidas, principalmente pelos pratos com pistache, uma estrela da região. Também existem ótimas opções de museus.
Plovdiv | Bulgária
O início do povoamento de onde hoje se encontra Plovdiv provavelmente aconteceu por volta de seis mil anos atrás, o que faz dela uma cidade mais antiga que Roma ou Atenas. Por lá também estiveram diversos povos e, hoje, uma intensa vida noturna convive com ruínas milenares e mansões do século 19, o que garante uma experiência única no leste europeu.
Atualizado em 9 Mai 2022.