A Idade Média preenche nosso imaginário desde que somos pequenos, seja pelas histórias de princesas ou os filmes de guerras passadas. É verdade que essa época se foi há muito tempo, mas resquícios dela permanecem – e você pode visita-los! Desde grandes muralhas croatas a belíssimas torres francesas, as cidades medievais da Europa são capazes de encantar qualquer um.
Pesando nisso, o Guia da Semana listou 10 das mais belas cidades medievais que você pode visitar na Europa. Confira:
Dubrovnik | Croácia
Dubrovnik é certamente uma das cidades mais bonitas da Croácia. Fundada no século 7, a cidade velha é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Seus muros e fortes que se levantam das águas azuis do Mar Adriático e envolvem as casinhas medievais impressionam qualquer um já à primeira vista. Mas tome tempo para explorar a cidade, que conta com palácios e museus.
Bruges | Bélgica
A pequenina cidade de Bruges, a apenas uma hora de trem da capital da Bélgica, Bruxelas, ostenta em arquitetura medieval, com catedrais, museus e belos canais – que não ficam atrás dos famosos de Amsterdã. É o lugar perfeito para um dia romântico com direito a passeio de barco. A cidade também tem bons museus, como o Groeningemuseum.
Bamberg | Alemanha
A Alemanha é cheia de lugares que se parecem com contos de fada. Um deles, que você precisa visitar se adora pequenas cidades pitorescas, é Bamberg, cheia de simpáticas casas de madeira, capelas do século 11 e uma incrível combinação de arquitetura barroca e renascentista. A cidade está inscrita como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
York | Inglaterra
Localizada em Yorkshire, na Inglaterra, York é uma cidade murada famosa por sua renomada universidade. A cidade foi fundada no ano 71 d.C. por romanos e tem diversos edifícios medievais que continuam magnificamente bem preservados. Entre os principais pontos turísticos está a York Minster, a maior catedral medieval do norte da Europa, e um dos prédios góticos mais lindos do mundo.
Toledo | Espanha
Toledo é uma cidade verdadeiramente espanhola. Por ter vivido por muitos períodos, conta com ruínas romanas, igrejas católicas, sinagogas e mesquitas. Para os fãs do período medieval, a cidade também guarda uma incrível catedral gótica no centro da cidade, onde o único jeito de chegar é se perdendo em meio às ruas apertadas.
Siena | Itália
Siena é um dos principais destinos turísticos na Itália. Localizada na famosa região da Toscana, a cidade é consideravelmente pequena para o tanto de turistas que recebe. Grande parte das pessoas vai visita-la em busca de sua rica história e alguns dos mais bem preservados exemplares de arquitetura medieval. Um exemplo é a Catedral de Siena, que foi construída no século 12.
Carcassonne | França
Carcassonne é provavelmente a imagem perfeita do que vem à sua cabeça quando você pensa em um castelo medieval, ou quando se lembra daquele livro infantil de contos de fadas. A cidade murada é considerada um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e foi fundada entre os séculos 9 e 10. Seus muros possuem mais de 50 torres de observação, algumas que datam do século 12.
Praga | República Tcheca
Praga é certamente uma das capitais mais bem preservadas e únicas do mundo, além de um presente para os olhos. Em um mesmo lugar você pode observar a arquitetura gótica da Igreja Nossa Senhora em frente de Týn e a arquitetura barroca da Igreja de São Nicolau. Ali na mesma praça central, você também encontra o Orloj, um relógio astronômico medieval e uma torre de onde você pode ter uma vista panorâmica da cidade antiga.
Monsanto | Portugal
Monsanto é uma incrível vila portuguesa que se ergue magnífica em meio às planícies verdes ao seu redor. Ainda que grande parte de seus muros e estruturas medievais tenham sido reduzidas a ruínas, você ainda pode apreciar o clima medieval graças às apertadas ruas e casinhas feitas de pedra, que não mudaram muito desde que a cidade foi tomada dos mouros de volta pelos católicos no século 12.
Hallstatt | Áustria
A cidade de Hallstatt, na Áustria, passou por um terrível incêndio em meados do século 18 e, portanto, perdeu grande parte de suas estruturas medievais. Apesar disso, as que sobreviveram ao fogo compõem, junto às casinhas únicas, as colinas ao redor e o maravilhoso Lago Hallstatt, uma paisagem excepcional.
Atualizado em 19 Out 2018.