Quem nunca sonhou em conhecer as maravilhas da Itália? O país está entre um dos destinos de viagem mais procurados por casais, amigos e jovens mochileiros - isso porque o local não só releva uma cultura única, como também guarda vilarejos e cidades tão incríveis que fica difícil não se apaixonar!
Melhor do que explorar as grandes cidades e obras de arte presentes no país é conhecer os pequenos vilarejos medievais que parecem que pararam no tempo. Guardando uma arquitetura e detalhes únicos da antiguidade, percorrer suas ruas de paralelepípedos é como voltar à Idade Média, quando fortalezas eram construídas a fim de proteger as cidades (estas, geralmente no alto de montanhas). Confira:
Montepulciano, Siena
A cidade medieval de Montepulciano, a 66 km de Siena, é um verdadeiro tesouro localizado na Toscana. Ela fica bem no alto de uma colina e se caracteriza por construções de pedra, edifícios da época do Renascimento e, claro, pelo famoso Vinho Nobile de Montepulciano, considerado um dos melhores da Itália.
Montalcino, Siena
A Cidade de Montalcino, a 35 km de Montepulciano, está situada em uma colina alta entre os vales do Rio Ombrone e fica a 564 metros acima do nível do mar. O local é famoso por produzir o vinho Brunello, um dos mais renomados do mundo. A cidade é formada por castelos antigos e construções imponentes que fazem qualquer apaixonado por lugares incríveis se encantar!
Cortona, Arezzo
Cortona é uma bela cidade, na província de Arezzo, situada em uma localização historicamente estratégica, no coração da Toscana. A cidade é toda cercada por uma muralha e possui 6 entradas, mais especificamente 6 portas - sendo possível estacionar seu carro em alguma das entradas e fazer o restante do percurso a pé. Por lá, a combinação de arte, cultura e história são muito forte, sendo uma boa escolha para quem quer curtir um destino verdadeiramente italiano. Não é à toa que o local foi escolhido para ser cenário do filme "Sob o Sol de Toscana".
San Gimignano, Siena
Localizada no alto de uma colina, a cidade fica a 62 km de Florença e foi declarada como patrimônio mundial da UNESCO. Cercada por uma muralha, por lá não entram carros - motivo que faz o local ficar ainda mais charmoso. Visitar San Gimignano é como voltar para a Idade Média: torres por todos os lados, vielas e ruas tão encantadoras que apelidaram o local de Nova York da Idade Média.
Volterra, Pisa
Volterra fica na província de Pisa, na fronteira da província de Siena, e está situado em uma colina a 450 metros acima do nível do mar, entre os vales de Cecina e dell’Era. As origens de Volterra remontam aos antigos etruscos que deram o nome à cidade de Velathri, e depois os romanos passaram o nome para Volaterrae. Muitos museus e pontos turísticos históricos encantam os visitantes que param no tempo ao conhecer esse vilarejo.
Brisighella, Ravena
Localizada no vale do Lamone entre Florença e Faenza, Brisighella é uma vila medieval com apenas 8 mil habitantes data do século 13! A fortaleza foi construída no alto de uma das 3 colinas que marcam a geografia de cartão postal da região, resultando em um vilarejo incrível que guarda as tradicionais marcas das aldeias medievais: vielas estreitas, construções imponentes de pedras e muitas histórias.
Neive, Piemonte
Com um pouco mais de 3 mil habitantes, o pequeno vilarejo de Neive é um daqueles locais históricos, mas que muitos turistas ainda não conhecem. Localizado na região do Piemonte, quem visita o local garante que é um dos pontos mais bonitos da Itália - não é para menos, a simplicidade do vilarejo mescla com uma rica história e charmosas construções medievais.
Sorano, Toscana
Boas surpresas e lugares incríveis é o que não faltam no interior da Itália. A cidade de Sorano é um exemplo dos tesouros escondidos na região sul da Toscana. O local parece ter andado por muito tempo sem contato com a civilização - como se o progresso ainda não tivesse chegado. Casas antigas, construções históricas e uma população pequena (e idosa) fazem do destino um dos mais característicos da Itália quando o assunto são cidades medievais.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 3 Ago 2018.