Todo mundo sabe que a Itália é um daqueles lugares mágicos que se destacam quando o assunto é 'viagem dos sonhos'. Não é para menos que turistas de toda parte do mundo sonham em conhecer o país que revela cidades distintas e ao mesmo tempo tão iguais. O sul da Itália é um dos lugares mais surpreendentes da região - ele revela cidades históricas maravilhosas e praias com águas cristalinas!
Para te inspirar e quem sabe decidir seu próximo destino de viagem, o Guia da Semana fez uma lista com 8 cidades no sul da Itália que vão te conquistar! Confira:
AMALFI
Com uma das estradas mais bonitas da Europa, a Costa Amalfitana é um pedaço do paraíso. Sua costa, cercada por casas e banhada por um incrível mar cristalino, faz qualquer um se apaixonar. A região é dividida em dois vilarejos: Amalfi e Posi - cada um com sua beleza e característica. Dizem que seus primeiros moradores foram os descendentes do Imperador Costantino no século IV d.C.
Em Amalfi, a dica é curtir seu tradicionar Limoncello, espécie de bebida de limão característica da cidade. A fama é tão grande que existe até mesmo um certificado para provar sua autenticidade. Em relação aos pontos turísticos, a Igreja Duomo di Sant'Andrea é um dos grandes marcos da cidade: é o lugar ideal para aqueles que querem apreciar obras e relíquias de outras épocas da história italiana. Para se refrescar, não deixe de conhecer a Praia de Marina Grande, ao contrário do que se espera, sua areia é formada por minúsculas pedrinhas e encantam os visitantes com seu mar esverdeado.
POSITANO
Assim como Amalfi, Positano é uma cidade litorânea recheada de vielas charmosas e construções históricas. Há quem diga que Positano é, sem dúvidas, a cidade mais bonita da Costa - suas casinhas coloridas que se organizam harmonicamente morro acima combinando com a vista do mar azul fazem muito sucesso.
Entretanto, a cidade não tem muito a oferecer para aqueles que buscam praias paradisíacas: a graça de lá é visitar seus charmosos restaurantes e vielinhas, e de quebra curtir um visual único. Quem quiser esticar o passeio, vale a pena conhecer Montepertuso e Nocelle, duas vilas acima da cidade.
PALERMO
A capital da Sicília é parada obrigatória por quem desembarca na Ilha. Andar por Palermo e suas ruas de paralelepípedos é como voltar no tempo e ver um museu a céu aberto: são tantas construções históricas, palácios e igrejas que deixam qualquer um encantado.
Ao todo são mais de 50 palácios e 80 igrejas em estilos diferentes - com tantas colonizações, os estilos encontrados por lá são variados. Mas não se engane com tanta nostalgia: por lá, o agito e o grande número de turistas também são pontos fortes.
SIRACUSA
Uma verdadeira jóia na província da Sicília é a cidade de Siracusa, famosa por seu sítio arqueológico e por ser considerada uma das mais belas cidades de toda a Itália. E tem como negar? São inúmeros lugares históricos impressionantes - sem mencionar o mar paradisíaco que banha a cidade transformando qualquer ponto deserto em uma praia.
O Parque Arqueológico da Neápolis mostra os resquícios gregos na cidade, tendo como destaque o Teatro Grego, o maior da Sicília. Outro lugar que merece atenção é a pequena ilha de Ortígia, considerada o centro histórico de Siracusa. Vale a visita principalmente para conhecer construções históricas e aprender um pouco sobre o passado do local.
TAORMINA
Taormina é uma das nove províncias da Sicília e outra parada mais do que obrigatória pra quem visita a região pela primeira vez - dizem que é como ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo. Banhada pelo mar Jônico, a cidade possui aquele contraste que deixa qualquer um encantado: águas de cor turquesa com uma cidade histórica recheada de segredos e lugares estonteantes.
Uma das grandes estrelas de lá é o Teatro Antigo, o segundo maior da Sicília, que foi construído no século 3 a.c e abrigava duelos de gladiadores durante o período romano. Sua arquitetura com o mar ao fundo é a paisagem que você precisa ver pelo menos uma vez na vida!
POMPÉIA
Pompeia é conhecida por ser a cidade petrificada, bem como um local com ruínas que desvendam a sua história triste – o local foi palco de uma catástrofe imensa em 79 d.c quando o Vulcão Vesúvio entrou em erupção após 800 anos dormindo. As pessoas que ainda estavam na cidade morreram instantaneamente com o calor das lavas, mas seus corpos foram preservados na posição que estavam por conta das cinzas – essas "cascas" podem ser vistas no Museu de Nápoles.
A cidade em si guarda ainda restos de uma Roma Antiga rica em obras e arquiteturas, com casarões, largas avenidas e templos. Bem perto de Pompeia está a cidade de Herculano, que sofreu danos maiores já que estava situada mais próxima ao Vulcão. Para visitar ruínas e aprender um pouco sobre a história, vale a pena conhecer também.
AGRIGENTO
No Sul da Sicília, mais precisamente próximo a cidade de Agrigento, está um dos conjuntos históricos mais incríveis da Itália: estamos falando do Vale dos Templos. Construído no período de 580 a.c, a região é conhecida por ter os edifícios gregos mais antigos e mais bem conservados fora da Grécia! Não é à toa que o lugar foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1998!
ILHA FAVIGNANA
Bem próximo ao litoral da Sicília está a paradisíaca pequena Ilha de Favignana, passeio indicado para quem gosta de praias com tons de azul surreais e de curtir um outro tipo de turismo: o que conta com paisagens naturais apaixonantes!
No local, que fica a cerca de meia hora de barco da Sicília, encontramos um verdadeiro paraíso: a praia de Cala Rossa, considerada uma das mais bonitas do mundo. Para quem quer explorar mais a ilha, o indicado é reservar alguns dias para percorrer suas praias - uma mais bonita que a outra! O local é uma das três ilhas que formam um arquipélago incrível - as outras ilhas são Levanzo e Marettimo.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 12 Ago 2019.