Fazer um Mochilão pela Europa é uma daquelas viagens obrigatórias na vida de todo aventureiro. Isso porque a região abriga diversos países diferentes que são facilmente acessados de trem ou ônibus, fazendo com que a viagem seja cheia de surpresas – o viajante tende a voltar pra casa com uma bagagem cultural única, sem contar as experiências de vida e os amigos feitos pelo meio do caminho.
A verdade é que poucas coisas na vida são tão incríveis quanto um mochilão! Assim como todos os destinos, existem aqueles lugares obrigatórios para quem vai pela primeira vez. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 10 cidades que são paradas obrigatórias para quem vai fazer um mochilão pela Europa. Confira abaixo:
LISBOA, PORTUGAL
Lisboa é certamente um dos destinos mais charmosos de Portugal e da Europa. O destino reúne diversos lugares históricos com vielas e restaurantes aconchegantes, que revelam parte de um passado rico e marcado pela cultura. A melhor notícia é que não é preciso ir muito longe para aproveitar as atrações da cidade já que próximo ao centro e à cidade antiga encontramos inúmeros passeios que encantam até os mais exigentes.
Ir a Lisboa e não se deliciar com um pastel de belém (ou de nata) é a mesma coisa que visitar Paris e não ver a Torre Eiffel, ou seja, é um programa (delicioso) mais do que obrigatório! Por lá, o quitute é encontrado em diversas padarias, cafés e restaurantes. Mas para quem quer saber um lugar exato e certeiro, a Fábrica Pastéis de Belém faz um dos melhores da região e é até mesmo o local mais indicado por guias turísticos.
PARIS, FRANÇA
Tire da cabeça que Paris é destino apenas para os casais apaixonados: a cidade-luz conta com roteiros incríveis para todos os tipos de viajantes. Não é à toa que muita gente se encanta ao conhecer o local pela primeira vez, afinal, são tantos lugares charmosos, passeios culturais e lugares espetaculares que fica difícil não se apaixonar por Paris e querer voltar diversas vezes.
O Cartão Postal de Paris é um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo. A Torre Eiffel, com seus mais de 120 anos, é passeio obrigatório dos turistas. A vista da cidade-luz do alto dos 324 metros de altura é única. Já em solo, é possível curtir o Carrossel da Torre e até mesmo fazer um Piquenique no Gramado em frente ao ponto turístico.
BARCELONA, ESPANHA
Barcelona é a capital da Comunidade Autônoma da Catalunha na Espanha e um dos principais destinos turísticos da Europa. Mas o que atrai tanta gente para essa cidade? Basicamente tudo! Um lugar completamente cosmopolita com tudo o que um turista pode desejar: incríveis museus, parques maravilhosos, ruas comerciais, mercados abertos, arquitetura fascinante, praias e belas caminhadas.
O Parc Güell é certamente um dos lugares mais visitados de Barcelona. O espaço era para ser um conjunto residencial projetado por Gaudí, mas acabou sendo vendido ao governo e se tornou um parque. Ali ficam estruturas famosas como a Salamandra e outros trabalhos do artista.
AMSTERDAM, HOLANDA
A Capital da Holanda, Amsterdam, é um dos destinos mais procurados por quem se aventura em um mochilão pela Europa. Parte dessa fama se dá pelo fato da cidade abrigar muitos jovens e um público mais 'cabeça aberta'. Tal visão encanta os turistas do mundo inteiro! Com atividades para todos os tipos de público, é impossível não se encantar por Amsterdam.
Um dos roteiros obrigatórios para qualquer turista é o Museu Van Gogh. Ao contrário do que muitos pensam, o pintor era holandês e é lá que estão expostas grandes obras do artista. Se você tem o mínimo interesse em arte, vá sem medo e com um tempo pra gastar. Vale cada euro.
DUBLIN, IRLANDA
Dublin é uma das cidades mais buscadas por viajantes que fazem mochilão pela Europa e motivos para incluir o destino no roteiro não faltam. Com diversas atrações e pontos turísticos, o destino conta com diversas construções históricas e um roteiro cervejeiro de qualidade.
O melhor lugar para curtir a vida noturna de Dublin é o Temple Bar. A região é conhecida pelas suas ruelas recheadas por pubs famosos onde se pode provar a autêntica cerveja irlandesa. Lá está o The Temple Bar, o pub mais famoso da cidade e que se tornou uma verdadeira marca com direito a loja e tudo mais.
VARSÓVIA, POLÔNIA
Apesar de não ser tão famosa quanto outros destinos europeus, a Polônia é um país barato (se comparado com o restante da Europa) e conta com diversos points muito charmosos e que merecem ser visitados. Não é à toa que quem visita o país nunca se esquece das paisagens observadas – e sempre quer indicar o destino para outra pessoa conhecer também.
Para quem gosta de aprender um pouco mais sobre a história, a dica é visitar Varsóvia. A charmosa cidade foi devastada durante a Segunda Guerra Mundial (assim como toda a Polônia) e hoje apresenta lugares incríveis que mostram a força da nação que deu a volta por cima diante de um cenário catastrófico. Estando por lá, não deixe de conhecer os cafés e bares charmosos, a Rota Real com casas que pertenceram à monarquia e a Praça do Mercado com construções coloridas.
BUDAPESTE, HUNGRIA
Localizada no coração da Europa, a Hungria é a pedida certa para quem quer preços mais baixos e uma arquitetura digna de filmes de época. O destino, muitas vezes subestimado, guarda muito mais do que belas paisagens: lugares históricos, transporte público de qualidade e um povo alegre.
Para quem nunca visitou o país, Budapeste, sua capital, é a melhor pedida para começar a aventura. Por lá, você encontra um verdadeiro museu a céu aberto com construções maravilhosas e museus encantadores. Já para quem gosta de um agito, o verão é a oportunidade perfeita para curtir, já que diversos festivais de música desembarcam por lá.
BERLIM, ALEMANHA
Berlim, a capital da Alemanha, é um daqueles destinos recheados de atrações e que mais parece um museu a céu aberto. Grande parte de seu atrativo vem da bagagem histórica que a cidade guarda: foi palco da Guerra Fria, que dividiu o país em dois entre os anos de 1947 a 1991, e principal cidade do Terceiro Reich, ou Regime Nazista, que foi implantado no país de 1933 a 1945.
O Muro de Berlim dividiu a cidade de Berlim durante a Guerra Fria em duas áreas: República Federal da Alemanha do lado Capitalista e da República Democrática Alemã no lado socialista. Hoje em dia, após o fim do conflito, é possível encontrar uma parte do Muro, que se tornou uma das principais atrações turísticas e marco histórico da cidade. O trecho mais visitado é o East Side Gallery, em que artistas do mundo inteiro fazem painéis gigantes retratando acontecimentos políticos ligados ao muro.
PLZEN, REPÚBLICA CHECA
A República Tcheca é um daqueles destinos que os turistas amam conhecer: ele foge do roteiro tradicional pela Europa e possui uma linda arquitetura antiga e bem preservada – o país sofreu poucos danos durante a guerra mundial. Por receber influências de diversas nações, andar por lá é como conhecer um pedaço de tudo que se encontra pela Europa.
Estando lá, não deixe de conhecer Plzen, considerada uma das maiores cidades do país e lar da tradicional cerveja "pilsen". Para conhecer o lado cultural da cidade e suas incríveis construções, a Catedral de São Bartolomeu e a Grande Sinagoga são atrações imperdíveis. Outro programa que não pode ser esquecido é conhecer as cervejarias locais, como a Pilsner Urquell uma das mais famosas da cidade.
VIENA, AUSTRIA
França e Espanha são dois destinos incrivelmente maravilhosos na Europa que merecem muito ser explorados. Mas sabia que por lá existem lugares tão incríveis quanto esses badalados destinos? É o caso da Áustria e sua incrível capital, Viena, lar de uma cultura muito rica e belíssimos cantinhos charmosos, que fazem qualquer turista de apaixonar.
Para quem ama arte, o destino é um prato cheio. Além disso, o local ainda conta com pontos turísticos superfamosos, vida noturna agitada e uma gastronomia incrivelmente deliciosa. Seja para passar o dia ou quem sabe dedicar uma parte da sua viagem pela Europa, Viena é um destino que todo mundo tem que conhecer uma vez na vida.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 24 Dez 2018.