Ao norte da Grécia e com saída para o — menos popular que o Mediterrâneo — mar Negro, a Bulgária não está no topo da lista de desejos dos viajantes ao redor do mundo, mas eles não sabem o que estão perdendo. Entre ruínas romanas e palácios neobarrocos, o país é um museu a céu aberto que conta, ainda, com ótimos resorts em belíssimas praias e uma vida cultural e noturna intensa. Caso tudo isso não seja suficiente, vale ressaltar que é um dos países mais baratos de toda a Europa.
Pensando nisso, o Guia da Semana listou 8 cidades imperdíveis para você explorar na Bulgária. Confira:
Sófia
Capital e maior cidade da Bulgária, Sófia tem uma grande quantidade de atrativos. Entre eles estão ruínas romanas de quase dois mil anos de idade, mesquitas otomanas e monumentos que remetem à URSS. Além disso, a cidade guarda alguns dos melhores museus e galerias do país, entre eles o Museu Arqueológico e o Museu da Arte Socialista. Mas um dos seus principais pontos turísticos é a Catedral de Alexandre Nevsky (foto), inaugurada em 1912 com doze sinos e 45 metros de altura.
Plovdiv
O início do povoamento de onde hoje se encontra Plovdiv provavelmente aconteceu por volta de seis mil anos atrás, o que faz dela uma cidade mais antiga que Roma ou Atenas. Por lá também estiveram diversos povos e, hoje, uma intensa vida noturna convive com ruínas milenares e mansões do século 19, o que garante uma experiência única e diversa no leste europeu.
Varna
A terceira maior cidade da Bulgária é banhada pelo mar Negro e, portanto, é um destino de verão popular entre os búlgaros. Mas Varna vai além de resorts e belas praias, a cidade foi fundada há mais de dois mil anos e guarda estruturas romanas muito bem preservadas. Não à toa, seu Museu Arqueológico é uma atração imperdível por lá. Ao lado da história, a cidade ostenta modernidade, uma ótima vida noturna e incríveis bares e restaurantes.
Veliko Tarnovo
A cidade de Veliko Tarnovo já foi capital da Bulgária, durante a idade média, e apesar de hoje ser uma pequena cidade de menos de cem mil habitantes, ainda é um destino ideal para quem quer explorar o melhor da história medieval do país. Entre ruas de pedra e muros fortificados de centenas de anos, o principal ponto turístico é o Palácio de Tsarevets, um enorme castelo e fortaleza medieval construído no século 12 que observa a cidade do alto de uma colina e garante uma ótima vista para quem sobe até lá.
Nessebar
Apelidada de Pérola do Mar Negro, Nessebar é uma cidade com mais de três mil anos de idade, o principal destino de veraneio do país e um Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A cidade é, na verdade, uma pequena ilha conectada ao continente por um istmo artificial e é certamente uma paisagem de cartão postal. Além dos ótimos resorts para quem quer mergulhar e tomar um sol, Nessebar guarda alguns bons museus e muitas igrejas — e ruínas de igrejas — centenárias para serem visitadas.
Ruse
Ruse é certamente a cidade mais elegante da Bulgária. Às margens do Rio Danúbio e cheia de belos edifícios dos séculos 19 e 20 de arquitetura neobarroca, não é de surpreender que seja chamada de Pequena Viena — a cidade realmente lembra a capital austríaca. Além da arquitetura, a cidade conquista por seus museus e galerias e guarda, ainda, ruínas de uma fortaleza romana.
Sozopol
Sozopol é outro dos destaques da costa da Bulgária. Às margens do mar Negro, a cidade de ruas de pedra e encantadoras casinhas de madeira é um lugar que vale por si só, mas também costuma ser base para quem quer explorar a região de Burgas. Além de ótimos resorts, Sozopol tem uma intensa vida cultura e costuma estar menos lotada de turistas do que cidades como Nessebar.
Bansko
Um pouco menos famosa que os outros da lista, Bansko, o principal resort da Bulgaria, é uma ótima opção de destino para quem visita o país no inverno, principalmente para quem quer esquiar nos Alpes mas prefere pontos menos lotados de turistas. Os cenários são tão bonitos quanto de outros resorts de inverno, as pistas são tão incríveis quanto e o preço é bem mais baixo.
Atualizado em 5 Fev 2019.