Conhecer a Inglaterra é o sonho de muitos viajantes – principalmente explorar Londres e seus pontos turísticos. Acontece que o país vai muito além de sua capital, sendo possível conhecer lugares alternativos, mas que são tão bacanas quanto os famosos.
As cidades menores guardam um charme sem igual, apresentando a essência inglesa aos turistas do mundo inteiro. Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 5 cidades charmosas para conhecer na Inglaterra e fugir do óbvio:
BRISTOL
Bristol, a três horas de carro de Londres, é aquela cidade grande que consegue manter seu charme mesmo com o passar dos anos. Seu cartão-postal é a Ponte Pênsil Clifton, inaugurada em 1864, que passa sob o rio Avon e possui 412 metros de comprimento.
Durante o verão, a cidade costuma receber festivais famosos como o Harbour Fest, que oferece um fim de semana de entretenimento gratuito ininterrupto, ou o International Balloon Fiesta, com centenas de balões de ar quente voando pelo céu. A cidade em si guarda uma mistura de construções históricas importantes com arte de rua, podendo até mesmo encontrar obras do Banksy.
BATH
Bath, ao sul da Inglaterra, é uma cidade recheada com construções antigas de cor caramelo, transformando o lugar em um verdadeiro cenário para boas fotografias. Bath foi um spa dos romanos em 43 a.C por ser o único lugar da Inglaterra com águas naturalmente aquecidas. Hoje em dia, o 'banho romano' é o passeio preferido dos turistas, uma vez que existe uma casa de banho específica para isso na cidade.
Passear pelas ruas e observar as construções históricas da cidade são atividades perfeitas para quem ama arquitetura. Parques, restaurantes charmosos e um passeio de barco pelo Rio Avon são alguns dos lugares mais visitados por lá.
SOUTH DORSET
South Dorset é o lugar certo para quem gosta de natureza e curtir atividades ao ar livre. Considerada uma das regiões mais bonitas do Reino Unido e um dos melhores lugares para visitar na Inglaterra, a charmosa cidade litorânea guarda uma linda pedra de calcário que forma um portal a beira-mar conhecido como Durdle Door.
A Costa Jurrássica, falésias formadas entre 252 e 201 milhões de anos atrás, oferecem uma paisagem deslumbrante em qualquer época do ano, mas é no verão que o lugar fica cheio de turistas e locais. Um passeio de caiaque é uma das melhores formas de ver o lugar.
THE COTSWOLDS
Sabe aquele lugar que parece ter saído de um conto de fadas? The Cotswolds, a cerca de 140 km de Londres, é um desses lugares. No meio das montanhas, as construções de pedras parecem casar perfeitamente com a paisagem: pontes, bibliotecas, restaurantes e pousadas completam a cidade.
São diversas vilas pequenas que em um conjunto formam a região, então vale a pena dedicar uns dias para conhecer o lugar e explorar cada cantinho. Entre um lugar e outro aparecem campos e terras agrícolas, fazendo a viagem ser mais gostosa.
YORK
York é uma das cidades mais antigas da Inglaterra, fundada por Romanos, o que resulta em um lugar perfeito para amantes de uma bela arquitetura e de lugares históricos. O cartão-postal de lá é a Igreja de York Minister, considerada uma das maiores catedrais góticas do mundo.
Uma boa parte de York é cercada por muralhas, sendo possível conhece-las sem gastar nada – a maioria das atrações turísticas se encontram na parte de dentro desses muros.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 16 Jan 2019.