Flanders é uma região da Bélgica, ao norte do país, que carrega e transpira história. Se gosta de viajar no tempo, você vai curtir uma viagem pelas cidades com atmosfera medieval. A região é dividida em províncias, com algumas cidades principais: Antuérpia (Antuérpia), Limburgo (Hasselt), Flandres Oriental (Gent), Flandres Ocidental (Bruges) e Brabante Flamengo (Leuven).
Como Flanders fica numa área onde passavam importantes rotas comerciais, a história da região é marcada por disputas de poder. Seu povo é denominado como flamengos, e a cultura flamenga é muito presente na arquitetura, língua e arte.
Ficou curioso(a)? O Guia da Semana separou algumas cidades interessante e cheias de histórias para você conhecer em Flanders, na Bélgica. Confira!
Bruges
Bruges é uma cidade medieval da região de Flanders, na Bélgica. É caracterizada por belos canais que cortam a cidade, pelas construções da idade média e por passeios muito interessantes. Os principais pontos turísticos são a Torre Belfort, com 83 metros de altura; as cervejarias artesanais; a Igreja de Nossa Senhora, com uma estátua feita por Michelangelo (da Madonna e a Criança); e praças com vários prédios históricos. Outra dica para conhecer melhor a cidade é fazer o passeio de barco pelos canais e apreciar a paisagem charmosa de Bruges.
Hasselt
Não é só de cervejas que vive a Bélgica, Hasselt é famosa por seu Gin Jenever, que possui até festival, que ocorre em outubro. Na cidade, você pode visitar também o Museu do Gin; passear por Bokrijk, uma vila que virou museu aberto; caminhar pelo Jardim Japonês de Hasselt, um dos maiores jardins japoneses da Europa; conhecer a Abbey Herkenrode, uma abadia e jardim do século XII; e a Catedral Sint-Quintinus, em que as paredes foram pintadas pelo artista Godfried Guffens. Repleta de história e prédios medievais, o passeio por Hasselt é impressionante.
Leuven
A Bélgica é muito conhecida por suas cervejas, mas se há uma capital da cerveja, esta é Leuven. É na cidade que fica a sede da cerveja Stella Artois e outras fábricas da bebida. As principais atrações de Leuven são a Igreja de São Pedro, fundada em 986; a Groot Begijnhof, uma vila medieval onde moravam somente mulheres; o M-Museum Leuven, onde há uma grande coleção de obras góticas do século XIX e exposições de arte contemporânea; o histórico Town Hall, edifício do século 15 que abriga a prefeitura; e claro, a visita à fábrica da Stella Artois.
Bruxelas
Capital da Bélgica e sede da União Europeia, Bruxelas é um centro cultural, turísticos e comercial que vale muito a pena conhecer. Os principais cartões-postais são a Igreja St. Michel, a praça Grand Place, o Museu da Cerveja Belga, a Igreja de Nossa Senhora de Laeken, o Comics Art Museum, o Museu Magritte, o Parlamento Europeu, entre tantas outros. De arquitetura impressionante, prédios históricos e muito arte, Bruxelas é prato cheio para conhecer na região.
Antuérpia
Localizada a 46 km da capital, Bruxelas, Antuérpia é reconhecida como centro dos diamantes. Seus principais pontos turísticos são a Estação Central (Antwerpen Centraal Station), construída no século XIX e considerada a mais bonita da Europa; o Castelo Het Steen, a construção mais antiga da província; e a Catedral de Nossa Senhora (Onze Lieve Vrouwekathedraal), construída no século XIV, com uma torre de 123 metros e com várias obras de Peter Paul Rubens, um importante pintor nascido em Antuérpia.
Mechelen
Antiga capital dos países baixos, durante os anos de 1506 a 1530, Mechelen abriga muitos prédios com arquitetura flamenga, em especial localizados na praça Grote Markt. Na cidade, localiza-se a Catedral de São Romualdo, que possui um sino de 8 toneladas e guarda relíquias medievais e pinturas do século XVII e XVIII. Na cidade, também há a fábrica da cervejaria Het Anker, que fabrica uma das mais importantes cervejas belgas, a Gouden Carolus. Além destes passeios, Mechelen também possui o museu Kazerne Dossin, um centro de documentação do holocausto da 2ª guerra mundial.
Gent
Cidade com ares medievais, arquitetura impressionante e passeios históricos. Gent é marcada pela cultura flamenga e possui muitos pontos turísticos para visitar como o Castelo dos Condes; a Campanária de Belfort, torre que data do século XIV; a Igreja de São Nicolau, do século XIII; e a Igreja de São Bavo, onde é possível conferir a obra “Adoração do Cordeiro Místico”, de Hubert van Eyck. Definitivamente, Gent é uma cidade charmosa, com boa comida local, paisagens belas e passeios muito interessantes para se fazer.
E aí, qual dessas cidades você vai conhecer primeiro?
Por Lidia Capitani
Atualizado em 9 Nov 2019.