Poucas regiões no nosso planeta concentram uma quantidade tão grande de cidades que parecem ter saído de contos de fadas. Entre picos nevados e lagos de águas cristalinas, as cidades espalhadas pelos Alpes certamente serviram de inspiração para muitas das histórias que ouvimos quando crianças. A famosa cordilheira se estende da França à Eslovênia, passando pelo norte da Itália, o sul da Alemanha, grande parte da Suíça e da Áustria, além dos pequeninos Mônaco e Liechtenstein. Por lá, você encontra paisagens de cair o queixo, alguns dos melhores resorts de esqui do mundo, boa comida e muita tranquilidade.
Pensando nisso, o Guia da Semana preparou uma lista para te inspirar para uma viagem aos Alpes. Confira:
Cortina d’Ampezzo | Itália
A Cortina d’Ampezzo é uma cidade encantadora que serve como um resort de inverno tanto para italianos como para turistas. As pistas de esqui estão entre as mais famosas do país e a vila é certamente um destino imperdível para os amantes de aventura. Mas a cidade vai muito além disso e suas belas igrejas e praças conquistam em qualquer época do ano, inclusive no verão, quando a região se transforma também em uma ótima base para quem quer fazer trilhas ou escalar.
Aosta | Itália
Os amantes de história e gastronomia vão querer passar uns dias em Aosta, construída em um vale entre os mais belos picos dos Alpes. A cidade foi um importante assentamento romano e seu centro ainda guarda estruturas da época, como anfiteatros e arcos. Além disso, por estar próxima à França, ostenta uma mistura de gastronomias diferente das regiões sul e central do país, e é capaz de conquistar qualquer um.
Lucerna | Suíça
Lucerna é um tanto quanto mágica. Cercada por montanhas nevadas e cortada por águas de um azul esverdeado, guarda ainda um magnificamente bem-preservado centro histórico medieval. O cartão postal da cidade é a torre Kapellbrücke, sobre o rio Reuss, construída no século 14. Outras atrações incluem escaladas nas montanhas, passeios de barco pelo rio, para admirar as belas casas às margens e o Monumento Lion, um triste leão esculpido em uma rocha no século 19 em homenagem aos soldados suíços que morreram defendendo o Rei Luís XVI durante a Revolução Francesa.
Montreux | Suíça
Montreux atrai artistas, músicos e famosos desde o século 19. Entre seus principiais atrativos estão, sem dúvidas, o Lago Genebra, ótimo para um passeio de barco ou passeios ao longo das margens, mercados de rua, festivais de música e o maravilhoso forte do século 13,conhecido como Château de Chillon - tudo isso adornado pelos famosos Alpes Suíços.
Annecy | França
Annecy é uma cidade única nos Alpes, isso porque possui diversos canais, que percorrem toda a cidade, levando os locais e os turistas entre becos, museus, bares, restaurantes e palácios. Um jantar à beira do canal servido de bons peixes e deliciosos vinhos é uma experiência imperdível. Não é à toa que a simpática cidade é conhecida pelos franceses como a Veneza dos Alpes.
Chamonix-Mont-Blanc | França
Aos pés do Mont Blanc, cujo topo representa o mais alto ponto dos Alpes, fica a belíssima cidade de Chamonix-Mont-Blanc, um destino perfeito para quem gosta de esquiar. Depois de experimentar suas diversas áreas dedicadas ao esporte, você pode terminar o dia tomando um delicioso vinho no centro histórico barroco que tem ótimos hotéis, restaurantes e bares. Um passeio imperdível é subir os Alpes a bordo de um simpático bondinho que garante vistas panorâmicas espetaculares da cidade e os arredores.
Hallstatt | Áustria
A cidade de Hallstatt, na Áustria, passou por um terrível incêndio em meados do século 18 e, portanto, perdeu grande parte de suas estruturas medievais. Apesar disso, as que sobreviveram ao fogo compõem, junto às casinhas únicas, as colinas alpinas ao redor e o maravilhoso Lago Hallstatt, uma paisagem excepcional que parece ter saído diretamente de um conto de fadas. Um passeio pelos Alpes austríacos não pode deixar de inclui-la.
Alpbach | Áustria
Outra cidade austríaca de belas paisagens austríacas é a pequena Alpbach, que se autodesigna a mais bela vila da Áustria. O destino é popular entre pessoas que querem uns dias de reclusão em suas simpáticas casas de madeira, aos pés de belas montanhas. É claro que, no inverno, também atrai muitas pessoas em busca de boas pistas de esqui.
Bled | Eslovênia
Localizado nos Alpes Julianos, na região da Alta Carniola, Bled é famosa por seu lago de mesmo nome, certamente um dos pontos turísticos mais famosos da Eslovênia. Ele não é grande como o Lago Genebra, mas o que impressiona é a pequena e simpática ilha que fica bem em seu centro, onde a torre de uma igreja do século 17 se ergue fascinante. Caso 17 ainda seja muito recente para você, por lá ainda é possível encontrar fantásticas estruturas dos séculos 11 e 9.
Berchtesgaden | Alemanha
Berchtesgaden, na Alemanha, é um dos mais populares destinos dos Alpes Bávaros, como é conhecida a parte da cordilheira entre Alemanha e Áustria. Lá você encontra a Watzmann, a segunda mais alta montanha do país, e o Königssee, um lago extremamente fotogênico. Outro ponto turístico popular é o Ninho da Águia, uma casa histórica construída pelo partido nazista, que hoje funciona como um mirante magnífico e restaurante.
Atualizado em 11 Jan 2019.