Desbravar a Europa é o sonho de muitos viajantes. Claro que Paris e Londres são destinos certos, incríveis e cheios de atrativos, mas, ainda sim, é possível ir além do comum e conhecer cidades pequenas que geralmente ficam fora de um roteiro de viagem tradicional.
Para fugir do óbvio, o Guia da Semana fez uma lista com 10 cidades pequenas e charmosas para conhecer na Europa:
CORTINA D'AMPEZZO, ITÁLIA
Cortina D'ampezzo está em uma região privilegiada: aos pés das famosas montanhas conhecidas por Dolomitas, os Alpes Italianos. Esse fator faz com que a cidade seja um badalado destino de inverno, principalmente para quem ama esportes de neve. Só a paisagem incrível cercada pelos picos rochosos já seria motivo suficiente para conhecer o destino. Mas, além disso, o local ainda conta com um centro histórico, formado por construções de época, recheado de restaurantes e lojinhas charmosas.
ROTHENBURG OB DER TAUBER
Ao explorar a Alemanha, não deixe de visitar a charmosa Rothenburg ob der Tauber. O destino guarda o charme europeu em um roteiro que é muito pouco conhecido pelos turistas, por isso, é a opção certa para quem quer fugir do óbvio. Cercada por muralhas, com casinhas coloridas e um toque medieval, a impressão que se tem é que o lugar saiu de um conto de fadas diretamente para realidade.
EGUISHEIM, FRANÇA
Eguisheim, na França, é aquele destino apaixonante que temos a certeza que saiu diretamente de um conto de fadas. Com pouco menos de 2 mil habitantes, o vilarejo fica em meio a Rota do Vinho da Alsácia. Além do grande foco na bebida com charmosas vinícolas e adegas, a arquitetura da cidade encanta por suas cores e formatos característicos da região.
LUCERNA, SUÍÇA
Lucerna, na Suíça, é um tanto quanto mágica. Cercada por montanhas, o destino guarda um magnificamente bem-preservado centro histórico medieval. Com 24 quilômetros quadrados, a cidade é roteiro para um ou dois dias de viagem, podendo ser uma boa alternativa para conhecer um lugar novo sem comprometer o tempo (e o orçamento).
CHATEAUNEUF-DU-PAPE,FRANÇA
Os amantes de vinho podem colocar Chateauneuf-du-Pape, na França, em seu roteiro: para quem quer degustar, visitar vinícolas e conhecer de perto da produção da bebida, não há lugar melhor da França - e talvez no mundo. Afinal, quem não quer conhecer o vinho que os papas bebem? O charmoso vilarejo de pouco mais de dois mil habitantes guarda alguns dos rótulos mais aclamados pelos amantes de vinho – e a melhor parte é que muitas dessas produções possuem entrada aberta ao público.
BLED, ESLOVÊNIA
A Eslovênia, que antes fazia parte da Iugoslávia, tornou-se independente em 1992 e guarda inúmeras atrações de tirar o fôlego. Um dos lugares mais incríveis do país é Bled, cidade do interior famosa por causa do Lago Bled. Com águas turquesa, o local por si só já vale a viagem, mas a ilha com um castelo deixa o passeio ainda mais legal. É o roteiro certo para conhecer um lugar charmoso e bonito!
GUIMARÃES. PORTUGAL
Dizem que a cidade de Guimarães, em Portugal, releva a verdadeira essência portuguesa que muitos turistas buscam ao viajar para o país. Com 23 quilômetros quadrados, a pequena região encanta por suas construções históricas e por ter sido lar do primeiro rei de Portugal. O Castelo Guimarães, onde o rei nasceu, é o principal ponto turístico da cidade e parada obrigatória para conhecer como a cultura, identidade e arquitetura portuguesa nasceu.
RONDA, ESPANHA
Ronda, na região de Andaluzia na Espanha, é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa e motivos é o que não faltam para este título. Na beira de um precipício, o lugar é separado em dois pelo “Canhão de El Tajo”, um desfiladeiro por onde passa o rio Guadalevín. A parte mais antiga conta com diversas construções históricas, vale perder-se por suas vielas e conhecer um mundo totalmente diferente.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 21 Set 2021.