O México é um dos países mais surpreendentes do mundo: praias paradisíacas, cidades movimentadas e um passado rico em história fazem de lá um badalado destino de férias. A região conhecida como Riviera Maya é o principal roteiro turístico do país, já que guarda não só as famosas praias caribenhas como também ruínas de antigas civilizações.
A Riviera se estende por 150 quilômetros no litoral mexicano, iniciando em Puerto Morelos até Punta Allen. Dentre os principais destinos visitados nessa região está Playa Del Carmen e Tulum, mas ainda é possível descobrir lugares surpreendentes e que fazem jus à fama de paraíso.
Para te inspirar a conhecer uma das regiões mais famosas do Caribe (e do mundo), o Guia da Semana fez uma lista com tudo o que você precisa conhecer na Riviera Maya. Confira abaixo:
CENOTES
Não é só de praias paradisíacas que é formada a Riviera Maya. Uma das atrações mais procuradas por lá são seus inúmeros Cenotes, formações naturais em formato de poço formado pela água cristalina da chuva. Esses cenotes eram fundamentais para a população maia, era de lá que eles pegavam água, por isso, os povoados eram construídos ao redor desses locais.
Hoje em dia, é o refúgio perfeito para se refrescar e curtir um cenário diferente de tudo, com ares paradisíacos. Um dos cenotes mais buscados é o próximo ao Chichén Itzá, sítio arqueológico da região.
CHICHEN ITZÁ
Uma das sete maravilhas modernas e um dos lugares mais importantes de todo o México é o Chichen Itzá, sítio arqueológico que no passado servia como moradia da população maia e hoje é uma das atrações mais visitadas da Riviera Maya.
O local é formato, principalmente, pelo Templo de Kukulkan, um incrível relógio solar maia que surpreende por sua precisão e tecnologia, mesmo em uma época onde não existia quase nada. Ele é formado por Tem 91 degraus em cada um de seus quatro lados e, se somados à plataforma superior, se tem 365 degraus, ou seja, um ano inteiro. É fantástico.
Além disso, é possível encontrar uma área de esportes e um outro templo menor, formando então a Zona Arqueológica de Chichén Itzá.
PLAYA DEL CARMEN
A Playa Del Carmen está localizada a 65 km de Cancún, dentro da região conhecida por Riviera Maya. O destino é muito procurado para fazer parte de roteiros bate e volta, por conta da sua proximidade com a badalada Cancún, entretanto, para quem quer explorar a fundo o destino, indica-se curtir uns dias por lá.
Apesar da proximidade, o destino é totalmente diferente de Cancún: com ares europeus, um centrinho modesto e um clima mais rústico, a charmosa praia deixa de lado o estilo americanizado e as grandes redes hoteleiras que encontramos no destino famoso. Na Playa del Carmen o turista encontra o lugar perfeito para curtir uma praia bonita, sossego e de quebra, atrações para todos os gostos.
ISLA COZUMEL
A Isla Cozumel é um daqueles passeios obrigatórios e superturísticos para quem está na região da Playa del Carmen, já que fica a 40 minutos de distância de barco. Perfeito para passar o dia ou para esticar e se hospedar por lá, o destino é um prato cheio para quem gosta de praticar mergulho e conhecer praias bonitas.
Estando por lá, alugue um carro e percorra o entorno da ilha conhecendo as principais praias e pontos turísticos – para quem quer mais facilidade, é possível contratar um passeio nas inúmeras agências de turismo da ilha. De qualquer forma, a experiência será única e recheada de lugares incríveis.
AKUMAL
Próxima a Playa Del Carmen está Akumal, destino conhecido, principalmente por ser lar de tartarugas marinhas gigantes. É lá que os aventureiros decidem praticar mergulho ou até mesmo fazer passeios de barco. A dica é contratar uma agência de turismo para conhecer melhor a região.
Caso não interesse muito ver animais marinhos, uma praia de águas cristalinas junto de uma extensa faixa de areia esperam os turistas que querem curtir o visual caribenho. Nada mal para umas férias, né?!
TULUM
Um dos destinos mais procurados em toda a Riviera Maya é certamente Tulum. O local é recheado de belezas naturais e lugares históricos, sendo a opção perfeita para as férias dos sonhos. A região ficou conhecida por conta das Ruínas Maias, que estão a beira-mar, no alto de um penhasco, sendo a única cidade maia no litoral. Foi uma das últimas cidades construídas e habitadas por esta civilização! Por lá, é aquele clichê que todo mundo ama: praias de águas cristalinas com paisagens de tirar o fôlego.
RUÍNAS DE COBA
Além das ruínas de Tulum e de Chichen Tzá, as Ruínas de Coba devem estar no roteiro de todos os aventureiros que viajam para a Riviera Maya. A cidade de Coba foi um centro político e religioso entre os séculos 400 e 1100 e chegou a ter 50 mil habitantes. Cobá foi uma das mais relevantes metrópoles do mundo Maia, até que Chichen Itzá, sua grande rival, ampliou seu território.
O local é imenso, por isso, é possível alugar uma bike e percorrer o mesmo caminho criado pelos Maias. De qualquer forma, por estar fora do roteiro tradicional de turismo da região, o local consegue mostrar um pouco mais da essência Maia.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 31 Jul 2018.