Você já ouviu falar da Rota do Vinho da Alsácia, na França? Trata-se de uma estrada com mais de 200 quilômetros que passa por diversos vinhedos e cidades pequenas, em um caminho que quase faz fronteira com a Alemanha. A região é conhecida por ser uma rota romântica, sendo muito procurada por casais que querem combinar uma viagem diferente pelo país, sem abrir mão do charme e de conhecer lugares novos.
Com ares de conto de fadas, as cidades da Alsácia guardam diversos vilarejos, restaurantes charmosos e um vinho de qualidade. Para te inspirar, o Guia da Semana fez um roteiro com lugares imperdíveis na Rota do Vinho de Alsácia. Confira:
EGUISHEIM
Dizem que Eguisheim é um dos vilarejos mais bonitos da França e motivos para tal título não faltam. Só por uma foto podemos ter a certeza que se trata de um destino que parece ter saído de dentro de um conto de fadas, certo? O vilarejo de um pouco menos de dois mil habitantes fica em meio à Rota do Vinho da Alsácia e é um dos mais famosos da rota. Além do grande foco na bebida, com charmosas vinícolas e adegas, a arquitetura da cidade encanta por suas cores e formatos característicos.
COLMAR
Assim como Eguisheim, Colmar fica em Alsácia, quase na fronteira com Alemanha e Suíça, e por isso guarda traços dos três países em suas construções. Sendo uma das maiores cidades da região, o local é uma boa alternativa para quem busca uma maior infraestrutura e oferta de hotéis. Por estar próxima às demais cidades da Rota do Vinho, uma boa dica é montar sua base por lá e ir explorando os vilarejos vizinhos.
ESTRASBURGO
Estrasburgo é a capital da Alsácia e uma das cidades mais indicadas para quem quer conhecer construções bonitas. Tanta beleza fez com que todo seu centro histórico se tornasse protegido pela UNESCO e a maioria das ruas são abertas somente para pedestres. Caminhar sem pressa pela cidade e conhecer seus segredos – sem falar que é um dos programas preferidos dos turistas.
RIQUEWIHR
Com ares medievais e preservando o charme de uma cidade do campo, Riquewihr apresenta ao turista um verdadeiro vilarejo francês do passado. As ruas e estruturas da vila não mudaram desde à Idade Média e cada pedaço de arquitetura foi conservado, fazendo com que uma simples visita seja como voltar no tempo. Suas ruas de paralelepípedo são tomadas por tabernas, que vendem os melhores vinhos da região, além de lojinhas e restaurantes.
RIBEUAVILLÉ
Ribeuavillé é um dos maiores vilarejos da Rota do Vinho e por isso é preciso um pouco mais de tempo para explorar seus pontos turísticos. Suas construções são formadas por antigos castelos e construções da Idade Média. Por lá, a gastronomia e a enocultura são bem fortes, oferecendo diferentes tipos de degustações aos turistas. É uma forma de combinar um roteiro turístico e gastronômico em uma mesma viagem.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 9 Abr 2019.