Viajar de trem é uma experiência única que todo mundo deveria ter um dia na vida. Além das paisagens impressionantes, o serviço de bordo e o fato de conviver dentro de um espaço tão diferente dos tradicionais hotéis fazem desse tipo de viagem uma verdadeira aventura. Conhecida como Rota Transiberiana, a viagem de trem mais longa do mundo liga Moscou (Rússia) a Pequim (China), passando por cidades incríveis que geralmente passam batidas em uma viagem de carro ou avião, por exemplo.
Existem duas maneiras de se conhecer a Transiberiana: através da rota que liga Moscou a Vladivostok, sem precisar sair do território Russo, e a que liga Moscou a Pequim, passando pela Mongólia. Ainda assim, é possível optar por roteiros que param em todas as cidades, que duram cerca de 30 dias para completar o trajeto, ou escolher a opção 'expresso', que além de mais rápido, possui poucas paradas, levando cerca de 15 dias para fazer a rota completa.
O Guia da Semana fez uma matéria explicando tudo o que você precisa saber sobre a Transiberiana, a maior rota de trem do mundo! Confira:
EXPRESSO TRANSIBERIANO
Quem opta por mais conforto e quer de fato conhecer paisagens bonitas, o Expresso Trans Siberiana é a melhor escolha. Ao todo são 9 mil km que passam pela Europa, Ásia e Extremo Oriente. O trajeto pode ser feito em qualquer época do ano, sendo que durante o inverno as paisagens costumam estar incrivelmente bonitas – mas é bom se preparar: as temperaturas por lá chegam a - 50 Cº.
Ao logo de 15 dias, os passageiros conhecem paisagens únicas e conseguem fazer paradas rápidas em pontos de interesse previamente estabelecidos. Ou seja, é uma verdadeira viagem turística, indicada para quem quer conhecer o melhor dos países de uma maneira bem diferente.
ACOMODAÇÕES
Ao todo são quatro tipos de acomodações que, além de conforto, oferecem alguns serviços extras como, por exemplo, hospedagem em hotéis nas cidades e a possibilidade de fazer parte da rota de avião. As opções são: Standart Economy (3 a 4 pessoas por cabine); Standart Plus (1 ou 2 pessoas por cabine); Silver (1 ou 2 pessoas por cabine com banheiro e chuveiro); e Gold (1 ou 2 pessoas por cabine com banheiro e chuveiro).
Além disso, os vagões contam com um restaurante, onde é servido a pensão completa (café da manhã, almoço e jantar), e um lounge, onde é possível ouvir música ao vivo e beber drinks feitos na hora.
PARADAS
São 9 paradas divididas entre os três países em que é possível esticar e pernoitar em algum hotel e fazer passeios turísticos. Essa opção é uma das mais praticadas para quem fecha pacotes com agências, por exemplo.
No roteiro tradicional estão as cidades: Moscou, Ecaterimburgo, Novosibirsk, Krasnoyarsk, Irkutsk e Lago Baikal, na Rússia; Ulan Ude e Ulan Bator, na Mongólia; e Pequim, na China.
PONTO DE PARTIDA: MOSCOU
Considerado a porta de entrada para os turistas que visitam o país pela primeira vez, Moscou é certamente é um dos lugares mais conhecidos de toda a Rússia. E não é para menos: são tantas atrações turísticas e tantos lugares que vale a pena conhecer que qualquer um fica encantado pela cidade.
A Praça Vermelha é aquela parada obrigatória para todos que visitam a cidade, já que ela abriga três pontos turísticos famosos em todo o mundo: Kremlin, Igreja de São Basílio e o Mausoléu de Lênin.
PARADA: LAGO BAIKAL
Um dos lugares mais surpreendentes do mundo, o Lago Baikal, na Sibéria é considerado como o mais profundo lago de água doce e o maior em volume do mundo! Só ele detém cerca de 20% da superfície de água doce do planeta inteiro!
Mas é durante o inverno, quando essa água congela, que o lago mostra sua verdadeira beleza: ele permanece coberto de gelo durante quase cinco meses do ano! A camada de gelo é tão grossa que é possível andar de carro por cima dela sem ao menos fazer uma rachadura se quer.
PARADA: ULAN BATOR
Ulan Bator ou Ulaan Baatar, em inglês, é a capital da Mongólia e a única parada de toda a rota Transiberiana no país. Só essa cidade abriga mais da metade da população da Mongólia e é o local perfeito para conhecer uma cultura totalmente nova e se surpreender com pontos turísticos incríveis.
Considerada a cidade mais fria do mundo, a dica é visitar o destino entre os meses de maio a agosto – durante esse período, é possível andar pelas ruas e tirar boas fotografias. Estando por lá, não deixe de conhecer a Genghis Square e o Prédio do Parlamento, local onde se encontram os principais edifícios, restaurantes e lojinhas da cidade.
CHEGADA: PEQUIM
Ao fim da viagem, o passageiro é surpreendido com a incrível cidade de Pequim, na China. Grandioso, milenar e recheado de Patrimônios Mundiais, o destino conta com incríveis pontos turísticos e paisagens de tirar o fôlego! Com prédios de alta tecnologia e lugares que parecem ter parado no tempo, por lá é possível ter contato com a cultura chinesa, sem precisar abrir mão do conforto.
Um dos lugares mais visitados da cidade são As Grandes Muralhas da China. Elas foram construídas por dois milênios e passaram por várias dinastias. Hoje, o local é um dos lugares mais bonitos de todo o mundo.
Veja mais roteiros de viagens no Guia da Semana ;)
+ 10 pratos apetitosos que são típicos da Rússia
+ Conheça as 11 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2018, na Rússia
+ Conheça Moscou, capital da Rússia e cidade-sede da Copa do Mundo de 2018
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 23 Mai 2023.