A Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia, conta com 11 cidades-sedes, que vão receber os jogos da competição. Porém, além dos novos estádios, que quando pronto serão considerados pontos turísticos, todas as cidades abrigam atrativos incríveis que merecem ser visitados!
A terra do escritor Dostoiéviski é conhecida por sua arquitetura colorida, grandes construções e imponentes paisagens. Por lá, cada cidade tem sua marca registrada, deixando o turista encantado – mesmo que seja por lugares que mal sabemos pronunciar.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre as cidades-sedes que vão receber a Copa do Mundo de 2018, confira a nossa galeria com curiosidades sobre cada local:
SÃO PETERSBURGO
Uma das cidades mais conhecidas da Rússia, São Petersburgo combina grandes construções com paisagens incríveis. A cidade, que foi erguida pelo czar ‘Pedro, O grande’, originando seu nome, é conhecida como a Veneza do Norte por conta dos seus inúmeros canais. A Igreja da Ressurreição é apenas um dos inúmeros pontos turísticos que merecem à visita – por dentro ela é ainda mais bonita e ornamentada.
KAZAN
Kazan é uma daquelas cidades incríveis e cheia de atrativos, mas que muitas vezes fica fora do roteiro turístico de quem visita a Rússia. A cidade é relativamente grande e bem estruturada – não é atoa que os turistas utilizam seus belíssimos pontos turísticos para fotografar. O lugar mais visitado certamente é o Kremlin de Kazan, antiga fortaleza da cidade que atualmente é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
CALININGRADO
Você já ouviu falar de Caliningrado? Provavelmente não! E parte do motivo é que a cidade fica totalmente separada do território Russo – entre a Bielorrussia e Lituânia – e por isso acaba ficando fora dos roteiros turísticos de quem visita o país. O que muitos não sabem é que lá encontramos pontos turísticos incríveis que valem a visita, principalmente para quem planeja assistir a um jogo da Copa do Mundo 2018. Além disso, a “Pequena Rússia” abriu recentemente suas portas ao turismo ocidental e, apesar da herança soviética, revela uma região agitada, repleta de bares, cafés e lojas.
MOSCOU
Moscou é uma das cidades que mais vai receber turistas para a Copa do Mundo e parte disso se explica por ela ser a capital do país – provavelmente os jogos mais importantes vão acontecer por lá. Assim como São Petersburgo, a cidade é uma verdadeira galeria a céu aberto: são tantas construções e paisagens que fica difícil não se encantar. Dentre os pontos turísticos obrigatórios está o Kremlin, que significa "fortaleza" em Russo e que abriga o governo do país. Já para quem gosta de arte, o Teatro Bolshoi é passeio obrigatório!
NÍJNI NOVGOROD
Níjni Novgorod está situada na parte europeia da Rússia e, assim como outras da lista, possui seu próprio Kremlin. A fortaleza começou a ser construída em 1374 e hoje é um dos locais mais visitados na pequena cidade. Chamada de "Górki", em homenagem ao grande escritor russo, a cidade era "fechada" durante boa parte da existência da União Soviética, por conta das pesquisas sobre armas nucleares. O local é constantemente comparado a pequenas vilas italianas, já que, ao contrário de toda Rússia, por lá faz calor durante o verão – esse fator faz da cidade uma das principais cidades-sedes.
SOCHI
Sochi é uma cidade litorânea que promete ser point de agitação durante a Copa do Mundo 2018, principalmente porque por lá será verão. No entanto, para quem quer algo mais calmo, a cidade possui bonitas áreas verdes e regiões montanhosas que podem ser apreciadas pelo viajante que não abre mão de ter aqueles momentos de contato com a natureza.
VOLGOGRADO
Volgogrado é a antiga cidade "Stalingrado", que teve papel muito importante durante a Segunda Guerra Mundial – foi lá que os nazistas foram impedidos depois de ocuparem muitas cidades da Rússia. Ou seja, para quem gosta de história, a cidade pode ser um prato cheio. Principalmente o Memorial do Monte Mamaev, construído em homenagem aos soldados que morreram na batalha de Stalingrado (operação militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças russas).
SARANSK
A cidade de Saransk é também uma das desconhecidas que agrupa a lista de 11 cidades-sedes, mas tem tudo para se destacar – o governo tem feito melhorias para atender os turistas que vão para a Copa do Mundo. Seu estádio, que começou a ser construído antes mesmo de serem anunciadas as cidades escolhidas, e sua arquitetura são destaques por lá.
SAMARA
Samara, na Rússia, seria apenas mais uma cidade na lista se não ostentasse o título de ter o maior rio da Europa cortando seu território – estamos falando do Rio Volga, que passa pela cidade, deixando a paisagem ainda mais bonita. O local fica a 17 horas de trem de Moscou. Falando nisso, o passeio de trem é uma atração à parte, já que o transporte conta com camas e restaurante. Ou seja: além de conhecer uma cidade nova, é possível vivenciar a experiência de dormir em uma locomotiva.
IECATERIMBURGO
A cidade de Iecaterimburgo pode surpreender quem gosta de conhecer lugares novos. Ela é a mais ocidental de todas as cidades da lista, ou seja: a mais distante da capital Moscou. Iecaterimburgo possui algumas atrações incríveis para os turistas, como a vista do Edifício Vysotsky, considerado o segundo mais alto do país fora de Moscou, e o monastério Ganina Yama, construído em homenagem aos membros da família do czar Nicolau II que foram assassinados.
ROSTOV-ON-DON
A cidade de Rostov está situada na região sul da Rússia e às margens do rio Don. Por lá, encontramos uma rua icônica: a que leva o nome do grande poeta russo Alexander Pushkin, que é considerado um dos maiores nomes da história da literatura do país! Deve-se ter cuidado para não confundir com Rostóv Veliki, ou Rostóv Grande, que são outras cidades com nomes parecidos.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 31 Out 2017.