A New7Wonders, mesma fundação responsável pelas 7 Maravilhas do Mundo Moderno e as 7 Maravilhas Naturais do Mundo, também promoveu uma votação para determinar as 7 Wonder Cities of the World, ou 7 Cidades Maravilhosas do Mundo. Centenas de milhões de pessoas ao redor de todo o mundo votaram entre 2012 e 2014.
Foram mais de 1200 indicadas e a competição foi acirrada – afinal, o mundo está cheio de cidades maravilhosas. Mas 7 delas ganharam, e o Guia da Semana conta um pouquinho mais sobre cada uma delas aqui. Confira e escolha qual você quer conhecer primeiro:
La Paz | Bolívia
La Paz (também conhecida como Chuqi Yapu, em aimará, um idioma nativo da região), é a capital da Bolívia e tem cerca de 800 mil residentes. Fundada em 1548 por um conquistador espanhol, a cidade já passou por diversas revoltas. Uma delas, em julho de 1809, deu início às guerras de independência da América Espanhola. Hoje, a cidade se destaca por suas inúmeras estruturas coloniais, como a Catedral Metropolitana; seus mercados de rua singulares, como o Mercado das Bruxas; sua intensa vida noturna; e sua topografia única, que garante ótimos mirantes para a cidade e os arredores, como a bela Cordilheira Real.
Doha | Qatar
A mais jovem da lista, Doha, foi fundada em 1820 e só virou a capital do Qatar em 1971, quando o país conquistou sua independência. Mais da metade da população do país vive em Doha, que também é o centro econômico e cultural do Qatar. A cidade tem praias, museus, restaurantes, prédios de vários estilos arquitetônicos e foi escolhida para sediar diversos eventos, incluindo a próxima Copa do Mundo, em 2022. Lá, você também encontra a Cidade da Educação, uma área de 14 quilômetros quadrados voltada inteiramente às diversas áreas da pesquisa e da educação, com escolas e campi de algumas das faculdades mais importantes do mundo.
Vigan | Filipinas
A região onde hoje está Vigan, nas Filipinas, já era um ponto de comércio dos chineses e outros reinos asiáticos muito antes da chegada dos espanhóis, no século 16. A cidade sobreviveu a revoltas e invasões, inclusive do Japão durante a Segunda Guerra, e hoje se destaca por conservar diversas estruturas coloniais e preservar sua arquitetura única, que mistura elementos filipinos e orientais com europeus.
Kuala Lumpur | Malásia
Kuala Lumpur é a capital e a maior cidade da Malásia - é lá que ficam o Parlamento e a casa da Família Real, ainda que os poderes executivo e judiciário fiquem na cidade de Putrajaya. Com quase dois milhões de habitantes, é uma das regiões metropolitanas de mais rápido crescimento do Sudeste Asiático, em termos de população e economia. Além de museus, mercados e resorts, a cidade é famosa pelas Petrona Towers, o maior par de torres do mundo, construído em 1998 com mais de 450 metros de altura. Os visitantes podem visita-las e apreciar a vista do mirante no 86º andar, a 370 metros do chão.
Havana | Cuba
A cidade de Havana, capital de Cuba, foi fundada pelos espanhóis no século 16 e, graças a sua posição estratégica, serviu, por muito tempo, de ponto de parada para os navios que vinham da Espanha para a América e vice-versa. Seu centro histórico é um Patrimônio Mundial da Unesco e é visitado por mais de um milhão de turistas anualmente – com um número cada vez mais crescente. Ela se destaca por sua história, cultura, arquitetura e monumentos, além de seu clima tropical e suas praias.
Durban | África do Sul
Durban é uma das maiores cidades da África do Sul, ficando atrás somente da Cidade do Cabo e de Joanesburgo. É um dos lugares preferidos pelos turistas no país, devido ao seu clima ameno subtropical e suas extensas praias. O primeiro registro da área por um europeu foi feito pelos homens de Vasco da Gama, que navegou paralelamente à região enquanto explorava rotas entre a Europa e as Índias, mas a cidade só foi fundada em 1824, quando 25 homens britânicos receberam ordem para estabelecer um assentamento ali.
Beirute | Líbano
A cidade mais antiga da lista ganha em disparada – no fim do século 20, arqueólogos encontraram resquícios de quase cinco mil anos de civilizações sucessivas e acredita-se que sua fundação oficial se deu por volta do ano 3000 a.C, antes de Jerusalém, Atenas ou Damasco, por exemplo. Beirute, hoje capital do Líbano, foi dominada por romanos, muçulmanos e otomanos e visitada por muitos outros povos como os bizantinos - e guarda tudo isso de história. Não é à toa que a cidade tenha tantos museus e que até os dias de hoje esteja cheia de diversidade.
Atualizado em 12 Abr 2018.