As Dolomitas são uma cordilheira nos Alpes da Itália, consideradas Patrimônio Mundial da UNESCO. A área abrange cinco províncias, Trento, Bolzano, Belluno, Udine e Pordenone, além de contar com picos com mais de três mil metros de altura.
Para chegar às Dolomitas, a melhor forma é ir até Veneza (cidade com aeroporto mais próxima) e de lá embarcar e uma gostosa viagem de carro em direção aos Alpes. Durante o inverno ou no verão, os turistas escolhem a região para desfrutar da beleza da paisagem, das trilhas, esportes ao ar livre e curtir o charme das pequenas cidades próximas às montanhas.
Seja para fugir do tradicional roteiro pela Itália ou quem sabe para descobrir lugares diferenciados, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer na região das Dolomitas, na Itália:
TRENTO
Trento é uma das principais cidades da região aos pés das Dolomitas. O destino é um daqueles lugares cheios de surpresas, dentre elas o Castello del Buonconsiglio, que nasceu como uma fortaleza defensiva no século XIII, e o MUSE [Museu da Ciência], um marco da arquitetura italiana contemporânea.
CORTINA D'AMPEZZO
Cortina D'ampezzo faz parte do roteiro badalado das Dolomitas e é a principal escolha de hospedagem para quem quer curtir a região em grande estilo. Só a paisagem incrível, cercada pelos picos rochosos, já seria motivo suficiente para conhecer o destino. Porém, além disso, o local ainda conta com um centro histórico, diferentes resorts cinco estrelas e restaurantes badalados. Não é para menos que a cidade é considerada o lugar mais VIP dos alpes italianos.
LAGO MISURINA
Um dos passeios bate-volta que vale a pena fazer na região é a visita ao Lago Misurina. A paisagem por si só já é motivo suficiente para a visita, mas, para os aventureiros, é possível fazer trilhas, praticar esportes aquáticos (durante o verão) ou até mesmo patinar no lago (durante o inverno). Ao redor, encontram-se alguns hotéis de luxo.
BOLZANO
Bolzano é considerado a 'porta das Dolomitas' e por isso é parada obrigatória para quem está na região. Uma das facilidades do destino é que ele abriga todas as facilidades de um centro urbano, com lojas, restaurantes e hotéis, mas sem perder o charme de cidade da montanha. A região onde se situa o local já pertenceu à Àustria, por isso, o turista encontra detalhes que lembram o país – desde as construções até sua cultura e idioma.
VAL DI FUNES
Val di Funes é uma pequena região pertencente a Bozano e é até difícil dizer qual dos lugares é mais charmoso e bonito. Trata-se de um vale que fica em meio às Dolomitas e pode ser definido como um pedacinho da Itália que tem muito mais cara de Suíça ou de Áustria, tanto em relação ao cenário quanto à cultura local. É lá que está o Vilarejo de Santa Maddalena, formado por casinhas coloridas e com arquitetura tipicamente germânica.
BELLUNO
Belluno, considerada uma das cidades Italianas com melhor qualidade de vida, é também um dos lugares mais buscados pelos turistas que querem curtir um tradicional 'vilarejo' nas montanhas. Conhecida como “a Pequena Veneza das Montanhas”, o destino é formado por construções imponentes, palácios elegantes e detalhes que lembram a arquitetura veneziana.
MADONNA DI CAMPIGLIO
Madonna Di Campiglio é o lugar certo para ir durante o inverno, já que abriga as melhores e mais badaladas estações de esqui das Dolomitas. São muitas opções de pistas dos mais diferentes níveis, mas também é possível curtir toda a comodidade de um resort em meio às montanhas nevadas. Para deixar tudo ainda melhor, restaurantes charmosos e a paisagem incrível completam a experiência.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 3 Jun 2019.