Para quem gosta de lugares paradisíacos, conhecer as Ilhas Baleares no litoral da Espanha, é uma viagem e tanto. Formada por um arquipélago em meio ao mar mediterrâneo, o local conta com quatro ilhas principais, sendo elas: Maiorca, Minorca, Ibiza e Formentera. Donas de uma beleza indiscutível, as ilhas oferecem aquele clichê que todo mundo ama: praias paradisíacas de águas turquesas com uma areia branquinha.
Não é à toa que o destino é um dos mais procurados durante o verão europeu: festas badaladas parecem casar perfeitamente com o clima tropical paradisíaco. Seja para sonhar com o destino ou para planejar suas próximas férias na Europa, o Guia da Semana te conta sobre o local e suas quatro ilhas paradisíacas. Confira:
COMO CHEGAR?
DE AVIÃO: As Ilhas Baleares possuem três aeroportos internacionais espalhados por suas ilhas principais, estando eles em Maiorca, Minorca e Ibiza. Há muitas conexões entre as cidades espanholas e esses aeroportos, sendo no verão europeu a época mais fácil de encontrar vôos partindo de outros lugares da Europa. A Ilha de Formentera não possui aeroporto, mas balsas fazem o trajeto (partindo de Ibiza), que costuma durar 20 minutos.
DE FERRIES: Outro jeito de chegar até as Ilhas Baleares é de ferrie, espécie de balsa que leva os turistas através do oceano. Eles costumam sair de diversas cidades litorâneas da Espanha, sendo as mais comuns Barcelona e Valência. Entre as ilhas do arquipélago o transporte também funciona e pode ser uma alternativa mais barata para quem quer conhecer todas as ilhas sem gastar tanto de avião.
MAIORCA
Considerada a maior ilha do arquipélago, Maiorca é aquele destino perfeito para conhecer um pouco sobre uma cultura diferente e de quebra se deparar com diversas praias bonitas. O local costuma ser porta de entrada para quem vai explorar as Ilhas Baleares, já que conta com um aeroporto internacional que costuma receber vôos de diversas partes da Europa.
Se você gosta de cidades históricas não pode deixar de conhecer a capital Palma de Maiorca. Suas ruas estreitas, originárias da Idade Média, seus palácios, suas igrejas, contam histórias e escondem tesouros que serão descobertos pelo viajante. Já para quem quer curtir praias belíssimas, a costa sul é a melhor pedida. Uma das favoritas é a Cala Romântica.
MENORCA
A segunda maior ilha do arquipélago - e a mais sossegada - é a Ilha de Menorca, que significa "ilha menor que Maiorca". Com 256 km de costa repleta de praias paradisíacas, o local é o convite perfeito para quem quer relaxar e curtir paisagens de tirar o fôlego! Mas engana-se quem pensa que só de praias bonitas é formada a Ilha - cidades históricas e ruínas fazem de lá uma das cidades da Europa mais incríveis para quem quer aprender história.
Não deixe de visitar Naveta de Es Tudons, antigo cemitério pré histórico onde foram encontrados diversos túmulos e artefatos históricos importantes. A costa sul da Ilha tem baías menores, chamadas de "calas", com areia branquinha e água turquesa, enquanto ao norte encontramos praias com faixas de areia laranjas, vermelhas e negras e mar alguns tons mais escuro. Vale a pena ver um pouco das duas.
IBIZA
Considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, Ibiza é uma pequena ilha do Mediterrâneo da Espanha que, durante o verão, vira ponto de encontro entre famosos e pessoas do mundo inteiro em busca de festas e agitação. Com praias paradisíacas e muitas baladas, por lá a diversão é garantida.
Considerada uma das praias mais bonitas de Ibiza, Comte é certamente um verdadeiro paraíso na terra. Com formações rochosas e águas cristalinas de cor turquesa, o local encanta por sua beleza. Durante o mês de julho e agosto, um lugar na areia costuma ser disputadíssimo, mas nada que tire a graça da paisagem - que tem o melhor pôr do sol da ilha!
FORMENTERA
A menor de todas as Ilhas do Arquipélago, Formentera é dona das águas mais cristalinas e deslumbrantes do mediterrâneo. Localizada a apenas 30 minutos de ferry de Ibiza, é considerada um destino mais tranquilo para curtir as férias, sem deixar de lado a agitação do verão europeu. Ao contrário dos demais lugares, as praias de lá possuem um estilo mais selvagem - sem muita infraestrutura.
A praia mais bonita e mais famosa de lá é Ses Illetes, uma enseada formada por águas cristalinas e um mar azul sem igual. Embora a água seja bem gelada, vale a pena se aventurar para desfrutar dessa maravilha natural. Para quem gosta de história, existem três conjuntos históricos muito importantes, sendo eles: Sant Francesc Xavier, Sant Ferran de ses Roques e Pilar de la Mola. Por lá encontramos torres de defesa, faróis, igrejas, casas típicas, moinhos, entre outros monumentos culturais e históricos muito importantes na ilha.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 17 Set 2019.