A Sicília é uma ilha de encantos. Hoje parte da Itália, bem ali no pé da bota, a região já foi lar de muitos povos e espaço de desenvolvimento de diversas culturas. A mistura de diferentes histórias, gastronomias, arquiteturas com fascinantes paisagens naturais que vão de praias paradisíacas a dramáticas falésias faz da ilha um dos pontos mais cobiçados pelos turistas que vão à Itália.
Para convencê-lo a visitar a Sicília ou ajuda-lo a preparar o roteiro para a sua próxima viagem, o Guia da Semana reuniu algumas dicas sobre as nove províncias sicilianas. Confira:
Agrigento
Agrigento não é o principal destino turístico da Sicília, mas esconde sítios arqueológicos importantíssimos. O ponto turístico mais famoso é o Vale dos Templos, que fica a três quilômetros da capital homônima da província e compreende as ruínas da cidade grega de Akragas, o muito bem preservado Tempio della Concordi e muito mais. Outro ponto turístico famoso é a Escada dos Turcos, uma falésia rochosa de cor branca que lembra uma escada.
Caltanissetta
Quem gosta de uma imersão na natureza, precisa visitar Caltanissetta quando for à Sicília. Por estar localizada em uma reserva natural, a província guarda belíssimas paisagens naturais com bosques, rios, lagos e uma ou outra ponte de conto de fadas. Sua capital também guarda muito da cultura dos povos que por ali passaram como gregos, árabes e franceses, além de museus, igrejas e ruínas de castelos.
Catania
Situada na costa leste da Sicília, essa província é uma das mais famosas da ilha. Aos pés do famoso vulcão Etna, a região sobreviveu a muitas erupções. Hoje você pode conferir, por exemplo, a Basilica Cattedrale Sant’Agata, construída originalmente em 1078, ou o Castelo Ursino, um castelo construído no século 13, que hoje abriga um museu. Um passeio comum entre os turistas que visitam Catania é subir no Monte Etna e admirar o maior vulcão ativo da Europa lá de cima. Também é uma ótima opção para amantes de vinho.
Enna
A capital homônima de Enna é a capital mais alta da Sicília, e isso garante belos mirantes. O mais conhecido é a Rocca di Cerere, uma grande pedra no alto de uma colina. Outros pontos famosos são o belo Lago Pergusa, o fascinante Castello di Lombardia e a enorme Catedral de Enna. A região recebe muitos turistas durante a Semana Santa, quando acontecem diversos eventos e rituais renascentes da dominação espanhola.
Palermo
A comuna de Palermo, capital da província de Palermo, é também a capital da Sicília. A região foi caminho de diversas rotas comerciais do mediterrâneo e por ali passaram fenícios, romanos, bizantinos, gregos, árabes, normandos e espanhóis. É de se esperar que ela guarde, portanto, uma grande quantidade de história, cultura e gastronomia. Entre as visitas imperdíveis está a igreja La Martorana, que guarda mosaicos do século 12 ou mesmo a galeria de arte contemporânea do Palazzo Riso, além da comuna de Cefalù, com belíssimas e agradáveis praias. É lá também que você vai encontrar deliciosos restaurantes e uma empolgante vida noturna.
Messina
Messina é onde a balsa deixa os turistas quando eles vêm do continente para a Sicília. Sua capital sofreu com diversas catástrofes naturais ao longo do tempo e quase tudo foi destruído. Não é lá que você vai encontrar um centro histórico e diversos edifícios bizantinos ou romanos. Mas explorar a região vale muito a pena. Uma dica é visitar o Cemiterio Monumentale di Messina, uma dos cemitérios mais bonitos da Europa, com artísticas tumbas construídas no século 19. Outra sugestão é visitar a pequena e antiga cidade de San Marco d’Alunzio, que faz parte da associação de Aldeias Mais Bonitas da Itália.
Ragusa
A sedutora capital de Ragusa tem um pedaço novo, construído no século XVIII, e um antigo, a Ragusa Ibla, cheia de fascinantes ruas apertadas que levam a enormes praças, além de igrejas, castelos e incrível arquitetura por todo canto. Para fora da cidade, você encontra mais castelos, sítios arqueológicos, museus, uma gruta e boas praias.
Siracusa
Siracusa tem sido redescoberta pelos locais e pelos turistas. Um passeio indicado é caminhar e se perder pelo centro velho da capital, Ortygia, uma pequena ilha conectada à terra principal através de três pontes, ideal para amantes de arquitetura. Um pouco fora da cidade, você encontra o Parque Arqueológico da Neapolis, que guarda ruínas de um teatro grego construído milhares de anos antes de Cristo.
Trapani
Trapani tem belas paisagens costeiras, bons restaurantes e, claro, muitas igrejas e torres fascinantes, como a Torre di Fedreico, encravada em uma montanha em Érice, outras das aldeias mais belas da Itália. Outra comuna famosa em Trapani é San Vito Lo Capo, uma cidade cheia de jardins que acompanha uma costa com algumas das praias mais bonitas da Europa.
Atualizado em 15 Mai 2018.