Considerado a porta de entrada para os turistas que visitam a Rússia pela primeira vez, Moscou é certamente é um dos lugares mais conhecidos de todo o país. E não é para menos: são tantas atrações turísticas e tantos lugares que vale a pena conhecer que qualquer um fica encantado pela cidade.
Quer saber mais? Confira nossa galeria com os 8 lugares imperdíveis para conhecer em Moscou:
Kremlin de Moscou
No centro de Moscou está um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e do país: o Kremlin de Moscou. Cercada por muros altíssimos, a fortaleza é a sede do governo e residência oficial dos chefes de Estado da Rússia. Existem diversos kremlins espalhados pela Rússia (eles foram construídos a fim de proteger o longo território), mas o mais famoso certamente é o de Moscou. Lá, o turista encontra museus, arsenais de armas e diversas outras atrações históricas.
Catedral de São Basílio
Bem em frente ao Kremlin está localizada outra atração bem famosa em Moscou: a Catedral de São Basílio. Suas cúpulas coloridas chamam a atenção dos turistas que desembarcam na cidade. E não é para menos: a igreja ortodoxa foi construída a mando de Ivan, o Terrível, em comemoração à vitória na batalha Kazan, em 1552. Ela tem ao todo nove capelas, sendo oito delas pertencentes ao projeto original. Vale a visita!
Mausoléu de Lênin
Você já imaginou visitar o túmulo de uma pessoa que morreu há mais de 100 anos? Esse passeio bem curioso é uma das atrações para quem visita Moscou pela primeira vez. Trata-se de um Mausoléu construído do lado de fora do Kremlin em homenagem a Lênin, líder da revolução de 1917 na Rússia. O corpo de Lênin foi totalmente preservado através de uma técnica secreta que desperta muitas dúvidas, já que aparenta estar em perfeito estado - alguns dizem que é um boneco de cera (o que é negado pelo Kremlin).
Praça Vermelha
A Praça Vermelha é aquela parada obrigatória para todos que visitam Moscou. Afinal, ela abriga os três pontos turísticos descritos anteriormente: Kremlin, Igreja de São Basílio e Mausoléu de Lênin. Para quem “ainda” acha pouco, o local também era palco de desfiles do governo durante a época da Guerra Fria e entrou para história diante de tantos acontecimentos marcantes. Nos dias de hoje, ela abriga shows, festivais e muito mais.
Museu Pushkin
Gosta de artes? Então você precisa conhecer o Museu Pushkin, considerado o maior museu da Rússia quando o assunto são obras de artes. Seu acervo conta com mais de 500 mil quadros, esculturas e fotografias.
Teatro Bolshoi
O Teatro Bolshoi certamente é uma das casas de arte mais conhecidas do mundo todo e referência quando o assunto é o ballet. Não é à toa que bailarinos do mundo inteiro almejam estudar lá – o espetáculo e a maestria dos movimentos deixam qualquer um encantado. Sua fachada apresenta uma arquitetura incrível, sem mencionar o interior do teatro, que conta com diversos ornamentos e decorações. Para garantir o ingresso de um dos espetáculos da casa é necessário planejamento, pois todos os turistas que visitam Moscou desejam conhecer de perto a atração.
Catedral Cristo Salvador
A Rússia é conhecida pela quantidade de igrejas dedicadas à religião ortodoxa, mas certamente quase nenhuma se compara a Catedral Cristo Salvador. O imponente templo fica próximo do Kremlin, sendo uma ótima pedida de passeio a pé pela cidade. O local foi erguido a mando do czar Alexandre I para celebrar a derrota de Napoleão e a vitória do exército Russo, em 1812.
Jardim de Alexandre
Além dos museus e pontos turísticos já citados, outro passeio bacana é a visita aos Jardins de Alexandre. Localizada no centro da cidade, a atração é uma ótima opção de passeio ao ar livre – perfeito para observar as belezas e cores das flores. O local foi inaugurado em 1821 para celebrar a vitória da Rússia sobre as forças napoleônicas em 1812. A grande curiosidade é que até um rio precisou ser redirecionado para abrir lugar. Legal, né?
Atualizado em 24 Jan 2019.