Quem é apaixonado por vinho sabe que nada melhor do que viajar para um destino que oferece o melhor do enoturismo, certo? A cidade de Bordeaux, na França, leva o vinho bem a sério: além de ser uma das maiores produtoras do mundo, a região abriga um incrível parque temático dedicado à bebida.
Conhecido como La Cité du Vin (Cidade do Vinho), o espaço tem como objetivo tratar o vinho sob todos os seus ângulos e atingir um público que vai do jovem leigo e encantado ao mais expert apreciador. A construção do espaço no interior da França tem dois objetivos: estimular o turismo crescente na região e fazer de lá a capital internacional do vinho.
Seja para mergulhar de cabeça no universo do vinho ou simplesmente conhecer mais um espaço dedicado à bebida, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer na Cidade do Vinho em Bordeaux. Confira:
A ESTRUTURA
À primeira vista, a arquitetura futurista da Cidade do Vinho causa um certo impacto: uma imensa estrutura de metal se ergue com curvas distintas. O prédio principal foi construído pelo arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières e diz respeito ao vinho, é claro – as curvas imitam o balanço da bebida em uma taça.
Mais do que um museu ou um espaço dedicado ao enoturismo, a Cidade do Vinho foi construída para ser um verdadeiro parque de diversões para quem se interessa pela bebida. Ao todo foram investidos mais de 80 milhões de euros, que foi custeado pelos produtores de vinho e governo da França. São mais de 13 mil metros quadrados para explorar!
DETALHES
O que seria de um espaço temático se não fossem os mínimos detalhes? Eles deixam a experiência ainda mais enriquecedora e transportam os visitantes para outro mundo. Não é diferente na Cidade do Vinho: o parque oferece uma verdadeira imersão no mundo dos vinhos e isso pode ser observado do chão até o teto.
Na sala de degustação, por exemplo, os visitantes são surpreendidos por um teto feito de decanters, espécie de recipiente de cristal utilizado como um filtro que separa a bebida dos sedimentos. É incrível!
EXPOSIÇÃO INTERATIVA
Para conhecer mais sobre a história do vinho, bem como suas curiosidades e fatos, o parque reserva um espaço especial para exposições interativas. Muito mais do que ver, os visitantes conseguem tocar e sentir cada item ali exposto, tornando o espaço sensitivo, que faz com que cada pessoa tenha uma percepção diferente.
Este espaço recebe mostras temporárias e fixas, como acontece com a exposição “Vinho e Amor”, com projeções de Baco e Vênus, que podem ser vistas enquanto os visitantes relaxam em sofás aveludados. Outro destaque fica por conta do espaço em que é possível tentar adivinhar quais elementos estão presentes em certas bebida – alguns são tão inusitados que fazem qualquer um se surpreender.
ADEGA DA CIDADE DO VINHO
Qualquer vinícola que se preze conta com um lugar onde são armazenadas as garrafas de vinho, certo? Na Cidade do Vinho não é diferente: os visitantes conseguem visitar a super adega com a ajuda de um guia, que conta com áudio em oito línguas. Por lá, é possível descobrir rótulos novos e tradicionais, bem como ter uma verdadeira aula sobre as garrafas ali expostas. Vale ressaltar que a maioria dos rótulos são apenas para visualização, mas há garrafas que podem ser compradas diretamente na loja do parque.
PLANEJE SUA VISITA
Para visitar o Parque do Vinho, é necessário comprar o ingresso antecipadamente pelo site. Existem diferentes tipos de ingresso que dão acesso a diversas sessões e workshops. Se o objetivo da visita é ter uma visão geral da Cidade do Vinho, o ingresso que dá acesso às exposições e ao espaço de degustação sai em torno de 20 euros.
Clique AQUI para ver as opções de ingressos e preços.
APROVEITE E CONHEÇA BORDEAUX
Bordeaux é o destino dos sonhos de quem gosta de lugares charmosos e românticos. Por lá, o turista encontra ruelas e avenidas incríveis, grandes pontos turísticos, ótimos restaurantes e uma cidade repleta de pontos turísticos exuberantes. Com ares medievais, o local conta com atrações que vão desde o agito de bares a incríveis museus e obras de arte.
A apenas 30 minutos de Bordeaux está a pequena e charmosa cidade de Saint Emillion, que e é uma incrível opção de passeio bate e volta para quem quer degustar vinhos deliciosos e conhecer uma cidadezinha recheada de história. Andar por suas ruelas é como ser transportado para o passado: lojinhas de vinho, chatêaus e restaurantes charmosos são algumas das atrações.
+ ENCONTRE SUA HOSPEDAGEM EM BORDEAUX.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 10 Jul 2019.