Considerado o destino mais católico de todo o mundo, o Vaticano é o lar do Papa e abriga um verdadeiro museu a céu aberto. Com 44 hectares e menos de 1000 habitantes, ele é considerado o menor país do mundo, tanto em tamanho quanto em população (o Vaticano é uma cidade-Estado soberana dentro de Roma). Ou seja, para conhecer o Vaticano, não é preciso muito mais do que 2 dias – museus, pontos turísticos e igrejas são algumas das atrações.
É difícil não se arrepiar ao entrar na Basílica de São Pedro e ao se deparar com as pinturas de Michelangelo na Capela Sistina. As ruas do micropaís também chamam a atenção: a arquitetura dos edifícios ao redor é um dos pontos altos do passeio.
Para te ajudar a programar a sua visita ou quem sabe sonhar em conhecer a terra do Papa, o Guia da Semana fez uma lista com tudo o que você precisa saber sobre o Vaticano:
PRAÇA DE SÃO PEDRO
A Praça de São Pedro é um dos pontos mais conhecidos do Vaticano e onde os fiéis podem ver a tradicional aparição pública do Papa. A cerimônia é realizada duas vezes na semana, dependendo da agenda do Papa. Por isso, se seu objetivo é vê-lo, vale a pena conferir se ele estará por lá.
O obelisco no meio da praça é herança de uma antiga época onde aconteciam lutas de gladiadores e execuções públicas. O espaço foi soterrado pelo Vaticano, restando apenas o símbolo. Como muitas pessoas morreram e foram enterrados nas proximidades, na construção do Vaticano foram encontradas tumbas datadas de até 2.000 anos atrás – dizem que é em uma delas que está enterrada Pedro, o apóstolo de Cristo que dá nome à praça. Para quem tem curiosidade, é possível visitar a Necrópole através de uma autorização prévia – peça aqui ou faça um tour virtual aqui.
BASÍLICA DE SÃO PEDRO
A Basílica de São Pedro é o principal atrativo da Praça de São Pedro e uma das paradas obrigatórias para quem visita o Vaticano. A Igreja de São Pedro original foi construída no século IV pelo imperador romano Constantino. Por estar praticamente devastada, a construção foi demolida pelo Vaticano, que construiu uma nova basílica em cima da original. Projetada por ninguém menos que Michelangelo, o local é um verdadeiro espetáculo ao ar livre.
Para visitar o interior da Basílica, que tem entrada gratuita, é preciso se atentar à vestimenta: roupas que mostrem o ombro e o joelho não são permitidas. O local fica aberto todos os dias, das 07h às 18h. vale ressaltar que entre os meses de abril e setembro, a visita se estende até às 19h.
Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, a construção é rica em detalhes e obras de arte, que deixam qualquer um encantado. Logo na entrada é possível ver “Pietá”, de Michelangelo. Para esticar o passeio, a dica é subir até o domo na igreja e observar a cidade do alto. Para isso, é preciso comprar um ingresso especial, que custa cerca de 7 euros.
TÚMULO DO PAPA JOÃO PAULO II
Muitos devotos que visitam o Vaticano têm como objetivo conhecer de perto o túmulo do Papa João Paulo II. O local se tornou uma espécie de símbolo sagrado da fé e lugar para fazer pedidos e orações. O túmulo fica no subterrâneo da Basílica de São Pedro e é muito fácil achar sua entrada, embora por lá não exista muitos atrativos e ornamentos.
CAPELA SISTINA E MUSEU DO VATICANO
Um dos pontos mais aguardados por quem visita o Vaticano é certamente a Capela Sistina. Localizada dentro do Museu do Vaticano, ela é um verdadeiro tesouro (de valor inestimável). O lugar foi pintado por ninguém menos que Michelangelo e é lá que estão alguns dos símbolos mais famosos de todo o Cristianismo: “Criação de Adão”, onde Deus e Adão esticam seus braços e se tocam através do dedo indicador. Não tem como não ficar de boca aberta ao entrar na sala repleta de obras.
Antes disso, o visitante percorre o Museu do Vaticano, que guarda relíquias e marcas do passado. Seus objetos são datados de mais de 2 mil anos de idade e é um ótimo roteiro para quem gosta de história. Após todo esse caminho, uma incrível escada espiral leva o visitante para a saída.
Para o Museu e a Capela é necessário comprar um bilhete, que custa em média 18 euros por pessoa. O ingresso pode ser adquirido online.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 7 Abr 2019.