O Cristo Redentor fica a 709 metros acima do nível do mar. O topo de sua cabeça, portanto, atinge uma altitude de quase 750 metros. Olhando lá de baixo, da praia, ele parece estar bem alto, né? Mas ele ainda está bem mais perto do nível do mar do que o topo do prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, que aliás vai perder o posto em 2019 para o prédio de um quilômetro de altura, o Jeddah Tower.
Os prédios mais altos do mundo são dignos de admiração mesmo por fora, e todos eles recebem visitas e oferecem vistas fantásticas. Para os amantes de altura, o Guia da Semana listou algumas curiosidades sobre os 10 prédios mais altos do mundo. Confira:
1. Burj Khalifa | Dubai, Emirados Árabes Unidos
Construído em 2010, o Burj Khalifa mantém, desde então, o posto de prédio mais alto do mundo, com mais de 160 andares e 828 metros de altura. O prédio é tão alto que, em Dubai, você pode assistir ao sol se pondo duas vezes em um mesmo dia. Primeiro, no nível do solo, depois, você sobe até um mirante, e o vê indo embora de vez. A torre pode ser vista de qualquer lugar da cidade e às vezes se perde em meio às nuvens. O arranha-céu tem escritórios, apartamentos e um hotel, além de mirantes em diversos andares, cafés e restaurantes.
2. Shanghai Tower | Xangai, China
O segundo prédio mais alto do mundo, consideravelmente menor que o primeiro, tem 632 metros de altura, foi construído em 2015 e fica em Xangai. Pode ser o segundo em altura, mas, de acordo com seus construtores, é o primeiro em sustentabilidade. Você pode visitar o Shanghai Tower, seu restaurante e seus observatórios, mas admirá-lo por fora já vale a pena, pois sua aparência curvada e retorcida impressiona qualquer um.
3. Abraj Al-Bait | Meca, Arábia Saudita
O terceiro prédio mais alto do mundo tem também o maior relógio em uma torre do mundo e fica na cidade de Meca, na Arábia Saudita. O Abraj Al-Bait, de 601 metros, faz parte de um complexo de sete torres de mais de 200 metros de altura – todas mais altas que o prédio mais alto do Brasil, que tem menos de 180 metros. O prédio também guarda um dos hotéis mais altos do mundo, um dos restaurantes mais altos do mundo e, já que recorde nunca é pouco, fica bem pertinho da maior mesquita do mundo.
4. Ping An Finance Centre | Shenzhen, China
O Ping An Finance Centre pode não ser tão famoso quanto os primeiros desta lista, mas detém o posto de quarto maior prédio do mundo, com 600 metros de altura. Assim como seus compatriotas chineses, o prédio tem certificação de sustentabilidade no que se refere a uso de energia e outros recursos. Você pode visitar o Free Sky, um deque de observação, a 541 metros de altura e ter uma visão panorâmica da cidade de Shenzhen, que não é tão famosa, mas cresceu vertiginosamente em pouquíssimo tempo e ostenta em arquitetura moderna, gastronomia e vida noturna.
5. Lotte World Tower | Seul, Coreia do Sul
Concluída em 2017, a Lotte World Tower assumiu o posto de quinto maior edifício do mundo e somou à beleza da magnífica capital sul-coreana, Seul. A torre tem 555 metros de altura, tem hotéis, apartamentos, escritórios e um observatório aberto para visitas a quase 498 metros acima do solo.
6. One World Trade Center | Nova York, EUA
Com 541 metros de altura, o One World Trade Center é o maior prédio do Hemisfério Ocidental e o sexto maior do mundo. Ele faz parte do novo complexo do World Trade Center, e, portanto, é voltado para os negócios, sendo a maioria dos pisos ocupada por escritórios. É claro, no entanto, que ele tem um observatório aberto ao público para que possamos admirar a cidade de Nova York do alto de 386 metros de altura.
7. CTF Finance Centre | Guangzhou, China
O CTF Finance Centre é também um prédio estritamente comercial, mas como todos os outros mais altos arranha-céus chineses, seus últimos andares guardam um deque de observação e um hotel. Do alto de 530 metros, o mirante desse edifício em Guangzhou não fica muito abaixo do observatório principal do Burj Khalifa, a 555 metros de altura.
8. Taipei 101 | Taipei, Taiwan
Taipei 101 foi o prédio mais alto do mundo, com 508 metros de altura, até 2010, quando foi destronado pelo seu colega árabe, mas ele ainda se sustenta como um dos prédios mais sustentáveis do mundo e se destaca por sua incrível arquitetura, pensada para se erguer acima dos outros como um talo de bambu. Você pode comprar ingressos no quinto andar, um shopping, e pegar o elevador para subir até o 89º em apenas 40 segundos para ver Taipei lá do alto, a 391 metros de altura.
9. Shanghai World Financial Centre | Xangai, China
Xangai, a terceira cidade mais populosa do mundo, é cheia de arranha-céus, para além de pessoas. Com 492 metros de altura, o Shanghai World Financial Centre se coloca na nona posição no ranking de edifícios mais altos do mundo. O observatório, a 474 metros de altura, fica logo acima do enorme e impressionante vão em sua estrutura.
10. International Commerce Centre | Hong Kong
Honk Kong é a cidade com o maior número de arranha-céus do mundo, ao todo são mais de 300 prédios com mais de 150 metros de altura – São Paulo, a primeira do Brasil, está em 48º no ranking mundial, com apenas 11. Construído em 2010, o International Commerce Centre é o mais alto dos arranha-céus em uma cidade de arranha-céus, com 470 metros de altura. O observatório aberto ao público fica a quase 388 metros de altura e garante uma vista incrível da cidade e do mar.
Atualizado em 7 Mar 2019.