Quando falamos em viajar para o Chile, Santiago e Atacama são primeiros destinos que vem à cabeça. Acontece que o país possui lugares tão incríveis quanto os famosos e que apresentam preços até mais acessíveis. É o que acontece com Pucón, cidade ao Norte do Chile, que guarda um verdadeiro tesouro da natureza: o maior vulcão em atividade na América do Sul.
Perfeito para conhecer durante o verão ou o inverno, o local é a pedida certa para praticar atividades ao ar livre e conhecer lugares bem inusitados. Assim como nas demais cidades chilenas, o brasileiro não precisa de visto nem passaporte para conhecer o local, basta levar um RG em bom estado.
Para te inspirar a conhecer um dos destinos mais incríveis da América do Sul, o Guia da Semana fez um roteiro de tudo o que você precisa conhecer em Pucón. Confira:
VULCÃO VILLARICA
O cartão-postal de Pucón é o Vulcão Villarica. Parte de sua fama se dá pelo fato dele ser considerado o maior vulcão em atividade da América do Sul - e um dos maiores do mundo. Tal fator só aumenta a curiosidade dos turistas que visitam a cidade e querem ver de perto o poder e magnitude dessa atração natural.
Não é à toa que um dos passeios mais procurados de Pucón é a escalada até o topo do Vulcão Villarica. O passeio pode ser feito tanto no verão quanto no inverno, quando está coberto de neve. Para quem não tem nenhuma experiência em trekking ou caminhada, a dica é fazer a subida durante o verão, já que o terreno é menos acidentado. Apenas quem contratou o serviço com agências de turismo podem fazer o trajeto, já que este exige maior cautela do que uma simples caminhada nas montanhas.
ESTAÇÃO DE ESQUI NO VULCÃO VILLARICA
Durante o inverno, a encosta do Vulcão Villarica se torna em uma incrível Estação de Esqui, sendo o roteiro preferido daqueles que gostam de esportes ao ar livre. As pistas são dividas em relação a dificuldade, sendo possível encontrar descidas para amadores e exprerts. Os próprios hotéis oferecem o transfer para a estação, que fica a cerca de 30 minutos do centro de Pucón.
Assim como nas regiões mais frias do planeta, a cidade recebe alguns atrativos especiais durante a temporada de inverno. Passeios de trenó, quadriciclo em meio a neve e patinação no gelo, entre outros passeios típicos da estação. A dica é reservar antes com as agências de turismo, para não correr o risco de esgotarem as vagas.
LAGO VILLARICA
Durante o verão, o Lago Villarica se transforma em um dos pontos mais concorridos da cidade. Isso porque lá encontramos uma larga faixa de água cristalina, perfeita para se refrescar e praticar esportes aquáticos. Praias de água doce são formadas e um lugar para se sentar na beirada se torna muito disputado. Para quem gosta de roteiros diferentes, caiaque, stand up paddle e andar de barco são algumas das opções oferecidas.
TERMAS GEOMÉTRICAS
A cerca de 30 km do centro de Pucón está localizado um paraíso mais do que imperdível: as Termas Geométricas. Trata-se de águas naturalmente aquecidas que brotam da terra, formando verdadeiros recantos para quem quer relaxar em meio a natureza.
A região em sí é conhecida pela grande quantidade de águas termais, por isso, o turista acaba encontrando muitas opções de roteiros. Para curtir um ambiente natural, rodeado por verde, o turista acaba investindo um pouco mais de dinheiro, mas que vale a pena ao se deparar com um cenário bem estruturado e paradisíaco.
EL LEON
Um dos pontos fortes de Pucón é a quantidade de passeios ligados à natureza, e o caminho até El Leon é um desses. Trata-se da maior queda d'água da região, que pode ser avistada através de uma caminhada em meio à floresta.
O roteiro é muito mais procurado durante o verão, já que existe a possibilidade de se refrescar e curtir um dia bem bonito. Mas se você ama trilhas, não deixe de conhecer o local mesma no inverno. O passeio pode ser agendado em uma das agências da cidade, que disponibilizam um guia turístico.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 26 Set 2018.