Você já ouviu falar em San Marino?! Trata-se do país mais antigo do mundo, localizado dentro da Itália, em cima de uma montanha. Com apenas 61 quilômetros quadrados de extensão, o local pode ser considerado também um dos menores países que existem, contando com apenas 30 mil habitantes.
Para quem gosta de lugares históricos e que fogem um pouco do roteiro tradicional de turismo, San Marino é o destino certo para você conhecer. Por isso, o Guia da Semana te conta tudo sobre esse lugar incrível e encantador. Confira:
HISTÓRIA
San Marino foi fundado em 301 d. C por Marino (mais tarde ele se tornou o santo que deu nome ao país), ao fugir das perseguições do Imperador Diocleciano. O local escolhido para constituir a pequena comunidade foi o Monte Titano, a 130 km de Bolonha, na Itália.
Historiadores atestam que o local recebe o título de país mais antigo do mundo uma vez que sua constituição foi reconhecida pelo Papa, em 1600! Embora seja tão antigo e incrível, só em 2008 ele foi considerado Patrimônio da humanidade pela UNESCO.
CITTÀ DI SAN MARINO
San Marino é dividido em oito pequenas cidades, sendo a mais visitada Città Di San Marino. O local abriga os principais pontos turísticos do país, como entrada em castelos e restaurantes supercharmosos. Como a maioria das atrações são pagas, a dica é adquirir o San Marino Card, que dá acesso com desconto em algumas atrações, além de 10% de desconto em restaurante e hotéis.
Suas pequenas ruazinhas de pedra, cercadas por muralhas e construções históricas, é um show a parte, sendo possível dedicar um dia todo (ou vários dias) para conhecer cada cantinho desse lugar. Por estar localizada no alto de um morro, o destino é perfeito para quem gosta de apreciar vistas incríveis – qualquer espaço se torna uma vista 360º do entorno do país.
CASTELLO DELLA GUAITA
Um dos cartões-postais de San Marino é o Castelo Della Guaita, conhecido por abrigar a Primeira Torre, a mais alta e mais antiga do país, construída no século 11. De lá, é possível ver os outros dois castelos da cidade. Sem falar que o local é um ótimo mirante para boas fotografias com a paisagem de fundo.
CASTELLO DE LA FRATTA
O segundo ponto turístico mais visitado de San Marino é certamente o Castelo De La Frata. Conhecido como Segunda Torre ou a Cesta, é lá que está o Museu de Armas em homenagem ao fundador da cidade, Marino. Além de toda a curiosidade e história que envolve o local, por lá é possível se ter uma visão privilegiada da Primeira Torre.
INFORMAÇÕES GERAIS
COMO CHEGAR? A forma mais fácil de chegar a San Marino é através de ônibus, partindo de Rimini, cidade mais próxima ao país. São 40 minutos de viagem. Além disso, é possível comprar passagens de ida e volta para o mesmo dia, sendo uma ótima opção para quem quer fazer passeio bate e volta.
QUANTO TEMPO FICAR? um dia é o suficiente para conhecer todo o país e seus pontos turísticos, mas também é possível esticar o passeio, se hospedar pela cidade e revisitar todos os lugares com mais calma.
QUANDO IR? a melhor época para visitar San Marino é durante o verão ou primavera, épocas em que o céu está mais limpo e dá para ver toda a paisagem.
TAX FREE: o país é Tax Free, ou seja, sem taxa de impostos sobre os produtos. Por isso, pode ser uma boa opção fazer umas comprinhas por lá.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 3 Fev 2019.