Verona, ao Norte da Itália, ganhou fama mundial após ter sido palco de uma das histórias de amor mais conhecidas do mundo e imortalizada por Willian Shakespeare: Romeu e Julieta. Por isso, o destino atrai milhares de turistas que vão até à cidade em busca do clima de romance e das histórias que cercam o local.
Porém, muito mais do que cenário de Shakespeare, o destino guarda inúmeros pontos turísticos que valem a visita, sem contar a gastronomia italiana que encanta a todos. A pequena cidade é o roteiro certo para um dia de viagem pela Itália.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 8 lugares que você precisa conhecer em Verona, na Itália. Confira:
PIAZZA BRÁ
A Piazza Brá é o principal ponto de Verona já que está instalada bem na entrada da cidade e ao lado de pontos turísticos famosos. O grande motivo da construção do espaço foi o Coliseu, localizado bem ao lado. No século XVII foram construídos palacetes ao redor do local, fazendo do local um ponto de encontro da burguesia. Hoje, a Piazza Brá é repleta de restaurantes e muitos turistas.
ARENA VERONA
Construída no começo do século I d.C., originalmente fora das muralhas da cidade, a Arena Verona é um anfiteatro romano feito em círculos concêntricos com blocos de calcário branco e cor de rosa. Sua grande conservação deve-se ao imperador Gallieno, que, em 265 d.C., a incluiu dentro das muralhas da cidade, protegendo o espaço das invasões bárbaras.
O "Coliseu" é considerado o terceiro maior do mundo e um dos mais bem preservados. Hoje, ele recebe apresentações de óperas e eventos graças à acústica do lugar – vale ressaltar que é possível visitar o local sem que haja nenhum evento.
PIAZZA DELLE ERBE
A Piazza delle Erbe é considerada por muitos turistas uma das mais bonitas de Verona, e motivos para esse título não faltam. Antigamente, o espaço abrigava um mercado de ervas, originando seu nome. Hoje, é espaço cultural, feirinha de artesanatos e um museu a céu aberto.
Com inúmeras construções coloridas ao seu redor, o lugar é puro charme. O grande destaque, entretanto, fica por conta de alguns pontos turísticos: o Palazzo Maffei, construído em 1668; a fonte Madona di Verona, que fica bem no meio da praça; o Leão de São Marcos, que fica no alto da coluna e simboliza o domínio de Veneza sobre Verona em 1405; e a Casa dei Mercanti, um prédio de 1301 típico de Verona.
TORRE DEI LAMBERTI
A Torre dei Lamberti faz parte da Piazza dele Erbe e oferece a possibilidade do turista ir até seu topo de elevador e observar a cidade do alto. Mais do que um mirante, o espaço é considerado um verdadeiro cartão-postal de Verona e parada obrigatória para quem gosta de ver a cidade por outros ângulos.
Construída na Idade Média, no século XII, o lugar foi um projeto inicial da família Lamberti e sua construção era bem mais baixa. Em 1403, um raio caiu sobre a torre destruindo sua ponta, fazendo com que a construção fosse restaurada, ganhando uma altura maior.
PIAZZA DEI SIGNORI
Saindo da Piazza delle Erbe está a Piazza Dei Signori, que também vale a visita. Trata-se de uma das praças mais famosas de Verona já que abriga pontos turísticos famosos. O espaço hospedava a corte dos Scaligeri (família della Scala) na Idade Média e sempre foi um local querido pelas famílias que mandavam na região - por isso tem o nome de “Praça dos Senhores”.
Bem no centro da praça está a estátua do maior poeta da língua italiana: Dante Alighieri. O autor de Divina Comédia ficou hospedado em Verona durante seu exílio e, por isso, uma homenagem bem em frente aos túmulos medievais dos Scaligeri foi feita.
CASA DA JULIETA
O principal atrativo de Verona, e um dos lugares mais procurados pelos turistas, é a Casa da Julieta. Trata-se de uma pequena vila construída no século 13 que pertencia aos Capello, uma família muito rica da cidade. De tijolos aparentes e dividida em três andares, o local ainda conta com um balcão, onde o casal conversava, e a estátua de Julieta feita em bronze pelo escultor Nereo Costantini.
Os turistas costumam deixar por lá bilhetinhos pelas paredes, anotações em canetas ou até mesmo cadeados do amor no portão, mas vale ressaltar que tais ações contribuem ainda mais para a depredação do lugar, que é patrimônio do governo.
CASTELO SAN PIETRO
Outra opção para quem quer ver a cidade do alto é a visita ao Castelo San Pietro, próximo a Arena Verona. Trata-se de uma antiga construção em cima das montanhas onde é possível se ter uma visão privilegiada da cidade e seu entorno. Muitos turistas aproveitam o local para admirar o pôr do sol. Infelizmente, a entrada no castelo não é permitida, mas o passeio vale a pena mesmo assim.
CASTEL VECCHIO
O Castel Vecchio foi construído para ser moradia da família Della Scala depois que eles começaram a se tornam impopulares pelos moradores de Verona. Fora dos limites da cidade, foram feitos o Castelo San Marino (nome original) e a Ponte Scaligero sobre o Rio Adige para que servisse como rota de escape caso algo lhes acontecesse.
O espaço foi sendo adaptado com o passar do tempo e chegou a servir de moradia, academia militar, espaço para julgamentos e, por fim, um incrível ponto turístico em Verona. Dividido em duas partes, a Praça das Armas e a Residência Real, o local é um dos passeios obrigatórios para os turistas.
Veja mais dicas de viagens ao redor do mundo:
+ Itália em 25 fotos: conheça os pontos turísticos imperdíveis do destino europeu
+ 15 destinos incríveis para conhecer na Itália
+ 9 lugares que vão fazer você se apaixonar pela Toscana, na Itália
Por Juliana Sartori
Atualizado em 14 Jan 2020.