A Rússia, país que vai receber a Copa do Mundo 2018, possui muitos atrativos incríveis e até então desconhecidos por grande parte dos turistas. O mais interessante é que por ser um país muito grande – na verdade, o maior do mundo –, a Rússia conta com uma infinidade de pontos turísticos e lugares maravilhosos. Dentre esses lugares destacam-se os palácios e catedrais, construções imponentes que abrigam ou já abrigaram governos, igrejas e até mesmo moradias da nobreza.
A melhor parte é que a Rússia é recheada desses lugares incríveis, que se tornaram pontos-turísticos obrigatórios para quem visita o país. Sempre pensando em deixar a sua viagem ainda mais incrível, o Guia da Semana listou 8 construções impressionantes na Rússia que merecem sua visita. Confira o roteiro em nossa galeria:
Catedral do Sangue Derramado em São Petersburgo
Se você pesquisar São Petersburgo, provavelmente a primeira imagem que vai aparecer é a da Catedral do Sangue Derramado, famosa por suas cores e formas. O nome oficial é Igreja da Ressurreição do Salvador, mas ficou conhecida como Catedral do Sangue Derramado por ter sido construída no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado – é possível ver as pedras com o sangue do imperador. Vale a visita para observar a riqueza de seus detalhes e saber um pouco mais sobre a história do país.
Kremlin em Moscou
A palavra Kremlin significa "fortaleza", isto é, refere-se a qualquer complexo fortificado encontrado nas cidades russas históricas. Esse tipo de construção foi feita nas cidades com bases militares destinadas a proteger a terra contra os invasores estrangeiros. O Kremlin de Moscou é o mais famoso, já que está localizado na capital do país e serve de sede para o governo.
Museu Hermitage em São Petersburgo
O Museu Hermitage é uma das grandes atrações de São Petersburgo, além de ser considerado um dos melhores museus do mundo! Para quem visita o local, é quase impossível conferir todas as suas obras: são mais de três milhões de obras – mas dá para ver uma grande parte do arsenal. Não é a toa que a atração tem alguns dos mais lindos ambientes palacianos de todo o mundo.
Catedral de São Basílio em Moscou
Quem vai a Moscou, não pode deixar de conhecer a Catedral de São Basílio, um verdadeiro símbolo da cidade. Diferente das tradicionais igrejas católicas, sua fachada conta com muitas cores vibrantes, que passam longe dos tradicionais templos religiosos. A Catedral pertence à Igreja Ortodoxa Russa e a sua beleza é tão exuberante que mais parece um castelo de conto de fadas.
Construída em 1555, por ordens de Ivan, o terrível, sua arquitetura foi pensada como uma chama subindo em direção ao céu – suas torres possuem tamanhos diferentes e seus domos são em forma de fogo. Localizada na Praça Vermelha, muitas vezes o edifício é confundido com o Kremlin – embora ele esteja bem em frente à Catedral.
Catedral de Santo Isaac em São Petersbugo
Um dos pontos turísticos mais marcantes de São Petersburgo é a Catedral de Santo Isaac. Ela é conhecida por ter uma enorme cúpula dourada: a quarta maior cúpula do mundo, só perdendo para a Basílica de São Pedro (Roma), Catedral de São Paulo (Londres) e Santa Maria del Fiore (Itália). Se por fora a construção chama a atenção por sua beleza, por dentro ela pode ser ainda mais impressionante!
Palácio Peterhof em São Petersburgo
Peterhof é um grande complexo de jardins e palácios, a apenas uma hora de São Petersburgo, que pertenceu a Pedro, o Grande, fundador da cidade. A construção original, de 1725, foi muito prejudicada durante a Segunda Guerra Mundial e quase tudo do que se vê hoje é fruto de um projeto de restauração. Não é a toa que o local recebe o título de palácio mais bonito da Rússia – e talvez do mundo!
Palácio de Catarina em São Petersburgo
O Palácio de Catarina fica em Tsarskoe Selo, que significa algo como “a vila do Czar”, antiga residência imperial da família Romanov. O local é um pouco mais afastado do centro de São Petersburgo, mas vale a visita para ver a riqueza de seus jardins e detalhes dentro da propriedade. Além disso, no local encontra-se o Palácio de Alexandre, que era a residência favorita do último imperador russo, Nicolau II.
Kremlin de Kazan
Provavelmente você nunca ouviu falar de Kazan, cidade que fica localizada a 800 km de Moscou, mais precisamente na região do Tartaristão. A cidade, que recentemente abriu para o turismo, possui um lugar que vale muito a pena ser visitado: o Kremlin. Assim como o de Moscou, o Kremlin de Kazan é símbolo de fortaleza e do governo local. Suas cúpulas coloridas e seus jardins são ótimos para tirar fotos.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 2 Jun 2018.