A América do Sul guarda tantos lugares impressionantes e tantas cidades diferentes que, ao falarmos dos destinos que fazem parte do subcontinente, nem parece que estamos falando da mesma região. Com vulcões, desertos, vales nevados, praias e cidades charmosas, o Chile é um dos países onde é mais comum encontrar diversidades.
Ao Norte do país, o Deserto do Atacama é um dos passeios imperdíveis para quem visita o Chile. Diferente do verão (em que as temperaturas chegam a ser altíssimas), o inverno na região varia entre de 22ºC (durante o dia) e 4° (à noite). O destino é a pedida ideal para quem gosta de paisagens surreais, já que reserva ao viajante inúmeras aventuras e experiências únicas. Localizado na região norte do Chile, o local faz fronteira com o Peru e é considerado o deserto mais alto e árido do mundo!
Seja no inverno ou no verão, o destino é uma ótima pedida para os viajantes que buscam um roteiro diferente. Impossível não se apaixonar. Quer provas? O Guia da Semana te mostra as melhores atrações! Confira na nossa galeria abaixo:
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
SAN PEDRO DO ATACAMA
Com clima de deserto, a pequena cidade de San Pedro do Atacama que dá nome ao deserto, abriga casas rústicas e características da região e também é porta de entrada para quem vai conhecer o deserto. Quem visita, confunde o local com uma cidade cenográfica: a paisagem de fundo se mistura perfeitamente com suas ruas estreitas e de terra. O local possui pousadas charmosas e no melhor estilo do Atacama: simples e rústico. Por lá é possível encontrar inúmeras agências turísticas que realizam os principais passeios da região.
VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE
Um dos passeios imperdíveis do Atacama é a visita aos Valles de La Luna e de La Muerte. A primeira impressão é que o viajante está em uma réplica de Marte: extensas faixas de areias de cores diferenciadas e um clima seco. A grande altitude faz com que os vales sejam mágicos, com suas diferentes formações rochosas, dunas e montanhas multicoloridas, é de tirar o fôlego (literalmente)!
GEYSER EL TATIO
A cerca de 98km de San Pedro de Atacama e a 4.300m de altitude, a visita ao Geyser El Tatio é um dos passeios mais bonitos da região! Indica-se chegar ao local antes do nascer do sol para poder aproveitar melhor o passeio - e experimentar a incrível sensação de ver o sol nascer por trás das rajadas de ar quente que saem da terra. Fora do campos dos gêisers, existe uma piscina de água termal ao ar livre, contrastando com o frio causado pela altitude.
SALAR DO ATACAMA
Diferente do Salar Uyuni, na Bolívia, o Salar do Atacama possui um chão irregular e rochoso - por esse motivo não se forma o clássico "espelho" no chão, mas não deixa de ser lindo mesmo assim. O local faz parte da Reserva de Los Flamencos, sendo possível avistar diferentes espécies de flamingos!
LAGUNAS ALTIPLÂNICAS
Lagunas são pequenas proporções de reservas d'água em meio ao deserto. Elas se formam por águas da chuva. No Atacama, existem duas bem famosas: Laguna Miscante e Miñiques. A paisagem é simplesmente fantástica e de encantar qualquer um - não é pra menos já que por foto parece uma pintura de tão incrível! As lagunas refletem o desenho dos inúmeros vulcões que as cercam, completando o visual.
TOUR ASTRONÔMICO
Para quem gosta de ver estrelas em um céu incrivelmente limpo, o Deserto do Atacama é o melhor lugar. Diferente das grandes cidades com poluição, por lá é possível observar as estrelas. O passeio é tão interessante que existem agências de turismo especializadas em tour astronômico, com campos de observação e uma pequena aula sobre os astros. Incrível, né?
VILAREJO TOCONAO
A caminho dos passeios e em volta de San Pedro do Atacama existem vários vilarejos pequenos e charmosos que vale a visita. Um deles é o Vilarejo de Toconao: com uma igreja pequena e charmosa, uma praça e algumas lojas, o local é uma incrível parada em meio ao deserto. Por lá, a especialidade são as plantações de frutas em pequenas quantidades que abastece as cidades vizinhas.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 28 Set 2018.