Os desertos nem sempre proporcionam aquela imagem de eternas dunas de areia e muito sol que estamos acostumados a imaginar. Na verdade, cada um possui uma característica diferente, o que os torna únicos e espetaculares.
O que define um deserto é a baixa quantidade de chuva que ele recebe – de resto, eles podem ser bem diferentes entre si e escondem algumas das mais belas maravilhas naturais.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 15 desertos incríveis para você visitar ao redor do mundo. Quando for visitar um dos países citados abaixo, não deixe de incluir estes cenários em seu roteiro:
Painted Desert | EUA
O Painted Desert, ou Deserto Pintado, em português, fica localizado dentro do Parque Nacional do Grand Canyon, no Arizona, e recebe este nome por conta de suas montanhas multicoloridas que parecem pintadas. As diferentes tonalidades surgiram por conta da grande quantidade de ferro e magnésio encontrada nessas camadas de rochas sedimentares.
Pinnacles Desert | Austrália
A Austrália possui diversos desertos, e não é difícil cair na tentação de dizer que toda a sua região central é formada por um único grande deserto. Na verdade, o país está mais para uma composição de vários desertos. O Pinnacles, localizado na Austrália Ocidental, é bem diferente de seus vizinhos, graças às bizarras formações geológicas difíceis de se explicar.
Salar de Uyuni | Bolívia
O deserto de sal da Bolívia, Salar de Uyuni, é uma incrível obra da natureza e uma das principais atrações turísticas do país. Ele é considerado o maior deserto de sal do mundo - com mais de dez mil quilômetros quadrados no sul da Bolívia.
Deserto do Atacama | América do Sul
O Chile possui incríveis paisagens, que variam desde praias até vales nevados, e mesmo assim o Deserto do Atacama é um dos roteiros mais pedidos pelos turistas que visitam o país! Não é pra menos já que ele é considerado o deserto mais árido do mundo – algumas regiões não receberam sequer uma gota de chuva desde que se mantêm registros. Ele se estende pelo Chile, Argentina, Peru e Bolívia e é muito buscado graças aos seus gêiseres, lagos de sal e, durante a noite, céus incrivelmente estrelados.
Deserto do Thar | Índia e Paquistão
Deserto do Thar, ou Grande Deserto Indiano, é um deserto arenoso que cobre o noroeste da Índia e parte do leste do Paquistão. Apesar de ser dominado em grande parte pelas clássicas dunas de areia que temos em mente quando pensamos em deserto, ele possui algumas zonas de planície e é o deserto mais populoso do mundo, além de ter uma biodiversidade impressionante, entre pássaros, lagartos, cobras e alguns mamíferos como gazelas.
Deserto do Saara | África
Um dos desertos mais famosos do mundo, mais quentes do mundo e o maior do mundo, o Deserto do Saara passa por, pelo menos, dez países - Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão e Tunísia –, e tem uma área que chega a ser maior que a do Brasil. Composto por dunas de areia, platôs de terra e vales secos, o deserto tem muitas áreas inacessíveis a turistas, mas alguns passeios são comuns, como as caravanas de camelos que levam as pessoas até a pequena aldeia de Merzouga ou a cidade de Zagora.
Deserto de Gobi | Mongólia e China
Famoso por ter sido a Rota da Seda, que conectava o Oriente à Europa, o Deserto de Gobi cobre o sul da Mongólia e o noroeste da China com belas estepes e montanhas. Apesar das temperaturas extremas, que queimam durante o dia e congelam durante a noite, ele é lar para inúmeras espécies de animais, como o raro camelo-bactriano.
Rub' al-Khali | Península Arábica
Localizado principalmente nos Emirados Árabes Unidos, mas também abrangendo partes da Arábia Saudita, de Omã e do Iêmen, o Rub' al-Khali é a maior área continua de areia do mundo, e faz parte do gigante Deserto da Arábia, que já serviu de cenário para filmes como Star Wars e Sex and the City 2. Apesar de ser conhecido como o quarto vazio, graças ao fato de que nada se desenvolve ali, suas maravilhosas dunas de areia merecem uma visita.
Deserto de Mojave | EUA
O Deserto de Mojave fica localizado na Califórnia e é a principal rota para a cidade de Las Vegas. O visual incrível abriga a maior usina solar do mundo e um cemitério de aviões. Caso esteja passando pela região, o roteiro vale a pena. Aproveite para almoçar em Calico, uma cidade-fantasma estilo faroeste no meio do deserto!
Bardenas Reales | Espanha
Cheia de planícies e campos, a Europa não é o primeiro continente que vem à cabeça de alguém quando se fala em desertos, mas a Espanha esconde alguns deles. No sul da comunidade de Navarra, ao norte do país, você pode encontrar as Bardenas Reales, uma paisagem semidesértica marcada por areia, cânions e monólitos. A boa notícia é que ele é pequeninho, se comparado aos outros desta lista, e até o menos aventureiros pode visita-lo, saindo da cidade pela manhã e voltando confortavelmente para o hotel no fim do dia.
Deserto do Namibe | Sul da África
Se estendendo ao longo de 81 mil quilômetros quadrados, o Deserto do Namibe tem incríveis dunas de areia e platôs de pedra que mudam de cor de acordo com a luz, desde amarelo e laranja a vermelho e violeta. Ele vai desde o sul da Angola até o norte da África do Sul, cortando toda a Namíbia. Por lá você não vai encontrar muitos humanos, mas se tiver sorte vai ver alguns rinocerontes ou zebras.
Deserto de Wadi Rum | Jordânia
Esse deserto em Wadi Rum, também conhecido como o Vale da Lua, é um dos principais cartões postais da Jordânia, e não é para menos. As belas formações rochosas ilhadas em meio a quilômetros e quilômetros de areia laranja conquistam qualquer um. Toda a região é um patrimônio da UNESCO e ela tem sido habitada há cerca de 12 mil anos.
Deserto de Sonora | EUA e México
O Deserto de Sonora tem 260 quilômetros quadrados que cobrem quase toda a fronteira entre os EUA e o México, passando pela Califórnia, o Arizona, a Baja California e a Baja California Sur. É o deserto mais quente da América do Norte, mas vale a pena passar calor para admirar as belas paisagens cheias de cactos e belos pores do sol que fazem parecer que você está em uma filme de faroeste.
Dasht-e Kavir | Irã
Dasht-e Kavir, também conhecido como o Grande Deserto Salgado, é um deserto de sal que vai do centro ao nordeste do Irã. Suas paisagens dramáticas formadas por extensas planícies cobertas de cristais de sal, formados por conta da ausência de chuva, são realmente impressionantes, mas esteja preparado, as temperaturas no verão passam de 50°C.
Deserto Branco | Egito
O nome do Deserto Branco, no Egito, também conhecido como Farafra, diz tudo. Suas dramáticas paisagens são formadas por enormes dunas de areia branca e maravilhosas pedras em forma de cogumelo também brancas. Lá você aprende que existem, de fato, muitos tons de branco. A área é protegida, mas você pode visita-lo em rotas específicas.
Atualizado em 3 Jun 2018.