Os desertos de sal são formações naturais tão antigas quanto se pode imaginar. Trata-se de áreas em que o solo é completamente coberto com diversos minerais, entre eles o sal. Por milhares de anos essas regiões abrigaram lagos e, diante da rápida evaporação de toda a água, restaram-se apenas sedimentos.
O resultado desse fenômeno incrível é um lugar único, onde um vista única pode ser observada. A melhor parte é que é possível encontrar desertos de sal espalhados pelo mundo todo, inclusive na América do Sul! Se você é daquelas pessoas que não perde a oportunidade de conhecer um lugar diferente, talvez esse seja o destino perfeito para suas próximas férias.
O Guia da Semana fez uma galeria com 8 desertos de sal para conhecer ao redor do mundo! Confira:
SALAR DE UYUNI, BOLÍVIA
O Salar de Uyuni, na Bolívia, é um daqueles lugares que todo mundo sonha um dia em conhecer. Considerado o maior deserto de sal do mundo, com cerca de 12 mil km de extensão, é a pedida perfeita para quem quer ter boas fotos e admirar um cenário único! Durante o verão, as chuvas costumam ser mais frequentes, o que deixa o local todo alagado, se tornando um verdadeiro espelho.
SALINAS GRANDES, ARGENTINA
O segundo maior deserto de sal do mundo também está na América do Sul, mais precisamente na Argentina. O Salinas Grandes, como é conhecido, ocupa uma área com mais de 6 mil quilômetros quadrados, formando uma paisagem espetacular. A mais de 4 mil metros acima do nível do mar, uma das curiosidades é que o local conta com uma crosta de sal com cerca de meio metro de espessura e é o resto de um lago que se secou há milhares de anos.
BONEVILLE SALT FLATS, ESTADOS UNIDOS
Próximo a Salt Lake City, em Utah, nos Estados Unidos, o Boneville Salt Flats ocupa um espaço de mais de 104 km quadrados. Ele está bem próximo ao Great Salt Lake, que é conhecido como o maior lago de água salgada do hemisfério ocidental. Todos os anos o espaço serve como pista de corrida, já que recebe a Bonneville Speedway!
DEVIL'S GOLF COURSE, ESTADOS UNIDOS
No Parque Nacional Vale da Morte, nos Estados Unidos, está um Deserto de Sal incrível e que vale a visita. Trata-se do Devil's Golf Course ou Campo de Golfe do Diabo, que recebe esse nome já que as formações salinas 'saltam' do solo, fazendo parecer que o visitante está em um imenso campo de golfe. A dica é ter bastante cuidado ao andar pelo terreno acidentado para evitar quedas e tropeços.
CHOTT EL DJERID, TUNÍSIA
O Chott el Jerid ou Chott el Djerid é o maior chott (lago salgado de volume variável) da Tunísia - o local ocupa uma área de mais de 5 mil quilômetros quadrados. Acontece que a verdadeira magia acontece durante o verão, quando a água do lago evapora, transformando o local em um verdadeiro deserto de sal! É incrível!
MAKGADIKGADI PANS, BOTSUANA
Makgadikgadi Pans é um incrível deserto de sal em Botsuana, que está ao sudeste do Okavango Delta, rodeado pelo Deserto do Kalahari. Do que restou do grande lago que existia na região, hoje Makgadikgadi consiste em duas grandes bacias de sal e uma série de outras pequenas em um deserto árido. A razão do desaparecimento do grande lago até hoje não foi explicada, a não ser pelo calor excessivo que facilitou uma grande evaporação da água.
SALAR DO ATACAMA, CHILE
Ao Norte do Chile, o Deserto do Atacama chama a atenção por conta de sua beleza e paisagens diferentes, já que trata-se do deserto mais alto e árido do mundo! Diferente do Salar Uyuni, na Bolívia, o Salar do Atacama possui um chão irregular e rochoso - por esse motivo não se forma o clássico "espelho" no chão, mas não deixa de ser lindo mesmo assim. O local faz parte da Reserva de Los Flamencos, sendo possível avistar diferentes espécies de flamingos!
NAMAK LAKE, IRÃ
Com mais de 1800 quilômetros quadrados, o Namak Lake, no Irã, é um lago de sal localizado próximo à cidade de Qom. Embora tenha resquícios de água, na maior parte do ano o local é seco com poucas partes alagadas.
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 15 Ago 2019.