Você é do grupo de pessoas que acha que, no Réveillon, Copacabana tem gente demais e é muito barulhento, mas não abre mão de uma boa comemoração de Ano-Novo? Não se preocupe, porque o mundo está cheio de opções tão incríveis quanto Copacabana, mas um tanto quanto mais sossegadas, sem festas ou multidões. Desde belas lanternas de papel que voam à meia-noite até subir ao topo de uma montanha para ver o primeiro sol do ano nascer, existem alternativas para todos os gostos.
Para te ajudar a ter ideias de um Ano-Novo diferente ou planejar sua próxima viagem, o Guia da Semana listou 10 destinos alternativos ao redor do mundo para curtir um Réveillon tranquilo. Confira:
Monte Takao, Japão
No Japão, é comum subir montanhas no Réveillon para assistir ao sol nascendo pela primeira vez no novo ano. O Monte Takao é certamente a opção mais conveniente para turistas, já que fica a apenas 50km de Tóquio, onde você pode pegar um trem até o teleférico que sobe até uma estação de onde você tem que andar por 40 minutos até o topo. À meia-noite, acontece uma cerimônia no templo budista de Yakuo-in, no caminho para o cume da montanha. Depois do nascer do sol, passe lá outra vez para fazer seus desejos para o ano-novo.
Rügen, Alemanha
Rügen é uma ilha no norte da Alemanha, acessível de carro, que tem como lema, no Réveillon, a frase celebre como um viking. Essa celebração envolve fogueiras, mercados medievais, lutas performáticas e até barcos vikings. À meia-noite, alguns locais celebram no porto, outros em faróis, e outros se sentam nas cadeiras dispostas pela praia para assistir a uma singela queima de fogos. Na manhã seguinte, é comum mergulhar no gelado Mar Báltico para trazer boa sorte.
Angkor Wat, Camboja
Já pensou em passar seu Réveillon no maior complexo de templos do mundo? A cidade de Angkor, que hoje pertence a Siem Reap, serviu de capital do Império Khmer do século 9 ao 14, guarda centenas de templos da época, e hoje é destino de locais e turistas na virada do ano, que afirmam que assistir ao primeiro sol nascendo por trás das construções de centenas de anos é uma experiência única.
Stonehaven, Escócia
Edimburgo é um dos destinos mais procurados do mundo para o Réveillon, isso porque oferece três dias de celebrações espetaculares. Mas se você procura algo um pouco mais tranquilo, a dica é visitar Stonehaven, a duas horas de trem da capital. Além de apreciar castelos e belas paisagens escocesas durante o dia, você pode assistir ao Fireballs à meia-noite. O evento acontece há mais de cem anos e consiste em uma parada na qual diversos locais fazem malabarismos com bolas de fogo para queimar as energias negativas e começar bem o Ano-Novo.
Tonga
Que tal estar entre as primeiras pessoas do mundo a celebrar o ano que começa? Bem pertinho da linha de mudança de data, Tonga é um país da Oceania composto por 177 ilhas espalhadas pelo pacífico. É o destino ideal para amantes de praias paradisíacas, vida marinha e belas paisagens com densa vegetação.
Havaí, Estados Unidos
E por que não fazer o ano velho durar um pouquinho mais? O Havaí é uma das últimas regiões habitadas do mundo a comemorar o Réveillon. O arquipélago americano tem opções de celebração para todos os gostos. Honolulu é cheia de festas e tem um belo show de fogos, já Maui é ideal para casais e famílias. De qualquer forma, começar um novo ano em uma praia havaiana não pode dar errado.
Grand Canyon, Estados Unidos
Para uma experiência de total contato com a natureza, junte-se a centenas de pessoas que escolhem passar o Réveillon no cânion mais famoso do mundo. As pessoas costumam apreciar belas paisagens no dia 31 de dezembro, admirar o sol se pondo no Grand Canyon e jantar uma última vez no ano no histórico restaurante El Tovar, para no dia seguinte começar o ano com muitas caminhadas e escaladas.
Praga, República Tcheca
Se você não abre mão de um show de fogos e uma cidade cosmopolita no Réveillon, mas quer mais tranquilidade do que encontraria em outras capitais europeias, tente Praga. Ainda que o centro da cidade costume ficar agitado, os arredores são ótimos para assistir a uma bela queima de fogos longe das multidões. No dia 1º de janeiro, a cidade ainda comemora a criação do país, o que garante ainda mais fogos.
Viena, Áustria
A capital austríaca, Viena, é famosa por seu Réveillon sofisticado e elegante. Ainda que seja possível encontrar festas agitadas na noite de Ano-Novo, a cidade é famosa por seus bailes de gala. Depois de vestir seu melhor vestido ou terno e dançar muita valsa, assista ao Concerto de Ano Novo de Viena, realizado todo 1º de janeiro pela Filarmônica de Viena.
Chiang Mai, Tailândia
A capital tailandesa e maior cidade da Tailândia, Bangkok, é famosa por suas agitadas festas de Réveillon. Para algo mais calmo, siga para a segunda maior cidade do país, Chiang Mai, onde locais e turistas se reúnem ao redor de templos budistas para, à meia-noite, soltarem suas famosas lanternas de papel, pequenos balões que sobem até desaparecer nos primeiros minutos do ano. Muitos tailandeses acreditam que a lanterna leva embora seus medos e preocupações.
Atualizado em 18 Dez 2018.