Encontrar uma boa cerveja hoje em dia não é uma tarefa muito difícil. Graças ao crescimento no número de cervejarias, microcervejarias e estabelecimentos voltados para a bebida, ficou fácil ir além das opções comerciais. Ainda assim, existem cidades que levam a cerveja muito a sério e que evitam exportar a bebida, pois ela deve ser consumida fresca. Sendo assim, beber uma ale alemã em São Paulo certamente não é o mesmo que beber uma em Monique.
Pensando nas pessoas que amam cerveja e viagem, o Guia da Semana listou 10 cidades ao redor do mundo onde a cerveja é muito mais do que somente uma bebida. Confira:
Munique | Alemanha
É impossível falar de cerveja sem falar de Munique. A capital da Baviera é sede do maior festival dedicado à bebida do mundo: o Oktoberfest (foto), que ocorre todo outubro na cidade alemã. Mas você pode experimentar deliciosas cervejas o ano todo, pois a cidade está cheia dos famosos beer halls, grandes bares especializados no fermentado que oferecem algumas das melhores cervejas alemãs. Algumas opções, inclusive, ainda seguem receitas do século 15.
Bruges | Bélgica
Ir à Bélgica e não experimentar chocolate, waffles e cerveja é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel ou a Roma e não ver o Coliseu. A cidade de Bruges, por exemplo, tem mais de 400 cervejas belgas diferentes apenas esperando para serem experimentadas. Ainda que Bruxelas não fique muito atrás no assunto, muitos concordam que Bruges é a verdadeira capital da cerveja no país - sem falar que a bela cidade cheia de canais já vale a pena por si só.
Praga | República Tcheca
A República Tcheca é o país com o maior consumo de cerveja per capita no mundo e Praga é a cidade que concentra o maior número dessas pessoas. A capital tcheca é extremamente variada e barata e certamente tem opções de cerveja para todos os gostos. As bebidas podem ser compradas em bares, mas a sugestão é explorar as mais de 20 cervejarias espalhadas pela cidade que produzem variações de ale ou lager que você certamente nunca experimentou.
Dublin | Irlanda
É muito difícil falar da capital irlandesa sem falar de bar e cerveja. Dublin é mundialmente conhecida por seus pubs, principalmente na simpática região de planta medieval conhecida como Temple Bar. A queridinha lá é a stout, mas fanáticos por cerveja concordam que Dublin é ainda melhor pela experiência de tomar uma cerveja em um dos clássicos pubs do que, de fato, pela variedade de opções.
Amsterdam | Holanda
A capital holandesa é muito famosa pela cerveja que conquistou fãs ao redor de todo o mundo, a Heineken. É lá que fica, inclusive, a famosa Heineken Experience, onde os visitantes podem assistir ao processo de produção de umas das lagers mais populares do mundo e degusta-la ao final. Mas Amsterdam vai muito além disso: a cidade guarda diversas cervejarias, tanto tradicionais quanto as mais recentes e alternativas, com opções orgânicas, veganas e para todos os gostos.
Tallinn | Estônia
A cena cervejeira na Estônia é consideravelmente pequena se comparada a alguns de seus vizinhos, mas o país tem ganhado muitas microcervejarias que estão agitando as coisas por lá. A cidade mais popular para os amantes de cerveja é a pequena Tallinn, que construiu uma cena jovem e culta no que se refere à cerveja. Entre as cervejarias mais populares está, por exemplo, a Põhjala, que, inclusive, chegou ao Brasil em 2017. A marca é especializada em bebidas mais complexas, escuras e de alto teor alcoólico – bem mais alto do que estamos acostumados a ver em cervejas comerciais por aqui - então é bom ir devagar!
Viena | Áustria
A capital austríaca é o lugar ideal para quem quer experimentar cervejas únicas. Viena pode não ser tão famosa internacionalmente quando se fala na bebida, mas isso acontece porque a cidade costuma produzir cervejas locais em baixas quantidades, de forma artesanal, sem o propósito de se internacionalizar. Mas há quem diga que lá você encontra uma das melhores da Europa e, certamente, sentar-se em um típico bar austríaco e experimentar uma cerveja local é uma experiência sem igual.
Copenhague | Dinamarca
Copenhague passou por uma incrível mudança no cenário cervejeiro nos últimos vinte anos. Desde o início dos anos 2000, a capital dinamarquesa viu aparecer diversas microcervejarias, bares e lojas de cervejas artesanais, e novas opções continuam a surgir até hoje. Justamente por ser relativamente nova nessa área, a cidade tem experimentado possibilidades inovadoras e garante ótimas cervejas artesanais diferentes de tudo o que você já provou.
Toronto | Canadá
Cervejeiros de todo o mundo concordam que Toronto tem algumas das melhores cervejas do mundo. A cidade canadense viu a bebida chegar em suas terras logo no século XVII e não tardou a começar a produzi-la por ali mesmo. Hoje, Toronto é sede de um famoso festival de cerveja, pub crawls e semanas da cerveja, além de casa de inúmeras microcervejarias e uma excelente vida noturna.
Portland | Estados Unidos
Muitos lugares nos Estados Unidos são famosos por suas cervejas. Um dos mais visados pelos amantes da bebida é Portland, em Oregon. A cidade tem mais cervejarias e estabelecimentos relacionados à cerveja por habitante do que qualquer outra cidade estadunidense. Lúpulo e cevada são plantados por ali e você pode estar certo de que sua cerveja estará fresca. O destino é ideal para os amantes de cervejas tradicionais.
Atualizado em 14 Set 2018.