O café é, hoje, uma das bebidas mais consumidas do mundo! Seja para nos dar aquela energia necessária para começar o dia, para nos aquecer naquelas tardes frias ou só para nos acompanhar durante uma boa conversa com um amigo, a bebida é perfeita para vários momentos da vida – e tem muita gente que leva seu consumo muito a sério.
Pensando em você, que aprecia tanto a bebida quanto nós, o Guia da Semana listou 10 destinos ao redor do mundo para quem ama café – cidades que você vai querer visitar hoje mesmo! Confira:
Melbourne, Austrália
A segunda maior cidade australiana leva a cultura do café a sério. Além da Feira Internacional de Café, que acontece anualmente, e de um tour turístico dedicado às lojas de café espalhadas pela cidade, Melbourne tem sua própria publicação dedicada à avaliação das bebidas, a Melbourne Coffee Review. O município é dividido em “vilas” e cada uma tem um estilo diferente de cafeterias, desde as mais hipsters até as que levam influências árabes. A dica é visitar cada uma das “vilas” e compará-las.
Seattle, EUA
Uma das cidades mais famosas dos Estados Unidos e berço da famosa rede Starbucks, Seattle é também o lugar onde a cultura de pequenas cafeterias independentes e alternativas nasceu, antes de se espalhar por todo o país. Nenhum fanático por café pode pular Seattle e todos devem percorrer a cidade experimentando diferentes opções em cada esquina. Se você é um fã de Starbucks, aproveite para conhecer a loja original, inaugurada em 1971 no Pike Place, um mercado aberto.
Havana, Cuba
A capital cubana é uma das maiores produtoras de grãos de café do mundo, e lá não há hora errada para tomar a bebida. Para os que amam café doce, o café cubano é a pedida ideal - eles costumam fazer um pequeno expresso, enchê-lo de açúcar e virar em um único gole, geralmente à tarde. Mas há diversas cafeterias em Havana que moem os grãos todas as manhãs e funcionam até o fim da noite para você experimentar diferentes variedades.
Roma, Itália
Fã de um bom cappuccino ou de um expresso? E que tal visitar o berço de ambos? O café está na alma do italiano e lá eles o consomem de todas as maneiras. Roma é a capital nacional da bebida, e você pode encontrar um estabelecimento aberto a qualquer hora, em qualquer esquina. Não é à toa que todos os cafés que você pede no Brasil têm nomes italianos. Mas lembre-se de, quando for à Roma, não pedir um cappuccino no meio da tarde – bebidas com leite são para o café da manhã, ao longo do dia beba um espresso.
Istambul, Turquia
Se você procura algo realmente diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil, a dica é visitar a famosa cidade turca. A tradição do café em Istambul data de centenas e centenas de anos e seu sabor é incomparável a qualquer um que a gente conheça. O segredo está nos famosos grãos escuros e no modo de preparação – a bebida geralmente não é coada, o que a deixa muito mais concentrada, e costuma ainda levar iguarias como canela. Por não passar pelo coador, ela deixa uma borra no fundo, que – diz-se que – pode revelar o futuro. Na cidade você encontra o café nas casas de chá – e há uma em cada esquina.
Viena, Áustria
Quando for à Viena, lembre-se de tratar o café com respeito. Na capital austríaca, a bebida não é uma simples injeção de cafeína para nos manter acordados ou algo que você bebe de qualquer jeito enquanto corre para um compromisso – é um estilo de vida. Na verdade, a UNESCO colocou a cultura do café na cidade em sua lista de patrimônios culturais imateriais. Sentar-se em uma das inúmeras confeitarias e apreciar um bom café é algo diário para os habitantes da cidade. Quando estiver por lá, entre em algum dos estabelecimentos de arquitetura fascinante e experimente o Wiener Melange, ou mistura vienense, um shot de expresso servido em um longo copo com espuma de leite.
Vancouver, Canadá
Se você é fã das iniciativas sustentáveis, Vancouver é para você. Grãos orgânicos e formas alternativas de preparo com grãs frescos são a característica da cidade – a dica é experimentar um cold brewing, o café feito com água fria ou à temperatura ambiente. A cidade está cheia de pequenas cafeterias e baristas talentosos, mas você também encontra lojas da Starbucks se der vontade.
Buenos Aires, Argentina
Outra visita necessária para qualquer amante de café é Buenos Aires. A cosmopolita capital argentina tem cafés que datam de meados do século 19, mas foi recentemente que a cultura da bebida cresceu na cidade. Novos baristas e o aumento de pequenas cafeterias que carregam o conceito de apreciar o café, e não apenas toma-lo, tem trazido novas propostas e preparado deliciosas bebidas com o grão local. Quando estiver por lá, vale a pena pedir o clássico café com leche ou o lágrima – leite espumoso e quente com algumas gotas de café.
Paris, França
Paris é uma cidade cheia de romance e talvez por isso ela seja cheia de cafeterias com mesinhas na rua e vista para a Torre Eiffel – afinal, que melhor forma de se apaixonar do que sentar-se no fim da tarde, apreciar a paisagem e as pessoas e beber um bom café. No país, a bebida costuma ser servida com chicória, uma erva que a deixa mais amarga, mas na capital você vai encontrar cardápios enormes com opções para todos os gostos – e vale a pena pedir o famoso croissant francês – que é bem diferente daquele que comemos por aqui – para acompanhar.
Addis Ababa, Etiópia
A Etiópia é tida por muitos como o berço do café e ainda hoje é um dos maiores produtores do grão no mundo. Como verdadeiro fã da bebida, você não pode deixar de visitar esse destino – a capital, Addis Abada, é o lugar onde você vai encontrar as melhores cafeterias no país. Mas o que realmente a torna especial é a cerimônia feita em sinal de amizade – faça amigos por lá e eles vão convidá-lo para passar horas torrando, moendo, preparando e, claro, bebendo um delicioso café, bem ali, onde ele nasceu.
Atualizado em 10 Dez 2019.