Quem é apaixonado (a) por vinho sabe que não existe nada melhor do que viajar para um lugar incrível e de quebra se aventurar em vinícolas e adegas. A boa notícia é que ao redor do mundo existem vários roteiros perfeitos para quem ama enocultura – o turista tem a chance de conhecer de perto o processo de fabricação de vinhos renomados mundialmente.
Ao contrário do que muitos pensam, esses roteiros não são exclusivos para quem entende de vinhos, pelo contrário, eles abrem as portas para todos os públicos, inclusive para os leigos que querem desbravar esse universo.
Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com 10 destinos ao redor do mundo que todo amante de vinho precisa conhecer! Confira:
TOSCANA, ITÁLIA
A Itália é uma região encantadora que possui diversas cidades e paisagens diferentes, característica essa que tende a agradar qualquer visitante! A região da Toscana, entretanto, é um dos destinos mais procurados do país e parte desse sucesso se dá pelas cidades medievais e rotas de vinho imperdíveis da região.
Dizem que a região do Chianti é a melhor parte da Toscana para quem quer mergulhar no mundo dos vinhos, já que é lá que está a Estrada SS222, também chamada de Via Chiantigana. Ela liga Siena à Florença, cruzando o coração da zona vinícola da região. Como destaque está a Barone Ricasoli, considerada a mais antiga da Itália – é lá que nasceu o Vinho Chianti no século 9. A propriedade está instalada em um incrível castelo medieval onde é possível conhecer seu interior e a plantação de vinho ao redor.
BORDEAUX, FRANÇA
Bordeaux é um dos destinos que faz sucesso na França, sendo uma boa pedida para fugir dos preços exorbitantes de Paris. A região também é uma das mais importantes produtoras de vinho de todo o mundo, ou seja, é um prato cheio para quem gosta de conhecer vinhedos e degustar excelentes rótulos recém-saídos do barril. Com ares medievais, o local mistura o agito de bares com incríveis museus e obras de arte.
A pequena e charmosa cidade de Saint Emillion fica a apenas 30 minutos de trem de Bourdeaux e é uma incrível opção de passeio bate e volta para quem quer degustar vinhos deliciosos e conhecer uma cidadezinha recheada de história. Andar por suas ruelas é como ser transportado para o passado: lojinhas de vinho, chatêaus e restaurantes charmosos são algumas das atrações. A cidade é conhecida por produzir os famosos Vinhos Grand Cru. Ele é conhecido por ser um dos melhores nas categorias da bebida. Por via das dúvidas, vale a pena experimentar, né?!
LA RIOJA, ESPANHA
A Espanha, país de uma cultura singular e recheado de cidades imperdíveis, é também um dos principais produtores de vinho do mundo, perdendo apenas para França e Itália. São diversas regiões dedicadas à atividade, o que faz com que o turista precise reservar alguns dias para conseguir percorrer tudo. Porém, se o tempo for curto, a dica é conhecer La Rioja.
A Região de La Rioja é a mais famosa produtora de vinhos do país e é roteiro obrigatório para os apaixonados pela enocultura. O destino fica a 145 km de Bilbao e abriga inúmeras propriedades, entre elas a Bodega Marques de Riscal, uma das mais antigas do lugar, construída em 1858. Totalmente repaginado e com uma arquitetura moderna, o espaço une o melhor dos vinhos, culinária e hotelaria em um só lugar.
CALIFÓRNIA, ESTADOS UNIDOS
Não é só de praias paradisíacas e cenários de Hollywood que vive a ensolarada Califórnia. Os amantes de vinho sabem que o estado abriga centenas de vinícolas incríveis que variam desde produções caseiras até produções de grande escala industrial. A dica é alugar um carro e partir para uma Road Trip, desbravando o melhor que a região oferece.
Napa Valley é o melhor lugar para quem quer ter contato com vinhos de qualidade. Não é à toa que o local ganha destaque absoluto quando o assunto são ‘vinícolas nos Estados Unidos’. São mais de 400 estabelecimentos de onde sai 80% dos vinhos do país – e tais números provam a grandeza e importância de Napa. Um dos destaques é a V. Sattui Vinery, incrível estabelecimento familiar que oferece degustações, piquenique e mais de 60 tipos de vinhos e espumantes!
MENDOZA, ARGENTINA
Esqueça Buenos Aires: um dos destinos mais procurados na Argentina é a charmosa cidade de Mendoza, no interior do país. É a pedida certa para quem quer fugir um pouco dos roteiros óbvios, mas sem abrir mão das atrações e paisagens bonitas. A cidade é conhecida por produzir um vinho de alta qualidade e ter vinícolas super encantadoras. Cercada pela Cordilheira dos Andes, Mendoza é muito mais do que um cenário bucólico!
O roteiro pelas Vinícolas de Mendoza é a principal atração de quem visita a cidade. Por lá, é possível percorrer cada estabelecimento e conhecer de perto a produção de vinhos do país. Em destaque está a Bodega Catena Zapata, que produz um dos vinhos mais renomados mundialmente. No local desde 1900, a propriedade oferece tours recheados de informações e curiosidades, sem contar o cenário, que é incrível.
VALLE COLCHAGUA, CHILE
Um dos países mais incríveis da América do Sul, o Chile é aquele lugar que encontramos de tudo um pouco. Seja para ver neve ou curtir o calor de um deserto, o destino certamente possui um roteiro perfeito. Cercado pelas famosas Cordilheiras dos Andes, o turista encontra por lá atividades para todos os gostos, inclusive quando o assunto é a enocultura.
A cerca de 150 km de Santiago está a região mais visitada pelos apaixonados por vinho: o Valle Colchagua. Com preços mais atrativos e uma mega infraestrutura, os turistas encontram por lá um verdadeiro paraíso da enocultura chilena. Os vinhedos se concentram no interior do vale, mas alguns escalam as montanhas, deixando a paisagem ainda mais incrível. Em destaque está a Viña Montes, pioneira em produzir rótulos de alta qualidade. Por lá, é possível degustar vinhos, almoçar e tirar belíssimas fotografias.
STELLENBOSCH, ÁFRICA DO SUL
A África do Sul também ganha destaque quando o assunto é produção de vinhos de qualidade. A 40 minutos da Cidade do Cabo está a charmosa cidadezinha de Stellenbosch, conhecida pelos seus vinhedos e o crescimento do enoturismo. Com mais de 150 propriedades dedicadas ao vinho, a região é a segunda colônia europeia mais antiga do país.
É difícil escolher apenas um lugar de destaque em Stellenbosch, já que são muitos lugares obrigatórios. Para quem quer se hospedar em uma vinícola supercharmosa, a Asara é a pedida certa. Já para quem ama vinho tinto, Rust En Verde une o melhor da culinária francesa com vinhos renomados.
RIO DOURO, PORTUGAL
Portugal é um país rico em belezas naturais e cada cantinho conta uma história diferente e peculiar. Com uma grande herança dos povos romanos e templários, suas cidades são formadas por castelos e lugares supercharmosos. A Região do Rio Douro é um dos lugares mais indicados para quem quer conhecer vinícolas incríveis e de quebra curtir um visual único: às margens de um dos rios mais famosos do país.
A aproximadamente 1 hora de Porto, a região surpreende pela quantidade de vinícolas diferentes e que possuem propostas bem bacanas para quem quer aprender mais sobre vinhos. A Quinta do Seixo oferece muito mais do que uma verdadeira aula de enocultura: presenteia o visitante com uma vista deslumbrante do Rio Douro.
VALE DOS VINHEDOS, BRASIL
Os apaixonados por vinho já possuem um destino incrível de viagem no Brasil: a 120 km de Porto Alegre, está localizado o Vale dos Vinhedos, região que recebeu os primeiros imigrantes italianos no fim do século XIX e que é considerada a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil. São inúmeras vinícolas separadas por três cidades, sendo elas Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, formando então a Rota do Vinho.
A melhor forma de aproveitar a região para conhecer todas as propriedades (e vinhedos) é alugar um carro para percorrer, sem pressa, a pequena distância entre as três cidades. A Miolo, uma das casas de vinho mais conhecidas do país, está situada na região da Serra Gaúcha, mais precisamente na cidade de Bento Gonçalves. Trata-se de um mega complexo focado da enocultura – conta com vinícola, fábrica de vinho, restaurante e hotel. O empreendimento une sofisticação com o prazer da produção de vinho.
SANTORINI, GRÉCIA
A Grécia é um dos destinos mais incríveis e charmosos quando o assunto é uma viagem romântica. Não é à toa que uma de suas ilhas se tornou o destino preferido de casais em lua de mel: estamos falando de Santorini, o charmoso vilarejo em meio ao Mar de Egeu. Acontece que nem só de praias que é formado o destino: amantes de vinho encontram por lá um verdadeiro roteiro da enocultura.
Fora dos roteiros tradicionais do vinho, Santorini tem um solo único por causa de sua origem vulcânica, tornando a produção de vinhos exclusiva, com uma uva bem popular na região: a Assyrtiko. Uma das opções de vinícolas da região é a Santo Wine, que conta com tours exclusivos pela propriedade de acordo com o gosto e perfil dos visitantes. No percurso mais simples, é possível conhecer a vinícola, degustar vinhos e admirar a bela paisagem – tudo isso em 40 minutos!
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 7 Ago 2018.