Para os viajantes de plantão, nada melhor do que planejar uma viagem incrível e se apaixonar pelo destino. Para quem gosta de acompanhar as tendências de viagem, a dica é explorar lugares onde o turista pode relaxar e imergir em meio à natureza. Isto é, destinos onde o corpo e o ambiente se conectam, indo na contramão dos destinos lotados e supercaros.
Esses lugares costumam ter tudo para deixar a viagem incrível: paisagens deslumbrantes e lugares aconchegantes. Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 5 destinos ao redor do mundo perfeitos para quem quer relaxar. Confira:
Bornholm, Dinamarca
Conhecida como Pérola do Báltico da Dinamarca, a ilha de Bornholm fica situada a leste do continente, a 35 minutos de avião da capital de Copenhague. Por lá, além da paisagem exótica e belíssima, como praias de areias brancas, penhascos imensos e um mar sem igual, encontramos o refúgio ideal para quem quer praticar yoga - estamos falando do Centro de Yoga & Retiros de Bornholm, uma propriedade vasta dedicada ao corpo, à alma e à natureza. Durante todo ano são organizadas várias imersões e workshops, podendo o visitante escolher qual o melhor roteiro. Dentre as atividades estão caminhadas em meio à floresta, ao longo da costa com paradas para meditação e yoga. Vale ressaltar que o cardápio é todo vegetariano e caseiro, servido ao lado de uma fogueira bem aconchegante.
Rishikesh, Índia
Provavelmente você já deve ter escutado que na Índia é muito comum a prática do yoga e da meditação. E não é para menos, lá existe uma cidade conhecida como a Capital do Yoga: a Rishikesh. Por lá, existem diversos ashrams, que são centros de meditação para quem quer fazer uma imersão no estilo “Comer, Rezar e Amar”. Além de conhecer melhor a cultura do país, o turista pode interagir nos centros, desempenhar tarefas, participar de aulas de meditação e yoga. A cidade ganhou destaque após receber os integrantes da banda Beatles, que ficaram em um centro de lá. Não é preciso dizer que, por as vacas serem sagradas por lá, toda a comida é vegetariana e natural.
Budapeste, Hungria
O que é melhor do que ir viajar e ainda de quebra relaxar em águas termais quentinhas? Já foi comprovado que essa prática alivia dores e mantém o corpo mais relaxado! Para quem quer ter essa experiência, a dica é ir até Budapeste, cidade que tem nas águas uma de suas principais atrações: elas são usadas para a construção de termas e spas na cidade há muitos e muitos anos. Um dos melhores lugares para ir é o Szechenyi Baths Budapest, um dos maiores complexos de spas na Europa e um dos primeiros a ser construído na cidade. O local, construído em 1913, possui águas quentinhas, que são ricas em cálcio, magnésio e sulfatos – tudo isso vindo de uma mina a 1246 metros de profundidade.
Machu Picchu, Peru
Para alguns, a melhor forma de relaxar é estar em meio à natureza realizando trilhas e totalmente desconectado da tecnologia. Por isso, nada melhor do que escolher uma das trilhas mais incríveis para fazer no mundo – estamos falando de Machu Picchu, no Peru. A Trilha Inca dura cerca de quatro dias (são 45 km) e tem como destino a cidade perdida dos Inca. Mas prepare o bolso: o passeio custa cerca de 500 dólares por pessoa.
Koh Yao, Tailândia
Para quem quer relaxar em meio à natureza em uma ilha praticamente intocada, a Ilha de Koh Yao, na Tailândia, é o lugar certo! Próximo aos pontos turísticos badalados do país, mas totalmente tranquilo e esquecido pela massa turística, o local guarda ainda resquícios de um paraíso intocado, ideal para quem quer relaxar e fugir do mundo. Por lá, encontramos o retiro de Yoga Island Yoga, que fica de frente para o mar, em uma praia calma e bela. O baixo preço e as atrações incríveis (piscinas, trilhas, meditações e workshops) fazem de lá o lugar ideal para quem quer um bom custo benefício.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 27 Dez 2017.